A aparência do caça KAAN revelada pelo primeiro protótipo em 2024 pode ficar apenas como uma lembrança. A Turkish Aerospace (TUSAŞ), sua fabricante, revelou que o segundo avião de testes apresentará revisões no projeto.
O caça de 5ª geração turco é o projeto mais ambicioso da fabricante estatal e deverá entrar em serviço no final de 2028.
Falando durante o Teknofest, o CEO da TUSAŞ, Mehmet Demiro Ilu, revelou que mais três protótipos estão em montagem, dois deles para testes em voo e um para avaliação no solo.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O segundo KAAN deverá ficar pronto no final de 2025 e contará com novas entradas de ar, como reflexo do aprendizado inicial com o avião original.

A atualização do projeto envolve reduzir a seção transversal de radar (RCS), um requerimento prioritátio em aeronaves furtivas.
A despeito de a Turkish ter divulgado dimensões menores em seu site, o KAAN não ficou menor, como se imaginava. No entanto, o caça teve sua configuração interna e pesos alterados.
Pós-combustor acionado
Segundo Demiro Illu, o primeiro protótipo do KAAN deverá realizar o terceiro voo entre agosto e outubro. A aeronave já teve o pós-combustor acionado, lembrando que ela está equipada com motores General Electric F110 – no futuro o plano é ter um propulsor nacional.

A despeito do longo tempo de desenvolvimento à frente, a TUSAŞ ambiciona não só reequipar a Força Aérea Turca, substituindo jatos dos EUA como o F-4 e o F-16, como também exportar o KAAN.
Conversas nesse sentido já foram inicidadas com vários países. Acredita-se que a Força Aérea Brasileira (FAB) esteja entre os clientes almejados.