Sem avião “invisível” PAK DA, Rússia se apoia em velhos bombardeiros Tu-22M3 e Tu-160M

UAC tem avançado com programa de modernização de aeronaves mais antigas enquanto conclui voos de testes com primeiro Tu-160M novo
O novo bombardeiro Tu-160M (UAC)

A Força Aérea da Rússia espera contar no futuro com o inédito PAK DA, um bombardeiro furtivo em formato de asa voadora que a Tupolev desenvolve há vários anos. O programa, no entanto, é mantido sob sigilo embora vez ou outra integrantes do governo deem pistas sobre o projeto.

Enquanto não há um horizonte palpável para receber o avião “invisível” aos radares, o Ministério da Defesa russo tem se dedicado a modernizar os antigos bombardeiros Tu-22M e Tu-160, concebidos ainda nos tempos da Guerra Fria.

Os dois modelos da Tupolev têm capacidade supersônica, mas precisaram ser adaptados para a nova realidade estratégica, que confere a eles um papel de vetores de mísseis hipersônicos de longa distância.

Em dezembro, a UAC, empresa que controla as principais fabricantes de aeronaves do país, anunciou ter liberado um Tu-22M3 modernizado para a chamada “Aviação de Longo Alcance das Forças Aeroespaciais Russas”.

O Tupolev Tu-22M3 modernizado que retornou à Força Aérea da Rússia (UAC)

Maior bombardeiro do mundo

A mesma UAC também compartilhou imagens de ensaios de voo do primeiro Tu-160M recém concluído. A aeronave é uma versão aprimoarada do “Blackjack”, maior bombardeiro estratégico já construído.

O enorme avião de asas de enflechamento variável teve vários sistemas atualizados além de motores mais eficiente a fim de oferecer um desempenho otimizado. O novo Tu-160M deverá ser entregue em breve já que a UAC afirma que o programa de testes de fábrica está completo.

Além dele, outro Tu-160M antigo, passou pelo programa de atualização e foi entregue à divisão de testes de voo na fábrica de Kazan.

De acordo com o World Air Forces 2023, produzido pela Flight Global, a Força Aérea da Rússia teria 15 bombardeiros Tu-160 e 59 Tu-22M em serviço.

PAK DA: primeiro bombardeiro stealth russo estaria sendo fabricado, mas não há uma previsão confiável de entrada em serviço

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  1. Engraçado: chamam o velho B 52 de antigo. Mas o TU de velho. O que o condicionamento mental, antes chamado de lavagem cerebral, não faz…

  2. Velhos?
    O Tu 160 entrou em serviço 30 anos depois do B 52…rs
    Não há avião velho, há avião que pode ser substituído por não fazer a diferença.
    Por isso a gente vê no museu aviões como o B 58 , F 111 , logo teremos o B 1 e quem sabe até mesmo o B 2 enquanto o B 52 estará voando por umas décadas ainda.

  3. As engraçado e ver as pessoas se contorcendo com uma esse bondadeiro que conseque voar a uma altura que nenhum míssel conseque alcançar e mas possui um sistema de radar na traseira da aeronave capaz de detectar caças furtivos e com mísseis balísticos.

  4. ESSES BOMBEIROS RUSSOS SÃO TODOS MODIFICADOS MUITOS MELHORES QUE DOS ESTADOS UNIDOS NEM SE COMPARA.

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