Stratolaunch revela primeiros voos hipersônicos com o veículo Talon-A

Empresa dos EUA utiliza o enorme jato de seis motores Roc para lançar aeronaves não tripuladas de grande altitude

Veículo hipersônico Talon-A2
Veículo hipersônico Talon-A2 (Stratolaunch)

A Stratolaunch, empresa dos EUA especializada em sistemas de lançamento aéreo, confirmou a realização bem-sucedida de dois voos hipersônicos com o veículo reutilizável Talon-A2 (TA-2), realizados em dezembro e março.

As missões superaram a velocidade de Mach 5, algo não visto  nos EUA desde a era do lendário X-15, encerrada em 1968.

Em ambos os voos, o veículo foi lançado sobre o Oceano Pacífico pela gigantesca aeronave Roc, considerada a maior do mundo em atividade, com envergadura de 117 metros e equipada com seis motores originalmente projetados para o Boeing 747.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O Talon-A é um avião não tripulado movido a foguete e projetado para ser reutilizável. Ele pousa de forma autônoma na Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, após realizar seus voos supersônicos.

O avião hipersônico Talon pousa de forma autônoma (Stratolaunch)

Segundo Zachary Krevor, CEO da Stratolaunch, os dados coletados nos voos confirmam a robustez do projeto: “Estamos firmemente no caminho para tornar o serviço de testes hipersônicos uma realidade.”

Os voos integram o programa MACH-TB (Multi-Service Advanced Capability Hypersonic Test Bed), uma iniciativa do Test Resource Management Center (TRMC) em parceria com a empresa Leidos.

O objetivo é acelerar o desenvolvimento de tecnologias hipersônicas nos EUA, utilizando veículos reutilizáveis como banco de testes para reduzir tempo e custos.

Boeing 747 “Spirit of Mojave

Fontes do Pentágono afirmam que os resultados dos testes com o Talon-A devem permitir que os intervalos entre missões hipersônicas sejam reduzidos “de meses para semanas”.

O enorme Roc, avião com seis motores, levando o Talon na asa central (Stratolaunch)

A Stratolaunch já completou quatro voos com veículos Talon-A, sendo dois sub-hipersônicos com o TA-1, variante não reutilizável, e dois hipersônicos com o TA-2. Um terceiro veículo reutilizável, o Talon-A3, está em produção.

O programa conta com financiamento de investidores privados e com contratos de pesquisa do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL). Cada Talon-A é impulsionado por um motor Hadley, desenvolvido pela empresa Ursa Major, do Colorado.

Além do Roc, a Stratolaunch está trabalhando no desenvolvimento de uma segunda aeronave de lançamento, o *Spirit of Mojave*, baseado em um Boeing 747-400 modificado e que voou com a falida Virgin Orbit.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *