Stratolaunch revela primeiros voos hipersônicos com o veículo Talon-A
Empresa dos EUA utiliza o enorme jato de seis motores Roc para lançar aeronaves não tripuladas de grande altitude

A Stratolaunch, empresa dos EUA especializada em sistemas de lançamento aéreo, confirmou a realização bem-sucedida de dois voos hipersônicos com o veículo reutilizável Talon-A2 (TA-2), realizados em dezembro e março.
As missões superaram a velocidade de Mach 5, algo não visto nos EUA desde a era do lendário X-15, encerrada em 1968.
Em ambos os voos, o veículo foi lançado sobre o Oceano Pacífico pela gigantesca aeronave Roc, considerada a maior do mundo em atividade, com envergadura de 117 metros e equipada com seis motores originalmente projetados para o Boeing 747.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Talon-A é um avião não tripulado movido a foguete e projetado para ser reutilizável. Ele pousa de forma autônoma na Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, após realizar seus voos supersônicos.

Segundo Zachary Krevor, CEO da Stratolaunch, os dados coletados nos voos confirmam a robustez do projeto: “Estamos firmemente no caminho para tornar o serviço de testes hipersônicos uma realidade.”
Os voos integram o programa MACH-TB (Multi-Service Advanced Capability Hypersonic Test Bed), uma iniciativa do Test Resource Management Center (TRMC) em parceria com a empresa Leidos.
O objetivo é acelerar o desenvolvimento de tecnologias hipersônicas nos EUA, utilizando veículos reutilizáveis como banco de testes para reduzir tempo e custos.
Boeing 747 “Spirit of Mojave
Fontes do Pentágono afirmam que os resultados dos testes com o Talon-A devem permitir que os intervalos entre missões hipersônicas sejam reduzidos “de meses para semanas”.

A Stratolaunch já completou quatro voos com veículos Talon-A, sendo dois sub-hipersônicos com o TA-1, variante não reutilizável, e dois hipersônicos com o TA-2. Um terceiro veículo reutilizável, o Talon-A3, está em produção.
O programa conta com financiamento de investidores privados e com contratos de pesquisa do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL). Cada Talon-A é impulsionado por um motor Hadley, desenvolvido pela empresa Ursa Major, do Colorado.
Além do Roc, a Stratolaunch está trabalhando no desenvolvimento de uma segunda aeronave de lançamento, o *Spirit of Mojave*, baseado em um Boeing 747-400 modificado e que voou com a falida Virgin Orbit.