Supercaça russo rejeitado pelo Brasil está quase pronto

Testes com o Sukhoi T-50 PAK FA estão “praticamente concluídos”, afirma ministro de defesa da Rússia
Invisível, super armado, muito rápido e extremamente manobrável. Esse é o novo caça da Rússia (Sukhoi)
Invisível, super armado, muito rápido e extremamente manobrável. Esse é o novo caça da Rússia (Sukhoi)
Invisível, super armado, muito rápido e extremamente manobrável. Esse é o novo caça da Rússia (Sukhoi)
Invisível, super armado, rápido e extremamente manobrável. Esse será o novo caça da Rússia (Sukhoi)

O projeto do novo avião de combate da Rússia, o supercaça Sukhoi T-50 PAK FA, está quase concluído. “Neste momento, várias aeronaves estão voando para testar o conjunto de aviônicos (equipamentos de voo). Os testes das suas características de voo praticamente foram concluídos”, afirmou Yuri Borisov, ministro adjunto de defesa, ao canal de televisão Russsia 24. As primeiras entregas à Força Aérea da Rússia estão programadas para 2017.

Considerado o avião mais avançado já desenvolvido na Rússia, o PAK FA (acrônimo em russo para “Futuro Caça Tático”) está sendo projetado para ter performance excepcional e ser capaz de carregar armas de última geração. Além disso, também será uma aeronave stealth (invisível aos radares) e com uma capacidade de manobra soberba, como já pode ser conferido em apresentações dos primeiros protótipos em show aéreos na Rússia.

A nova aeronave da Sukhoi ainda será equipada com um radar multifuncional de varredura eletrônica capaz de encontrar aviões inimigos voando a mais de 300 km de distância. Já os armamentos do caça, como mísseis guiados por calor e radar (até seis artefatos), serão armazenados em depósitos internos da aeronave para preservar sua “invisibilidade”.

Informações preliminares da fabricante russa dão conta de que o T-50 poderá voar a mais de 2.400 km/h a 20 mil metros de altitude e terá um alcance aproximado de 3.500 km ou 5.500 km com um reabastecimento aéreo. Se comprovada a eficiência de seus armamentos e equipamentos de voo, este poderá se tornar um dos aviões militares mais letais do mundo.

A força aérea russa espera receber 55 caças da nova geração até 2020, informou o ministro russo.

Brasil não quis

Em 2008, o Brasil foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do Sukhoi PAK FA e o tema chegou a ser cogitado pelo governo, que já buscava uma nova aeronave de alta performance para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB). No entanto, o acordo acabou desconsiderado no ano seguinte a favor do Dassault Rafale, após uma negociação secreta com a França e que mais adiante também seria cancelada.

A Rússia ainda tentou inserir o Brasil no projeto em mais uma oportunidade, que foi novamente rejeitada. Na época, a Sukhoi planejava participar do programa FX-2, no qual foram pré-selecionados o Boeing F/A-18, Rafale e o Saab Gripen NG, que foi o escolhido. Nessa ocasião, a fabricante russa ofereceu o caça Su-35 e a chance de participar no desenvolvimento do PAK FA, que está praticamente finalizado.

Veja mais: Aviões diferentes que não vingaram

Total
0
Shares
31 comments
  1. CAÇA FANTÁSTICO MÁS VAMOS PARAR DE LAMENTAÇÕES, OS RUSSOS SÃO OS PIORES NEGOCIADORES EM QUESTÃO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, ESSE É O PONTO FUNDAMENTAL DO FX2, GOSTARIA NA FAB QUALQUER SUKOY DO 27 EM DIANTE OU DO MIG DO 29 ACIMA, MÁS EM CONDIÇÕES QUE EU POSSA MODERNIZA-LOS E EVOLUIR, NÃO BASTA SÓ TER LINDAS CÉLULAS, E O CÓDIGO DE ARMAMENTOS, AVIÔNICOS ETC. EU TAMBÉM ATUEI NA AVIAÇÃO POR 20 ANOS, SEI O QUE ESTOU FALANDO.

  2. Para o Brasil não compensava, o caça já estava praticamente pronto e a transferência de tecnologia ia ser limitada, sem contar que sustentar 2 motores para o Brasil não compensa.

  3. A engenharia russa mostrando novamente do que é capaz. Mesmo com pouco recurso, os caras criam máquinas como essa. Parabéns.

  4. Os aviões militares fabricados na Rússia se comparam aos mais avançados, mas o problema é a assistência técnica e peças de reposição. A Venezuela, na sua sanha socialista, equipou sua força aérea com as máquinas mais modernas da época, mas os aviões estão sendo atualmente canibalizados por falta de peças. Resultado: mais da metade de toda a frota não tem condições de sair do chão. Passou da melhor aviação da América Latina para uma das piores, sem qualquer condição de combate.

  5. Acredito que os Sukhoi sao tao bons quanto os caças americanos, contudo, a Russia assim como os EUA apresentam vários problemas de reposição de peças, não colocam a melhor avionica nos produtos vendidos para outros paises, o congresso vota impedimentos de venda toda hora (primeiro votam pra liberar, ai quando precisa de manutencao eles vetam…), o pais que compra caça americano e russo fica a merce destes paises!, o brasil jamais poderia atacar um aviao de um pais “amigo” mesmo que esse entre no nosso espaco aereo e receba avisos para pousar e/ou retornar…, o Rafale era mais “potente” que o Gripen, mas o Gripen ganha de goleada no custo de manutenção…e o Gripen foi projetado pra proteger o territorio por zona, quanto mais cacas Gripen tiver, melhor o trabalho de repelir ameacas…isso pode parecer obvio, mas nao funciona da mesma forma com o Rafale e com o f18…

  6. Apesar da Perestroica, a Rússia não é um país com vivência democrática e basta ver que Putin fica em rodízio com o atual Premie e a economia deve ser dominada por grandes mafiosos, portanto, quaisquer negociações com aquele país é muito arriscada. Os russos ainda vão levar muito tempo para se tornarem confiáveis. Como o Brasil não vislumbra inimigos iminentes, poderiam buscar outras opções como a Mitsubishi com seus caças stealth supersônicos ou os da Korean Airspace Industry para uma parceria com a Embraer.

  7. O problema maior, a meu ver, caso o brasil comprasse caças originários dos “antigos comunistas” haveria, ao longo do contrato, entraves políticos americanos e os caças se tornariam um monte de metal enferrujando nos hangares tais e quais os atuais 24 caças venezuelanos comprados pelo chaves…

  8. EU NÃO SOU ESPECIALISTA, EU NÃO SOU EX FUNCIONÁRIO DE EMPRESAS AÉREAS OU DO SETOR, MAS UMA COISA EU SEI, VEJO UM MONTE DE COMENTÁRIOS QUE O BRASIL NÃO DEVERIA MESMO TER COMPRADO DOS RUSSOS PORQUE ELES NÃO SÃO CONFIÁVEIS, PORQUE O PUTIN FÁS RODIZIO NO PODER E PRINCIPALMENTE QUE NÃO IRIAM TRANSFERIR TECNOLOGIA DE AVIÕES E ARMAMENTOS, MAS PELO QUE SEI PARTE DESTE CAÇA QUE O BRASIL COMPROU É DA USA E PELA QUE SEI ELES NÃO PERMITEM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ALGUMA 0% O CONGRESSO NÃO PERMITE, GOSTARIA QUE ALGUEM ME EXPLICACE ISSO

  9. PRA MIM ESSA ESCOLHA SE DEU POR UM ÚNICO CRITÉRIO $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ NO BOLDO DA QUADRILHA DO PLANALTO !

  10. OLHA DÊS DE JÁ PARABENIZO OS RESPONSÁVEIS POR ESSE SITE QUE REALMENTE É MUITO LEGAL, LEVINHO CARREGA DE FORMA RÁPIDA SEM TRAVAMENTOS E MESMO EU QUE NÃO SOU PROFUNDO CONHECEDOR GOSTO DAS MATÉRIAS QUE SÃO VARIADAS, MILITARES OU CIVIL, MUITO BACANAS COM CURIOSIDADES E LANÇAMENTOS MUITO BOM, MERECEM BONS PATROCINADORES PARA MANTER ESSE SITE CADA VÊS MELHOR !

  11. ADRIANO, transferência de tecnologia? Basta olhar o trem bala chinês que é cópia do modelo japonês. Sim, os japoneses investiram na China as tiveram que transferir tecnologia e veja o que aconteceu. Os chineses ganham contratos para construir trem bala pelo mundo afora e os japonêses ficam a ver navios…

  12. O designer e diferente que todos os caças existentes de 5 geração a tecnologia de unir a tecnologia stealth com capacidade de manobra e capacidade de combate e incrível caças existentes não existem isso e uma grande aeronave o brasil e burro por não participar do projeto sendo que foi convidado antes de ele ser fabricado a Rússia e um nova Rússia com a mafia fraca economia se modificando democrítica seria uma participação mesmo que os russos não transferirem o esperado de tecnologia

  13. Grande aeronave, umas das melhores do mundo, porem ainda nao esta em fase de producao, apenas algumas unidades,,
    O brasil optou pelo gripen, tambem boa escolha, mas
    prefiro cacas russos ,sao mais misteriosos…

  14. essa turbina usada no PAK t 50 eh muito conhecida e poderosa,, tambem usada no SU 35 e alguns outros avioes de guerra russos..

  15. Apenas para pontuar:

    1 – Não é um “supercaça”: não passa de um Su-35 “tunado” com cobertura SUPOSTAMENTE discreta;

    2 – Está MUITO longe de ser concluído: nem os motores (lembrando que o caça é construído AO REDOR dos motores, e não o contrário) são os definitivos. Na verdade não passa de um protótipo, apesar de toda a propaganda russa;

    3 – Não será um avião “stealth” como os americanos que conhecemos (F-117, B-2, F-22 e F-35): os russos não detém tal tecnologia a nível VLO (“very low observable”), e muito provavelmente o Su-50 terá seção cruzada de radar pouco menor que a de um Eurocanard (Rafale, Gripen, Eurofighter) desarmado;

    4 – Não será capaz de encontrar aeronaves “inimigas” a 300km de distância, ao menos que estas tenham RCS de um Boeing-747. Talvez um C-5 Galaxy…;

    5 – Esta aeronave JAMAIS foi sequer cogitada pelo Brasil/Força Aérea Brasileira. Não participou do Programa FX2. Nem o próprio governo russo levou a sério as investidas (leia-se “lobby”) da Rosoboronexport.

    Saudações.

  16. quem acha que este avião Russo é rápido!!! é orque ainda não viu um F22 RAPTOR em ação como eu,o resto é balela.

  17. Cuidado Vader “O Império Contra-Ataca”, se os russos descobrirem que você sabe de todo o programa militar deles, a KGB vai dar um sumiço em você. E que a FORÇA esteja do seu lado.

  18. O caça é Ótimo,Brasil poderia estar recebendo este super caça já em 2017/2018 e não como o gripen que o primeiro sera entrega só em 2019. Em relação a manutenção os próprios russos estão a montar no Brasil assistência técnica para os helicópteros comprados pelo Brasil e projetando construir uma fabrica de helicópteros em nosso pais. A industria de armamentos de exportação russa é inteiramente confiável se não fosse assim eles não seriam o segundo maior exportador de armas do mundo detendo 27 % do comercio mundial, podendo em 2016 passar os americanos que detém 31 % deste comercio.

  19. O Brasil fez ótimo negócio nao entrar no projeto do T50 pois iria acontecer o mesmo que a Venezuela tem dezenas de Sukhoi 35 mas eles nao podem decolar por falta de peças, a Russia nao cumpre contratos e acordos belicos de transferencia de tecnologia e nao forneça peças de manutençao portantos em poucos meses os avioes viram peças de museu, confiar no Putin é o mesmo que acreditar que o Maluf e o Lula são honestos.
    Com relação ao desempenho do T50 tudo é especulação ate agora não existem dados oficiais ainda principalmente na caracteristica stealth total ou não, mas é bem possivel ser verdade pois usaram, junto com a China, engenharia reversa do F 117 q foi abatido na guerra da Bosnia

  20. com o conhecimento dos atuais ministros de aviação do Brasil, por serem da esquerda são também zero a esquerda, temos que ver o seguinte para a FAB, orçamento curto, como dar manutenção a este tipo de equipamento com duas turbina, também os russos não tem reposição de peças para as aeronaves exportada, como acontece com a India, a sua decolagem são igual a dois jato de mono turbina, hoje usada e a qual adquirida da Saab Gripen NG, um outro ponto contra a compra dos jatos russo, seriam não pilotado pelos brasileiros mas sim por russo, como acontece hoje na Venezuela, este é o contrato obrigatório, pois consideram outros pilotos ineficientes com o tipo de equipamentos.

  21. Caros Sr’s. boa noite! Pensei em citá-los individualmente da forma mais cordial possível meus sinceros respeitos à todos, quanto às opiniões todos nós temos as nossas, coincidentes ou até divergentes, de qualquer forma parabenizo a todos, e de forma eclética concordo com os vários argumentos posto que são razoáveis, plausíveis e no menos não absurdos.

    Quanto aos nossos caças, blindados ou navios, acredito que devamos desenvolvê-los aqui, com nossa realidade, por nossos esforços e com tecnologia própria, exemplificando, há várias formas de se produzir sabão (liquido, gel, bloco sólido, granulado, “etc”.). Sob esta visão, por que temos que exigir de um brasileiro, simplório que conheça e verse sobre valsas e polkas, quando é pós-doutor em samba, frevo, forro, fandango (não tenho certeza deste último estilo de dança folclórica), etc.

    Porque imaginamos que um caça brasileiro tenha que ser UM F-?, SU-?, MIG-?, GRIPEN-?, DASSAULT-?. TEMOS HISTÓRICO QUE NENHUM DELES FOI UM PARAÍSO, A DASSAULT DEIXOU DE RECUPERAR (MESMO QUE TENHAMOS PAGO PELA MANUTENÇÃO/REVISÃO), OU TODOS ELES SERIAM, ISTO SIM, É FRUTO DE UMA IMAGINAÇÃO FÉRTIL, ESTE PAIS CUMPRIRÁ, AQUELE NÃO, ESTADO É ESTADO SEJA ELE QUAL FOR.

    PERGUNTO: PORQUE A RÚSSIA NÃO ATACA DIRETAMENTE USA, OU USA NÃO O FAZ? RESPOSTA SIMPLES. – SE UM DELES FOR ATACADO PELO OUTRO, NÃO PRECISARÁ RESPONDER A OFENSA, BASTA QUE RETIRE SUAS OGIVAS DOS MISSEIS NOS CILOS, E DOS PORÕES DE CARGA DOS BOMBARDEIROS, COLOQUE NO CHÃO (PRÓPRIO SOLO NACIONAL) E DETONE TODAS. É SUICÍDIO, SIM, MAS EM MAIS OU MENOS TRINTA DIAS NÃO HAVERÁ SER HUMANO VIVO NO PLANETA, E ESQUEÇAM ESSA “ESTÓRIA” DE ABRIGO SUBTERRÂNEO, NÃO FUNCIONARÁ A RAÇA HUMANA PRECISA HUMILHAR SEU SEMELHANTE PARA SENTIR-SE VIVO. ISTO É VERDADE, LAMENTO.

    RETORNANDO AO TEMA ACRESCIDO DA EXCELENTE DOSE DE HUMOR E SERIEDADE DAS OPINIÕES, ACREDITO QUE, PELO POUCO QUE SEI, CADA MODELO DISCUTIDO TEM SUAS ESPECIFICIDADES DE ATUAÇÃO, VANTAGENS E DESVANTAGENS, CONSIDERANDO AS DIMENSÕES DO PAÍS (“BRAZIL”), CLIMAS DIVERSOS E RELEVO DAS REGIÕES, ALÉM DE COMPROMISSOS INTERNACIONAIS, AOS QUAIS DEVEMOS RESPEITAR OU SOFRER SANÇÕES. POR FIM, ACREDITO QUE JÁ TEMOS AS MELHORES ARMAS PARA FINS PACÍFICOS, SENÃO VEJAMOS:

    IMAGINEM O BISMARK DA WWII CHEGANDO NO LITORAL BRASILEIRO, DESEMBARCANDO UM MONTE DE CHUCRUTE “DAS H – SS” . ENCONTRAM DE IMEDIATO UM MAR DE AGUAS MORNAS, LINDAS PRAIAS ENSOLARADAS OU GELADAS COMO ÀS DE LÁ (EUROPA) E DAS QUAIS ESTÃO ACOSTUMADOS. DEPOIS ADENTRAM NO CONTINENTE E DESFRUTAM DAS “PRAIAS PANTANEIRAS”, MATAS DE VERDADE, NÃO AQUELA PORCARIA DE “BOSQUE DE VIENA” QUE PARECE UM PARQUEZINHO DE ESCOLA DE SUBURBIO, TUDO ISTO ACOMPANHADO DE BELAS MULHERES COM PLENA VOCAÇÃO PARA CAMA E UMA BOA CACHAÇA (CANA-DE-CABEÇA), VINHOS E CERVEJAS, ALÉM DE COMIDA DE BOA QUALIDADE (SABOR), NÃO AQUELA PORCARIA QUE OU ESTÁ AZEDA OU FOI FERMENTADA COM GLUTEM DE TRIGO OU OUTRA PORCARIA.

    ALGUÉM DENTRE “VOISES” IRIA ATIRAR COM SEU FUZIL CONTRA UMA POPULAÇÃO DESARMADA, OU IRIA CAIR NA FARRA /”ESBORNIASKAYA”?

    SÉRIO: ESPERO QUE, UM DIA, NOSSOS GOVERNANTES INVISTAM SERIAMENTE NESTE PAÍS, NÃO EM SUA CONTAS NO EXTERIOR, CONTRATEM POR INTERESSE NACIONAL E NÃO PESSOAL. TALVEZ ASSIM VENHAMOS A SER O PAIS IMAGINAMOS SER. BELO, FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO. GENEROSO E PACÍFICO, GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, UMA TERRA ADORADA.

    DESCULPEM-ME PELA DEMORA, MAS SÓ HOJE CHEGUEI NESTA PÁG.
    SEM MAIS, EFUSIVAS SAUDAÇÕES.
    ALEXANDRE FALCÃO

  22. O Brasil já comprou armamentos russos caros e vislumbra mais compras de armamento russo. Mas tem que ter transferência de tecnologia e apoio logístico. Quem se lembra do carro russo Lada . Não tinha peças para reposição e nem logística . O carro segundo os que compraram eram duros para dirigir , não tinham direção hidráulica . A Rússia não comprou nem um avião Super Tucano para treinamento . O Brasil comprou helicópteros , iglas , aviões …… Cade a contra proposta russa ?

Comments are closed.

Previous Post
O HondaJet pode viajar com até sete ocupantes (Honda)

HondaJet é certificado nos EUA

Next Post
O símbolo de radiação na cauda indica a perigosa carga do Convair NB-36H (USAF)

Os ousados e perigosos aviões nucleares

Related Posts
Total
0
Share