Taiwan aposenta últimos caças Northrop F-5 Tiger II

Força Aérea da República da China chegou a ter mais de 300 jatos em diversas versões, inclusive reconhecimento desde a década de 60

Versão de reconhecimento RF-5E
Versão de reconhecimento RF-5E (玄史生)

A Força Aérea da República da China (ROCAF) realizou uma cerimônia de despedida de seus últimos jatos Northrop F-5 Tiger II em 4 de julho na Base Aérea de Hualien.

A aeronave, que já foi a base da ROCAF, ainda era mantida apenas em algumas variantes, incluindo o RF-5E, de reconhecimento.

Para marcar o momento, a força aérea realizou uma surtida com cinco aeronaves sobre a base aérea em Taiwan.

Os primeiros F-5 foram entregues ao país na década de 60 e também foram produzidos localmente em grandes quantidades.

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Caças F-5E de Taiwan (Komatsu1122)

Mais de 300 caças chegaram a voar na ROCAF, mas restavam menos de 60 deles na ativa.

A Força Aérea de Taiwan passou a substituí-los pelo jato de treinamento avançado AIDC T-5 e, mais tarde, pelo caça F-CK-1C, ambos desenvolvidos em Taiwan.

A ROCAF opera ainda caças F-16 e Mirage 2000-5 e que têm a dura missão de defender o país contra as ameaças chinesas.

Northrop F-5 da FAB diante do hangar do Zepellin na BASC (Reprodução)

F-5 eterno

Desenvolvido com base no treinador supersônico T-38 Talon, o F-5 se tornou um dos mais célebres caças leves do mundo, sendo exportado para vários países, incluindo o Brasil.

Os primeiros F-5 chegaram ao país há exatos 50 anos e desde então 75 jatos foram recebidos, entre unidades novas e de segunda mão.

Os caças da Northrop foram modernizados e até hoje cumprem um papel importante na defesa aérea do Brasil, mesmo com a chegada do Saab Gripen E/F.

A FAB, no entanto, deve aposentar os últimos Tiger II até 2029.