Tango 01: Argentina compra outro Boeing 757 para viagens presidenciais

Argentina confirma compra de um novo Boeing 757 “Tango” de transporte presidencial
"Tango 1", um Boeing 757, é o avião presidencial da Argentina (Creative Common)
“Tango 1”, um Boeing 757, é o avião presidencial da Argentina (Creative Common)

O governo argentino concluiu na última quinta-feira (13) a compra de um Boeing 757-200 com cabine VVIP para ser empregado como avião presidencial do país. A aeronave com acomodações para 39 passageiros, com direito a uma suíte principal e outros dois quartos, foi adquirida da C&L Aerospace, empresa dos EUA especialista no gerenciamento de aviões privados.

Como parte do acordo, a C&L comprou o antigo 757 presidencial argentino, que está estacionado em um depósito em Buenos Aires. Na Argentina, o avião que transporta o mandatário do país é chamado pelo código de rádio “Tango 01”.

O valor da transação não foi divulgado. No entanto, sabe-se que no ano passado Buenos Aires aprovou a liberação de uma verba de US$ 25 milhões para a compra de um novo avião presidencial.

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“Ficamos felizes em ajudar um de nossos principais clientes a adquirir este ativo crítico para seu governo”, disse Martin Cooper, vice-presidente sênior de vendas da C&L Aerospace. “A natureza do nosso negócio e a ênfase que colocamos nos relacionamentos que temos com nossos clientes se prestam bem para ajudar a resolver seus problemas complexos e necessidades de suporte.”

A compra de outro Boeing 757 executivo acontece após idas e vindas sobre o destino o Tango 01. Em 2020, o presidente argentino Alberto Fernández havia determinado que o avião presidencial do país fosse recuperado. O projeto projeto era orçado em cerca de US$ 12 milhões e que seria feito pela FADEA, fabricante de aeronaves da Argentina. Esse plano, porém, acabou descartado.

Desde 2015, o 757 presidencial está encostado na Base Aérea de El Palomar, em Buenos Aires, mas recebendo cuidados mínimos. A aeronave teria apenas 14.000 horas de voo, mas exigiria uma reforma profunda além de atualização tecnológica de comunicação.

Sem uma aeronave VIP, os presidentes argentinos mais recentes têm fretado aeronaves da Aerolíneas Argentinas, companhia aérea controlado pelo próprio governo.

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