Total Linhas Aéreas relança planos de operar voos regulares de passageiros

Companhia aérea sediada em Minas Gerais fez apresentação em Brasília em que mostrou nova identidade visual e aeronaves ATR e ERJ 145 para sua futura frota
Boeing 737-400 cargueiro da Total Linhas Aéreas (Alexandro Dias)
Boeing 737-400 cargueiro da Total Linhas Aéreas (Alexandro Dias)

Companhia que existe há 35 anos, a Total Linhas Aéreas planeja voltar a oferecer voos regulares de passageiros. A empresa aérea fez uma apresentação para convidados em Brasília (DF) na quarta-feira, 20, em que mostrou seus futuros planos.

Realizada pelo CEO da empresa, Paulo Almada, a apresentação revelou que a Total terá a capital federal como hub principal, mas com voos ponto a ponto por todas as regiões do Brasil.

As aeronaves escolhidas para oferecer o serviço são o turboélice ATR 42 e o jato Embraer ERJ 145.

A aeronave brasileira será responsável pela maior parte dos voos a partir de Brasília enquanto o turboélice aparece em ligações de curta distância. Ambos os modelos podem transportar de 40 a 50 passageiros apenas.

O senador Alan Rick (Acre) divulgou o encontro em seu perfil no Instagram (Reprodução)

Além dos planos, a Total também revelou uma nova identifidade visual, com uma arara estilizada na cauda e cenas brasileiras impressas na fuselagem.

A empresa aérea não divulgou um comunicado para a imprensa, mas relatos do Senador Alan Rick, do Acre, em sua conta no Instagram, afirmam que a Total planeja lançar seus voos ainda no primeiro trimestre de 2024.

Ainda segundo ele, a Total planeja na sua primeira fase contar com voos nacionais, sugerindo que a proposta da companhia aérea seria mais ambiciosa, com rotas no exterior.

ERJ 145 da Passaredo: jato regional da Embraer foi usado no passado no Brasil (Renato Spilimbergo Carvalho/CC)

Voos de passageiros e carga

A Total iniciou sua carreira como táxi aéreo até 1996, quando obteve autorização do então DAC (Departamento de Aviação Civil, ligado à Aeronáutica) para realizar voos regulares de passageiros e carga.

A empresa chegou a ter uma frota considerável de turboélices ATR 42 e ATR 72 além de jatos cargueiros Boeing 727.

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Em 2008, no entanto, passou a realizar apenas fretamentos, tendo atualmente dois aviões em sua frota, um ATR 42 e um Boeing 737-400 cargueiro.

O jato ERJ 145 foi operado no Brasil por companhias aéreas como a extinta Rio-Sul e a Passaredo no passado.

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