‘Trânsito’ em estrada da Finlândia inclui até caças F-35 e Eurofighter Typhoon

Como parte do Exercício Baana, jatos de combate realizaram decolagens e pousos a partir de um trecho de rodovia na região de Tervo
Caça F-35 decola de estrada na Finlândia (RAF)

Se você reclama dos congestionamentos em seu caminho ao trabalho, melhor pensar duas vezes. Na cidade de Tervo, na Finlândia, os moradores às vezes têm que dividir uma estrada com jatos de combate…

Bom, na prática a rodovia é fechada para veículos e isso não é algo que ocorre a todo momento. Na verdade, trata-se do Exercício Baana, que a Força Aérea Finlandesa realiza anualmente em um trecho de 3 km da estrada 551 que liga Tervo a Kuopio.

O objetivo é treinar a operação de emergência de caças em trechos de estradas remotas com um mínimo de suporte, o que é chamado de “Emprego Ágil de Combate”.

A Força Aérea da Finlândia treina todo ano esse tipo de exercício (RAF)

Para permitir pousos e decolagens com segurança, a extensão da estrada teve a largura ampliada de 7 para 20 metros, além de árvores terem sido cortadas no meio da floresta por onde passa a via.

Em cada ponta do trecho de 3 km também há um grande recuo asfaltado para veículos e equipamentos de apoio.

Finlândia na OTAN

Esse tipo de operação é realizada desde a Guerra Fria tanto pela Finlândia quanto a Suécia, por conta da proximidade com a fronteira russa.

O trecho de estrada na Finlândia que virou pista de pouso (GE)

Com uma das maiores forças armadas como vizinho, finlandeses e suecos tinham a certeza que seriam alvos de primeira leva em caso de um conflito, daí a necessidade de contar com táticas de combate que incluíam dispersar seus armamentos.

Tervo, por exemplo, fica a cerca de 200 km do territírio russo e menos de 400 km de distância de São Petesburgo, uma das maiores cidades da Rússia.

Neste ano, além dos F/A-18 finlandeses, dois caças realizaram os primeiros pousos e decolagens da pista improvisada, o Eurofighter Typhoon da Real Força Aérea britânica e o Lockheed Marting F-35 da Real Força Aérea Norueguesa, aeronave que também será operada pela Finlândia no futuro.

Foi a primeira vez que o Typhoon operou de estradas (RAF)

A operação conjunta também foi uma oportunidade para que o Reino Unido e a Noruega pudessem trabalhar em conjunto com a Finlândia, país que há pouco aderiu à OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

As aeronaves que participaram do exercício operaram a partir da Base Aérea de Rissala, a 50 km do trecho de estrada.

Total
0
Shares
Previous Post

Primeiro Ministro do Vietnã visita Embraer e conhece o E190-E2 da Madagascar Airlines

Next Post

Air Canada encomenda pela primeira vez o Boeing 787-10 Dreamliner

Related Posts
Total
0
Share