Turboélice de passageiros da Embraer poderá ser lançado em meados de 2023

Arjan Meijer, chefe executivo da divisão comercial, revelou previsão em conferência na Irlanda. Aeronave pode contar com parceiros da Índia

Concepção artística do turboélice de última geração da Embraer (Divulgação)
Concepção artística do turboélice de última geração da Embraer (Divulgação)

A Embraer está próxima do momento de decisão a respeito do lançamento do seu novo turboélice de passageiros. Projeto desenvolvido desde 2017, a nova aeronave para até 100 assentos pode ser oficialmente apresentada em meado de 2023, afirmou Arjan Meijer, Embraer Commercial Aviation Chief Executive, à Reuters.

O executivo participa da conferência Airline Economics que é realizada em Dublin, na Irlanda. “Essa será uma grande decisão que temos que tomar. Para o lançamento, estamos olhando para meados de 2023”, disse Meijer.

O turboélice, que compartilhará componentes e partes com os bem sucedidos E-Jets, deve chegar ao mercado entre 2027 e 2028.

Para viabilizar o projeto, a Embraer conversa com possíveis parceiros, entre eles vários grupos indianos, disse o Chefe Executivo, mas sem detalhar quais empresas são elas.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Aeronave deve ser capaz de transportar até 100 passageiros (Embraer)

A Índia já havia demonstrado interesse em assumir a divisão comercial  da fabricante brasileira após o fracasso da união com a Boeing, mas a Embraer, no entanto, tornou clara sua decisão de não abrir mão do controle de sua operação.

Outro aspecto fundamental no projeto do turboélice de concepção avançada será o motor. Por conta disso, a Embraer já consultou vários fabricantes a fim de estudar um sistema de propulsão mais eficiente e sustentável.

Segundo a Reuters, a empresa brasileira deverá tomar uma decisão a respeito do fornecedor do motor até o final do ano.