Turboélice “Simorgh”, projetado no Irã, completa primeiro voo

Aeronave é uma versão do Antonov An-140 modificada pela fabricante estatal iraniana HESA
Simorgh em voo: aeronave da HESA é uma versão modificada do Antonov An-140
Simorgh em voo: aeronave da HESA é uma versão modificada do Antonov An-140 (Divulgação)

Avião com nome inspirado no pássaro lendário na mitologia persa, o bimotor turboélice “Simorgh”, desenvolvido pela estatal iraniana HESA, completou hoje (30) o primeiro voo de teste. A decolagem (e depois o pouso) da aeronave foi realizada a partir do aeroporto de Shahin-Shahr, na região centro-oeste do Irã.

Em desenvolvimento há cerca de seis anos, o Simorgh é, na verdade, uma adaptação do An-140, turboélice de passageiros projetado pela ucraniana Antonov no fim na década de 1990. Com a HESA, que já possuía a licença de fabricação do turboélice, que no Irã foi batizado como IrAn-140, o avião ganhou funcionalidades para uso militar, como a porta traseira de carga com uma rampa – componente que exigiu uma grande modificação na empenagem, que precisou ser elevada.

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A aeronave reprojetada no Irã é impulsionada por turboélices Klimov TV3-117 importados da Rússia. De acordo com a HESA, o Simorgh possui capacidade de carga de seis toneladas e alcance de voo em torno de 900 km (com carga máxima).

O Simorgh possui uma nova parte traseira, com porta de carga e rampa (HESA)

Segundo a agência de notícias iraniana Meher, o Simorgh está equipado com “materiais domésticos de alta tecnologia e foi projetada de acordo com as condições climáticas do Irã, bem como com os padrões e regulamentos internacionais”. A HESA não detalhou uma estimativa de produção da aeronave ou possíveis pedidos das forças armadas do Irã.

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