Os drones estão ganhando cada vez mais espaço na doutrina militar e a Turquia se tornou um dos protagonistas com a empresa Baykar, que produz o já famoso Bayraktar TB3.
Célebre nos primeiros meses da guerra entre Ucrânia e Rússia, o avião não tripulado atingiu um novo marco nos últimos dias.
Ele se transformou no primeiro drone armado a decolar e pousar em um porta-aviões de convés curto, no caso o TCG Anadolu (L-400), que navegava numa faixa que separa o Mar Egeu do Mediterrâneo.
A operação se iniciou em Keşan, Edirne, onde fica o Centro de Treinamento e Teste de Voo da Baykar, que autorizou os TB3 PT1 e PT2 a decolarem rumo à Base Aérea de Dalaman, após testes de rampa.
A partir dessa base, o PT1 realizou manobras de aproximação para pouso diurno e noturno sobre o TCG Anadolu. Então, no dia 19 de novembro, o PT2 decolou com sucesso do convés do L400 da Marinha da Turquia, usando a rampa de 12 graus do navio, a Sky Ramp.
O voo do Bayraktar PT2 durou 46 minutos e o pouso no TCG Anadolu ocorreu sem auxílio de aparelho de retenção, tornando assim a operação bem mais ágil. Com isso, o UAV da Baykar abre uma nova fronteira para uso de drones em navios aeródromos.
Bayraktar TB3
Desenvolvido inteiramente pela turca Baykar, o Bayraktar TB3 é um UCAV (armado) com 8,35 m de comprimento e 14 m de envergadura, tendo peso máximo de decolagem de 1.450 kg.
Com capacidade de carga útil de 280 kg, o Bayraktar TB3 pode voar a 125 nós (231 km/h) de cruzeiro e atingir até 160 nós (296 km/h) de velocidade máxima, tendo assim um tempo de voo de mais de 24 horas.
Apto para missões de reconhecimento/vigilância e inteligência, o Bayraktar TB3 pode realizar ataques de precisão com munições inteligentes sob seus suportes alares.
Atuando como uma plataforma de inteligência, o Bayraktar TB3 conta com amplo pacote de sensores de vigilância e sistemas de comunicação.
Mesmo com seu grande porte, o drone da Baykar foi projetado para operações da Turquia no exterior, pois as asas dobráveis permitem operação completa a bordo de porta-aviões.