Veja os aviões parados que a Azul deixou em aeroporto no interior de São Paulo

Companhia aérea, que alega ter frota de mais de 200 aeronaves, mantinha ao menos 14 deles estacionados em Bauru e na Pampulha, alguns sem voar há meses
Os aviões da Azul que estavam parados em Bauru, no interior de SP (Reprodução/redes sociais)
Os aviões da Azul que estavam parados em Bauru, no interior de SP (Reprodução/redes sociais)

A Azul celebrou nesta semana a entrega de mais um jato E195-E2, o quinto do tipo recebido da Embraer em 2024. Com ele, a empresa aérea alega operar 205 aeronaves, 14 delas adicionadas neste ano.

No entanto, uma parcela significativa de seus aviões está parada, alguns deles há meses e em aeroportos que não fazem parte de suas principais instalações.

O local mais inesperado é o Aeroporto Bauru Arealva, no interior de São Paulo, onde a Azul mantém dois voos diários para Viracopoos com turboélices ATR 72, além de partidas semanais para Porto Seguro e Recife.

Dias atrás, nada menos que nove aviões da Azul estavam estacionados em Arealva, como pode ser visto em imagens feitas por um drone e que circulam nas redes sociais (o autor não pode ser identificado até a publicação deste artigo).

Perto do terminal de passageiros do aeroporto estavam um E195 devolvido pela Breeze, um ATR 72 e um E195-E2, que já voltou ao serviço (Reprodução/redes sociais)
Perto do terminal de passageiros do aeroporto estavam um E195 devolvido pela Breeze, um ATR 72 e um E195-E2, que já voltou ao serviço (Reprodução/redes sociais)

Jatos devolvidos pela Breeze, a “irmã” da Azul

Além dos aviões próprios, em Bauru estão três E195 com a pintura da Breeze Airways, “irmã” da Azul. Os jatos foram devolvidos recentemente pela companhia aérea dos EUA, que os substitui pelo Airbus A220.

Há ainda um E195-E2, mas ele ficou apenas dois dias no aeroporto e já voltou ao serviço, segundo registros de ADS-B.

Em Pampulha repousam seis outros aviões, cinco E195 e um ATR 72-600. Havia ainda algumas aeronaves paradas há tempos em Viracopos, mas possivelmente em serviços de manutenção.

O E195-E2 PS-AEY, 25º da frota da Azul
O novo E195-E2 recebido pela Azul nesta semana: 14 aviões incorporados em 2024 (Azul)

Em Bauru, identificamos quatro ATR 72-600 que estavam sem voar desde setembro, o mais recente que chegou ao aeroporto no dia 15.

Quanto aos E195, as aeronaves pousaram entre meio de agosto e 20 de novembro, no caso do avião de matrícula PR-AUA, com as cores da Breeze. Todos, vale notar, são arrendados de empresas diversas.

Os aviões parados em Bauru

Matrícula Aeronave Em Bauru desde Arrendador Observação
PR-AKB ATR 72-600 23-Sep DAE Capital
PR-AQA ATR 72-600 13-Sep AerCap
PR-AQE ATR 72-600 01-Oct AerCap
PR-AQT ATR 72-600 15-Nov DAE Capital
PR-AXD Embraer E195 13-Oct Falko
PR-AXJ Embraer E195 03-Oct Falko
PR-AXI Embraer E195 13-Sep Aircastle
PR-AYL Embraer E195 04-Sep Lico Leasing
PR-AUB Embraer E195 30-Aug Elevate Capital Leasing Breeze Airways
PR-AUC Embraer E195 13-Aug Elevate Capital Leasing Breeze Airways
PR-AUA Embraer E195 20-Nov Falko Breeze Airways

Fonte: FlightRadar24 e Planespotters

Falta de peças?

Se em Pampulha há uma infraestrutura para serviços de manutenção, em Bauru, os aviões estão aparentemente apenas estacionados já que o aeroporto não conta com hangares ou qualquer área para esse fim.

Mas afinal por que a Azul não está voando com tantos aviões? Estariam eles prestes a serem devolvidos aos donos? Há excesso de capacidade na empresa?

AIRWAY pediu esclarecimentos à companhia aérea, mas recebeu como resposta uma explicação um tanto genérica, que sugere se tratar de problemas com peças.

A Azul destaca que o setor de Aviação encontra-se diante de uma crise mundial em relação à cadeia de suprimentos, à falta de peças e à disponibilidade de motores, levando empresas aéreas de todo o mundo a parar centenas de aeronaves“, diz a empresa aérea.

De acordo com a Cirium, consultoria especializada em dados e análises para aviação, mais de 600 aviões foram parados esse ano apenas por um fabricante de motor. Esse número cresce quando se leva em consideração os demais fabricantes“, acrescentou a resposta.

A Azul alega ainda que está expandindo sua oferta, 17% maior em outubro se comparada ao mesmo período de 2023, e que ofecerá mais de 3 mil voos extras durante a alta temporada.

Um dos A330-200 alugados pela Azul
A Azul adicionou mais quatro widebodies A330 de segunda mão à sua frota, o que elevou a capacidade de assentos (Azul)

Avião parado, dinheiro perdido

De fato, a chegada de 14 aviões à frota neste ano elevou a capacidade de assentos já que se tratam de aeronaves de maior porte em sua maioria.

Entretanto, vale lembrar que a Azul apenas recentemente chegou a acordos com os arrendadores de sua frota após acumular dívidas de curto prazo.

Ou seja, se há algo que traz prejuízos elevados é ter aviões sem voar e nesse aspecto entende-se que a companhia aérea brasileira estaria perdendo dinheiro em Bauru.

 

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  1. Em um oceano de “noticias” sobre as empresas e o cenário da aviação encontrei um lugar que pela primeira vez questionou ao invés de só passar pano. Parabéns aos autores, isso se chama jornalismo, o resto é só publicidade.

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