Um vídeo gravado por um piloto a bordo da cabine de uma aeronave que estava na cabeceira do Aeroporto Pearson, em Toronto, revelou como o jato CRJ-900 da Delta Air Lines se acidentou ao pousar na tarde da segunda-feira, 17.
O vídeo acompanha a aproximação da aeronave até o toque na pista, quando o trem de pouso parece colapsar. A asa direita então toca no solo e pega fogo, com a fuselagem girando em sentido horário até parar de cabeça para baixo.
Havia 80 pessas a bordo, sendo 76 passageiros e quatro tripulantes. Destas, 18 tiveram que ser levadas a um hospital com ferimentos mais sérios mas sem risco de morte.
Vídeo feito por piloto que estava na cabeceira do Aeroporto de Toronto mostra o exato momento que o jato CRJ-900 da Delta toca o solo e gira em torno da fuselagem. #deltaairlines #TorontoPearson #crj900 pic.twitter.com/vYxoJ5w8dz
— Airway (@AirwayBrasil) February 18, 2025
O vídeo também revela que, apesar da neve, a visibilidade era bastante grande e a influência do vento não parecia ocorrer na aproximação do jato.
O toque no solo, no entanto, sugere ter sido forte, mas não está claro se isso desencadeou os eventos ou se houve algum problema mecânico na aeronave.
O Aeroporto Pearson chegou a fechar duas de suas pistas, mas reabriu para operações horas depois.
O jato regional era operado pela Endeavor Air, subsidiária da Delta, e fazia o voo DL 4819 que havia saído de Minneapolis/St Paul, nos EUA.
