O Aeroporto Internacional de Viracopos colocou em operação nove novos portões automatizados para o controle migratório de passageiros de voos internacionais. Os equipamentos substituem três unidades antigas e ampliam a capacidade disponível tanto na saída quanto na entrada no Brasil.
Dos nove ABC Gates (Automated Border Control), três foram instalados na área de embarque internacional e seis no desembarque. Viracopos contava anteriormente com apenas um equipamento no embarque e dois no desembarque.
Siga AIRWAY: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook
Embora a tecnologia já seja comum em grandes aeroportos internacionais, a ampliação significa uma mudança relevante para Viracopos pela capacidade adicional de processamento. Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, cada equipamento pode atender até seis passageiros por minuto.
Nos cálculos apresentados pela administradora, o processamento de um grupo de 200 viajantes, que anteriormente levava cerca de 30 minutos, pode ser realizado em aproximadamente dez minutos com o novo sistema, uma redução de 66,6%.
Por enquanto, os portões automatizados podem ser utilizados apenas por brasileiros natos ou naturalizados. Passageiros estrangeiros continuam passando pelas cabines convencionais da Polícia Federal para conferência da documentação.

O funcionamento é semelhante ao de e-gates encontrados em diversos aeroportos no exterior. O passageiro apresenta o passaporte ao equipamento, que lê os dados do documento e captura uma imagem de seu rosto. O sistema realiza então a comparação biométrica e, caso a identidade seja validada e não exista impedimento, libera automaticamente a barreira física.
A instalação foi realizada pela concessionária em parceria com a SITA, Digicon, Polícia Federal e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A mudança atende a uma portaria da Polícia Federal publicada no Diário Oficial da União em julho de 2025, que estabeleceu normas e prazos para implantação do novo sistema automatizado de controle de fronteiras.
Notícias relacionadas
Além de acelerar a passagem dos passageiros elegíveis, a automação permite que os agentes da Polícia Federal sejam direcionados aos casos que exigem análise individual, sem eliminar o controle migratório realizado pelo órgão.
Viracopos possui um terminal internacional inaugurado em 2014 e dimensionado para volumes de passageiros superiores aos registrados atualmente. Nesse caso, portanto, os novos portões não estão ligados a uma expansão física do aeroporto, mas à substituição e ampliação dos equipamentos utilizados em uma etapa que pode formar filas concentradas na chegada ou saída de voos internacionais.



