Viracopos é eleito o melhor aeroporto de carga do mundo

Aeroporto em Campinas conquistou a posição no Air Cargo Excellence Awards 2018 na categoria até 400 mil toneladas movimentadas por ano
O Antonov AN-225 é o maior avião do mundo, com 84 metros de comprimento (Thiago Vinholes)
O sonho em Campinas: passagem do An-225 no aeroporto de Viracopos, em 2016 (Thiago Vinholes)
O Antonov AN-225 é o maior avião do mundo, com 84 metros de comprimento (Thiago Vinholes)
Ilustre visitante: o Antonov AN-225 passou por Viracopos em 2016 (Thiago Vinholes)

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito o melhor do mundo no setor de carga na premiação Air Cargo Excellence Awards 2018, promovida pela Air Cargo World, publicação dos Estados Unidos especializada em logística aérea. O terminal campineiro ficou na primeira colocação mundial na categoria de até 400.000 toneladas movimentadas por ano. As posições seguintes foram ocupadas pelos aeroportos de Orlando (EUA) e Guaiaquil (Equador).

No ano passado, Viracopos já havia ficado na segunda colocação do mesmo prêmio. Em 2016, o terminal de carga em Campinas também foi eleito o melhor da América da América Latina, categoria que neste ano foi liderada pelo aeroporto de Quito, no Equador.

Em 2017, o terminal de carga de Viracopos movimentou 204,3 mil toneladas, entre exportação, importação, doméstico e courier (remessas expressas).

“O foco de Viracopos é aperfeiçoar o desempenho operacional para os clientes, tanto do terminal de carga quanto do terminal de passageiros. Essa conquista é fruto de nossos investimentos e esforços conjuntos na perseguição da melhoria contínua”, destacou o diretor-presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich.

O gerente de operações de carga de Viracopos, Ricardo Luize, destacou a importância dos investimentos no terminal. “Os investimentos em infraestrutura e significativas melhorias na gestão do Terminal de Carga consolidaram Viracopos entre os melhores aeroportos de carga do mundo em sua categoria”, destacou o gerente.

Os prêmios do Air Cargo World são apresentados anualmente para as companhias aéreas e aeroportos de carga que alcançam as pontuações mais altas da pesquisa com base em vários fatores de desempenho. Segundo a publicação, o levantamento deste ano contém respostas de 1.800 agentes de carga e fornecedores de logística de terceiros, gerando um banco de dados de 3.600 avaliações de aeroportos e transportadoras.

O Aeroporto de Viracopos movimentou 204,3 mil toneladas em 2017 (Divulgação)

Entre os aeroportos, o status de Diamante, Platina e Ouro é concedido aos três principais com base em uma pontuação composta de Desempenho, Valor e Instalações, em cada uma das três categorias de tonelagem. Os prêmios também são apresentados ao aeroporto e companhias aéreas de carga de maior pontuação nas regiões da América do Norte, América Latina, Europa, Asia e o grupo África/Índia/Oriente Médio.

De acordo com o regulamento do prêmio, o quesito Desempenho leva em consideração a qualidade dos serviços do aeroporto prestados aos consumidores (empresas de transporte de carga) e os serviços de solo em geral. Em Valor, a avaliação é sobre a competitividade de taxas e a eficiência em processos alfandegários. Já em Estrutura, avaliação considera a capacidade de armazenamento de carga, espaço para aviões e a conectividade com os transportes terrestres ou de conexão aérea.

– CATEGORIA ATÉ 399.999 TONELADAS/ANO:

1º • São Paulo Viracopos/Campinas, VCP – Diamond Award
2º • Orlando, MCO – Platinum Award
3º • Guayaquil, GYE – Gold Award

– CATEGORIA DE 400.000 a 999.999 TONELADAS/ANO:

1º • Quito, UIO – Diamond Award
2º • Oakland, OAK – Platinum Award
3º • Toronto, YYZ – Gold Award

– CATEGORIA 1 MILHÃO OU MAIS TONELADAS/ANO:

1º • Singapura, SIN – Diamond Award
2º • Hong Kong, HKG – Platinum Award
3º • Incheon, ICN – Gold Award

Viracopos

 

Veja mais: Companhia de Portugal vai voar com o Airbus A380

Total
0
Shares
Previous Post
A Hi Fly será o quarto operador do Airbus A380 na Europa (Hi Fly)

Companhia de Portugal vai voar com o Airbus A380

Next Post
A USS Unity alcançou mach 1,87 em seu primeiro voo motorizado e mais de 25 mil metros de altitude (Virgin Galactic)

Virgin Galactic completa primeiro voo motorizado com a USS Unity

Related Posts
Total
0
Share