Airbus A321XLR faz seu primeiro voo comercial de ‘mentirinha’

Aeronave que será usada pela LATAM, entre outras empresas, realizou um teste com funcionários da companhia como passageiros, a fim de avaliar suas características
Os "passageiros" eram funcionários da Airbus
Os “passageiros” eram funcionários da Airbus (Airbus)

O A321XLR, jato bimotor de fuselagem estreita com o maior alcance da história, realizou seu ‘primeiro voo comercial’ em 5 de outubro. Na verdade, um ensaio lançado pela Airbus com seus próprios funcionários.

O protótipo MSN11080, que é equipado com motores Leap-1 e tem uma cabine configurada com assentos, decolou de Toulouse, na França, com 167 funcionários como passageiros.

Além deles, havia 11 tripulantes e 22 especialistas, que fizeram diversas medições a bordo. O voo durou 6 horas e 12 minutos e sobrevoou a Europa até retornar para o ponto de partida.

Assim como a recente maratona de voos longos realizada em 10 dias consecutivos, o novo ensaio faz parte dos preparativos para a estreia do A321XLR em serviço, dentro de cerca de seis meses.

“Ao aferir a percepção dos passageiros sobre o conforto da cabine, o voo de passageiros representa um importante contribução para a verificação e validação do A321XLR, garantindo plena maturidade na entrada em serviço dos clientes em 2024”, explicou a Airbus.

Especialistas a bordo mediram a temperatura e o ruído a bordo (Airbus)

Mais de 500 pedidos

O voo também serviu para a empresa aprimorar procedimentos de cabine e os sistemas de ambiente da cabine. Para isso, os especialistas da empresa realizaram medições de temperatura e níveis de ruído a bordo, além de testes de ressonância da cabine Airspace em várias fases do voo.

Aos passageiros, boa parte deles envolvidos no projeto do A321XLR, coube preencher um formulário sobre suas impressões da aeronave.

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O A321XLR promete mudar o perfil de voos de longa distância ao permitir que suas operadoras criem rotas sem escalas a uma distância de até 4.700 milhas náuticas (8.700 km) de uma forma mais econômica que os widebodies oferecem atualmente.

Até o momento, a Airbus afirma ter mais de 500 pedidos da variante, feitos por ao menos 20 clientes. Entre eles está a LATAM, que encomendou o modelo tempos atrás.

O A321XLR após o “voo comercial” (Airbus)

 

 

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