A400M executa com sucesso testes de reabastecimento aéreo com helicópteros

Provas foram realizadas com a participação de dois helicópteros H225M da Força Aérea Francesa
Airbus A400M Revo

O avião multimissão Airbus A400M completou a maioria de seus objetivos de desenvolvimento e certificação de reabastecimento aéreo de helicópteros, uma das operações mais desafiadoras da aviação militar. De acordo com a Airbus Defense and Space, a aeronave deve obter a homologação completa nesse tipo de missão ainda este ano, após a conclusão de todos os testes obrigatórios.

As provas de voo, realizadas em coordenação com a Direção Geral do Armamento da França, envolveu a participação de dois helicópteros Airbus H225M “Caracal” da Força Aérea Francesa.

Os testes foram ocorreram em condições diurnas e noturnas na costa oeste da França entre 1.000 pés (304 metros) e 10.000 pés (3.048 m) a velocidades de até 105 nós (194 km/h). Nesses voos, foram executados 81 contatos molhados e transferências de 6,5 toneladas de combustível, incluindo o reabastecimento simultâneo de dois helicópteros.

“O reabastecimento ar-ar de helicópteros é uma capacidade militar única e fundamental para as operações das Forças Especiais, envolvendo aeronaves com diferentes perfis de voo e compartilhando um envelope de voo comum muito limitado, exigindo padrões de voo em formação fechada em baixas altitudes e condições noturnas”, explica a Airbus Defense and Space.

Com essa capacidade, o A400M se torna uma dos raros aviões capaz de realizar abastecimentos aéreos de helicópteros. Ao receber combustível em voo, o H225M pode permanecer até 10 horas em voo.

Com capacidade para 50,8 toneladas de combustível nas asas e na caixa da asa central, sem comprometer a área do porão, o A400M também pode receber dois tanques adicionais no porão, fornecendo 5,7 toneladas adicionais de combustível cada.

Total
30
Shares
Previous Post

Abaeté traça planos para crescer na aviação regional

Next Post

Helicóptero Ingenuity completa primeiro voo em Marte

Related Posts