Acervo do antigo “Museu da TAM” não foi vendido para Helisul, diz criador

Localizado em São Carlos (SP), museu foi fechado em 2016 e permanece sem uma solução para acervo
O "Museu Asas de um Sonho" reúne antigas aeronaves utilizadas pela TAM, como o Fooker 27 (Thiago Vinholes)
O “Museu Asas de um Sonho” reunia antigas aeronaves que foram utilizadas pela TAM, como o Fokker 27 (Thiago Vinholes)

A comunidade aeronáutica foi pega de surpresa na última semana com a notícia de que o acervo de aeronaves do “Museu Asas de um Sonho” em São Carlos (SP), fechado desde 2016, seria transferido para Foz do Iguaçu, num acordo intermediado pela Helisul, empresa de táxi-aéreo do Paraná. Isso, no entanto, não é verdade.

Em contato com o Airway, João Amaro, um dos responsáveis pela coleção com mais de 100 aviões e helicópteros, negou que o acervo tenha sido negociado. João e seu irmão Rolim Amaro, fundador da companhia TAM Linhas Aéreas falecido em 2001, foram os idealizadores do Museu Asas de um Sonho, que também era conhecido como “Museu da TAM”.

“De fato, assinamos uma intenção com a Helisul de cessão de aeronaves do museu para a formação de um museu em Foz do Iguaçu, mas o assunto não prosperou”, explicou Amaro. “Isto (ocorreu) há sete ou oito meses e desistimos do negócio. O acervo está integralmente em São Carlos.”

Rolim recebe o A330 em 1998
Rolim Amaro e seu irmão João idealizaram museu construído em São Carlos (Airway)

Amaro, porém, expressou seu desejo de transferir a coleção de São Carlos para São Paulo. “Estamos falando com a prefeitura de São Paulo, que disponibilizou no campo de Marte uma área para construção e transferência, que é o local da sua verdadeira vocação. Nunca perdi a esperança de trazê-lo para São Paulo para colocar o acervo de mais de 100 aeronaves a disposição dos paulistanos amantes da aviação, crianças estudantes enfim, da humanidade.”

“A propósito, tencionamos pedir o apoio das três grandes empresas aéreas do país para que nos ajude a construí- lo”, acrescentou João Amaro.

A redação entrou em contato com a Helisul, mas a empresa não respondeu até o fechamento deste texto. A informação não confirmada sobre a venda do acervo havia sido publicada num site da cidade de Foz de Iguaçu, mas sem qualquer confirmação das partes envolvidas.

Maior museu de aviões privado do mundo

Inaugurado em 2006 no município de São Carlos, o Museu Asas de um Sonho era o maior museu aeronáutico do mundo mantido por uma companhia aérea privada.

O museu no Campo de Marte deve aproveitar parte da coleção do Museu da Tam, atualmente desativado (Thiago Vinholes)
Um clássico Lockheed Constellation com as cores da Real Aerovias é uma das preciosidades do acervo (Thiago Vinholes)

A coleção possui aeronaves clássicas que foram operadas pela TAM no passado, como os Fokker 27 e Fokker 100, e preciosidades como um Lockheed Constellation e antigos caças da Segunda Guerra Mundial, entre eles um F-4 Corsair da Marinha dos Estados Unidos e um P-47 Thunderbolt com as cores do grupo de caça “Senta a Púa!” da Força Aérea Brasileira (FAB).

Apesar da enorme coleção de raros aviões e helicópteros civis e militates, o museu da TAM nunca registrou grande movimentação de público. O local onde as aeronaves eram expostas fica a cerca e 250 km do centro de São Paulo.

Quando as atividades do museu foram suspensas, a TAM informou em 2016 que a decisão estava “atrelada ao acirramento dos desafios econômicos do país, provocado pelo aumento da inflação e pela alta do Dólar em relação ao Real, resultando numa desaceleração do setor aéreo”.

Total
47
Shares
0 0 votes
Article Rating
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CARLOS LEANDRO TSCHA
CARLOS LEANDRO TSCHA
4 meses atrás

Seria mais um atrativo pra quem vem a Fóz do Iguaçu, viabilizando desta forma da manutenção do acervo já que a cidade recebe mais de 1,2 milhões de turistas por ano. Pena não haver acordo……..

Marcelo
Marcelo
4 meses atrás

Fui pelo menos 3 vezes no museu, sendo q a primeira vez, ainda estava em construção… o museu foi muito importante pro meu filho q tem paixão por aviação e neste ano está se formando eng. Aeronáutico… gostaria de fazer um apelo pra q esse acervo venha logo para SP para q mais jovens estudantes tenham contato com essas máquinas maravilhosas e inspirem tantos outros. E para nos, apenas amantes da aviação, se torne um lugar de encontros e recordações. Abçs

Previous Post
Airbus A330 MRTT

Força Aérea não esclarece licitação de compra de jatos Airbus A330

Next Post
Pilatus PC-24

Amaro Aviation anuncia aquisição de 12 aeronaves Pilatus, incluindo o jato PC-24

Related Posts
Total
47
Share