Aconteceu de novo: mais um Cirrus aciona o paraquedas e evita acidente grave em SC

No terceiro caso neste ano no Brasil, monomotor Cirrus SR22 acionou o sistema de paraquedas de emergência e pousou com segurança no interior de Santa Catarina
O Cirrus SR-22 que usou o paraquedas em Santa Catarina (Redes Sociais)

Mais um avião da Cirrus acionou o sistema de paraquedas de emergência nesta quarta-feira (29), no interior de Santa Catarina, evitando um acidente grave. Proveniente de Blumenau, o monomotor SR22 com matrícula PR-JJC transportava cinco ocupantes, incluindo o piloto, que saíram ilesos da aeronave. O incidente ocorreu em Massaranduba, a 170 km da capital Florianópolis.

A aeronave havia decolado de Blumenau e cerca de 10 minutos depois sofreu o problema que motivou o piloto a utilizar do recurso de emergência.

Está foi a terceira vez neste ano que uma aeronave Cirrus precisou ativar o CAPS (Cirrus Airframe Parachute System), o sistema de paraquedas balístico desenvolvido pela fabricante de aviões leves dos Estados Unidos. A descida da aeronave até o solo foi registrada em vídeo por transeuntes que passavam pelo local.

Em 25 de janeiro, um avião SR22 de matrícula PR-COL, que havia decolado de Lages, também em Santa Catarina, teve uma pane no motor e acionou o CAPS.

No mês passado, um monomotor SR22, de matrícula PS-VAC, decolou do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), mas sofreu uma pane em voo, obrigando o piloto a acionar o dispositivo de emergência. As causas do incidente ocorrido hoje ainda são desconhecidas.

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Sistema CAPS já salvou mais de 220 vidas

O sistema CAPS é empregado pela Cirrus Aircraft desde 1999, quando a empresa lançou o monomotor SR20. “Hoje, todos os aviões da Cirrus vêm equipados de fábrica com o paraquedas de emergência”, contou Sergio Beneditti, diretor comercial da Plane Aviation, representante oficial da fabricante estadunidense no Brasil, em entrevista ao AIRWAY no mês passado. “Essa tecnologia é um incremento fantástico para a segurança do voo na aviação geral.”

Aeronave de matrícula PR-JJC após pousar em área de mata (Redes sociais)

VEJA TAMBÉM:

Por que grandes aviões comerciais não têm paraquedas de emergência?

De acordo Beneditti, o CAPS foi acionado em torno de 110 vezes ao redor do mundo, salvando mais de 220 vidas. O incidente desta quarta-feira foi o quinto registro da ativação do dispositivo de emergência no Brasil. Ao todo, 18 vidas foram salvas por conta do equipamento exclusivo da Cirrus.

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  1. O sistema de acionamento de para-quedas é perfeito, só que tem um porém. Eta aviãozinho pra dar problema e estar sempre caindo.

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