A Airbus fez uma entrega dupla dos primeiros A321XLR da Aer Lingus, segunda companhia aérea a receber a aeronave de fuselagem estreita de ultra longo alcance.
Os jatos EI-XLR e EI-XLT deixaram as instalações de Hamburgo, na Alemanha, no começo da tarde e início da noite da quarta-feira, 18, pousando algum tempo depois em Dublin, onde fica a sede da transportadora.
A Aer Lingus deveria ter sido a companhia lançadora da variante que pode voar por até 8.700 km, mas discussões salariais com seus tripulantes fizeram o Grupo IAG repassar o privilégio à Iberia.
Assim como a transportadora espanhola, a Aer Lingus também escolheu a variante com motores CFM Leap-1A (A321-253NY) para os seis A321XLR que receberá em breve.
A versão foi certificada pela EASA em julho e pela FAA em outubro. Já o modelo com motores GTF deve ser aprovado no primeiro trimestre de 2025.
Com sua frota, a empresa aérea irlandesa irá voar sem escalas de Dublin para destinos nos Estados Unidos como Minneapolis, Nashville e Indianapolis a partir de 5 de abril de 2025.
A configuração de assentos do A321XLR da Aer Lingus não é conhecida ainda, mas pode ser semelhante a usada pela Iberia, que acomoda 14 passageiros na classe executiva e 168 na econômica.
Os A321LR da empresa aérea têm 184 assentos graças à classe executiva ligeiramente maior (16 assentos). A variante de ultra longo alcance, no entanto, precisa de espaço extra para galleys e outros equipamentos.