Aerion revela o AS3, jato comercial capaz de voar a Mach 4

Diferentemente do jato executivo supersônico AS2, nova aeronave está sendo desenvolvida para transportar até 50 passageiros em distâncias de 13.000 km
Aerion AS3

A startup americada Aerion ainda está distante de materializar o AS2, seu jato executivo supersônico, mas acaba de dar um passo além com a apresentação do AS3, uma aeronave mais veloz e voltada para a aviação comercial.

Ainda sem revelar todos os detalhes do novo modelo, a Aerion afirma que o supersônico será capaz de voar acima de Mach 4 e em distâncias de até 13.000 km.

Segundo a empresa, é um alcance suficiente para voar entre Los Angeles e Tóquio em menos de 3 horas – atuamente, os jatos subsônicos levam cerca de 11 horas para cobrir esse trajeto.

O AS3 terá menos capacidade que o Overture, o supersônico comercial da também norte-americana Boom. Ele poderá transportar até 50 passageiros contra 88 do rival, mas numa velocidade pelo menos duas vezes maior.

A única imagem divulgada do supersônico indica se tratar de um jato quadrimotor com asa em delta e estabilizadores verticais duplos. Como referência, o AS2 possui três motores e estabilizadores horizontais na cauda e pode voar a “apenas” Mach 1.15.

“Na Aerion, nossa visão é construir um futuro onde a humanidade possa viajar entre quaisquer dois pontos em nosso planeta em três horas. O voo supersônico é o ponto de partida, mas é apenas isso – o começo. Para revolucionar verdadeiramente a mobilidade global como a conhecemos hoje, devemos ultrapassar os limites do que é possível”, afirmou o CEO da Aerion, Tom Vice.

Jato executivo AS2 da Aerion (Aerion)

A Aerion promete mostrar mais detalhes do AS3 até o final de 2021. Enquanto isso, a empresa, que conta com parceiros como a Boeing e a GE, foca no desenvolvimento do jato executivo AS2, cuja produção deve ser iniciada em 2023 numa nova fábrica no estado da Flórida.

Total
34
Shares
1 comment

Comments are closed.

Previous Post

Inteligência artificial reduz em 90% os custos de “Achados e Perdidos” de aeroportos

Next Post
Super Tucano - USAF

Força Aérea dos EUA recebe Super Tucano com pintura da Segunda Guerra Mundial

Related Posts