Afinal qual jato executivo teve mais entregas em 2022?

Segundo a associação GAMA, foram enviadas aos clientes 712 aeronaves novas no ano passado, mas apontar um líder continua algo complicado
Jatos executivos da Embraer

Na semana passada, a General Aviation Manufacturers Association (GAMA), uma associação que reúne os fabricantes de aeronaves executivas e leves, divulgou seu relatório referente ao ano de 2022. Como a entidade prefere denominar as entregas, ocorreram 712 “remessas” de jatos executivos no ano passado, apenas dois a mais que em 2021. Ou seja, foi um ano de estagnação nesse mercado, onde atuam modelos diversos, do monojato SF-50 aos imensos Global e Gulfstream.

A receita total desse segmento foi de US$ 21,6 bilhões contra US$20,6 bilhões no ano anterior. Com uma linha de aeronaves de alto valor, a Gulfstream liderou em faturamento, seguida da Bombardier.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

E novamente não foi possível apontar o jato executivo mais entregue em 2022 já que a GAMA não mostra a lista detalhada dos aviões da Bombardier, Gulfstream e Dassault.

Por conta disso, a família de jatos de grande porte da Gulfstream aparece em 1º lugar no ranking, com 96 aeronaves entregues. A Bombardier, por sua vez, está no 3º e no 4º lugar, com as séries Global e Challenger.

Fabricante 2022 2021 2020 2019 2018
Airbus 8 11 5 6 1
Boeing 2 2 1 2 6
Bombardier 123 120 114 142 137
Cessna 178 167 132 206 188
Cirrus 90 86 73 81 63
Dassault 32 30 34 40 41
Embraer 102 93 86 109 91
Gulfstream 120 119 127 147 121
Honda 17 37 31 36 37
Pilatus 40 45 41 40 18
Total 712 710 644 809 703

Fonte: GAMA

Considerando apenas os aviões com dados singulares, o pequeno Cirrus SF-50 voltou a ser o jato executivo mais entregue do mercado, com uma um total de 90 aviões, quatro acima de 2021.

Na 5ª colocação empataram o Phenom 300E, da Embraer, e o Citation Latitude, da Cessna, com 42 aeronaves. A Embraer, inclusive, costuma alardear o fato de seu jato ser o modelo leve de maior sucesso nos últimos anos.

Gulfstream G550 (Divulgação)

Novidades decepcionaram

É justamente a imprecisão dos critérios da GAMA que torna o panorama confuso. A associação separa o Phenom 300E do modelo anterior, o Phenom 300, o que torna algumas estatísticas imprecisas. As duas versões tiveram 59 unidades entregues, três a mais do que em 2021.

Portanto, dependendo do critério, o jato executivo líder em 2022 pode ter sido a “família” Gulfstream (do modelo 450 ao 750), o solitário SF-50 ou o Phenom 300, se levarmos em conta apenas a categoria de jatos leves – o Cirrus, por exemplo, seria concorrente do Phenom 100.

HondaJet Elite II (Honda Aircraft)

O que dá para afirmar com certeza é que dois aviões estreantes tiveram um ano ruim. Uma dos lançamentos mais recentes da categoria, o Pilatus PC-24 foi o 7º colocado, com cinco entregas a menos que em 2021.

O HondaJet, outro destaque dos últimos anos, teve a maior queda nas entregas, de 37 para apenas 17 aviões. O avião da conhecida montadora de veículos só não ficou atrás do Learjet 75, aeronave que não é produzida desde o ano passado.

Em relação às categorias, os jatos de médio e super-médio porte foram os que apresentaram o maior crescimento, indo de 171 para 197 aviões entregues. É onde a Embraer concorre com os modelos Praetor.

Pos. Fabricante Modelo 2022 2021 Var.
Gulfstream Gulfstream 450/650/750 96 103 -6,8%
Cirrus SF50 90 86 4,7%
Bombardier Global 5000/6000/7500 70 66 6,1%
Bombardier Challenger 350/650 50 44 13,6%
Embraer Phenom 300E 42 47 -10,6%
Cessna Citation Latitude 42 34 23,5%
Pilatus PC-24 40 45 -11,1%
Cessna Citation M2 33 34 -2,9%
Dassault Falcon 32 30 6,7%
10º Cessna Citaiton CJ3 29 26 11,5%
11º Cessna Citation CJ4 29 27 7,4%
12º Cessna Citation Longitude 26 24 8,3%
13º Gulfstream Gulfstream 280 24 16 50,0%
14º Embraer Praetor 600 21 17 23,5%
15º Cessna Citation XLS 19 19 0,0%
16º Embraer Phenom 300 17 9 88,9%
17º Honda HondaJet 17 37 -54,1%
18º Embraer Praetor 500 15 14 7,1%
19º Embraer Phenom 100 7 6 16,7%
20º Airbus ACJ330-200 5 2 150,0%
21º Bombardier Learjet 70/75 3 10 -70,0%
22º Airbus ACJ220-100 2
23º Airbus ACJ319neo 1 2 -50,0%
24º Boeing BBJ Max 8 1 2 -50,0%
25º Boeing BBJ Max 9 1

Fonte: GAMA

Total
0
Shares
Previous Post

Iraqi Airways recebe primeiro Boeing 737 MAX

Next Post

Embraer dará suporte aos Super Tucanos das Filipinas

Related Posts
Total
0
Share