Africana Air Peace recebe Embraer antigo enquanto jatos E2 novos estão parados
Companhia aérea nigeriana arrendou duas aeronaves de segunda mão para reforçar frota após afastar modelos E195-E2 de serviço

A companhia aérea Air Peace, da Nigéria, passa por uma situação complicada. A empresa acaba de receber um jato Embraer E190 de segunda mão para reforçar sua frota.
Com quase 20 anos de uso, a aeronave de matrícula 5N-CEF pousou no Aeroporto Internacional Murtala Muhammed, em Lagos, no domingo, 22, e deve entrar em serviço em breve, seguido de um segundo avião em julho.
Os E190 têm 118 assentos e estão sendo arrendados em virtude dos problemas que a Air Peace tem com cinco E195-E2 novos, recebidos diretamente da Embraer.

As aeronaves configuradas com 124 assentos em duas classes, começaram a ser aterradas em fevereiro do ano passado. O último dos jatos que estava ativo foi retirado de serviço em janeiro deste ano.
Entre os motivos estão choque com pássaros e os problemas apresentados pelo motores Pratt & Whitney GTF, que demandam reparos pela fabricante.
Esses turbofans sofreram um desgaste inesperado em virtude do pó metálico em suas pás e precisam passar por um recall, mas a fabricante não tem ainda condições de realizar o serviço na velocidade necessária. Por isso muitos jatos acabam parados à espera da revisão.

Já os choques com pássaros seria um fenômeno comum na Nigéria, que carece de uma infraestrutura aeroportuária adequada em algumas regiões.
Frota diversa
A Air Peace tem 13 E195-E2 encomendados e recebeu os cinco aviões em 2021. Deste então, não houve mais entregas, a despeito de o pedido seguir listado na carteira da Embraer.
Fundada em 2013, a Air Peace é uma companhia aérea privada e possui atualmente uma frota de 30 aeronaves bastante diversa.

Há dois Airbus A320, dez Boeing 737 (sete 737-700 e três 737-500), quatro 777 (dois 777-200 e dois 777-300) e oito ERJ 145, além dos E2 e o único E190.
Doze dos jatos, no entanto, estariam aterrados, incluindo quatro 737, dois 777, um ERJ 145 e os cinco E195-E2.