Ainda como avião de passageiros, KC-30 da FAB realiza primeira missão oficial

Aeronave Airbus A330-200 foi utilizada para transportar militares e carga para o Chile, onde ocorrem os exercícios Salitre
O KC-30 FAB 2901 no Chile (FAB)

O primeiro KC-30 da Força Aérea Brasileira realizou sua missão oficial de estreia no dia 8 em um voo até a Base Aérea Cerro Moreno, em Antofagasta, no norte do Chile. Lá estão ocorrendo os exercícios conjuntos Salitre IV, que contam com a participação de outros países.

No entanto, sua função se resumiu ao transporte de 59 militares e 18 toneladas de carga já que a aeronave Airbus A330-200 ainda não foi transformada para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport), que permitirá que o widebody possa executar várias tarefas, incluindo o reabastecimento em voo.

Por conta disso, os seis caças Northrop F-5M Tiger II que participam do Salitre foram acompanhados de um KC-390 Millennium, jato multimissão da Embraer. Os sete aviões saíram da Base Aérea de Canoas (RS) em direção ao Chile. Segundo a FAB, o KC-390 transferiu 14 toneladas de combustível para os caças F-5M.

Cabine de comando do KC-30 (FAB)

Já o KC-30 FAB 2901 chegou a realizar outros voos para o exterior, com passagens pelos EUA, Espanha e Portugal, mas que não foram consideradas missões operacionais. Logo após visitar o Chile, o A330 realizou outro voo de longa distância, desta vez para a Alemanha.

De acordo com a FAB, o segundo KC-30 (FAB 2902) deverá ser incorporado ainda em outubro. A aeronave já recebeu a pintura padrão e seguiu para os EUA.

Kc-390 reabastece os F-5M a caminho do Chile (FAB)

Total
0
Shares
Previous Post

Azul volta a receber um novo Embraer E195-E2

Next Post
ATR 72-600 da Azul (Foto - Azul)

Sem rival Gol, Azul terá “ponte-aérea” Recife-Fernando de Noronha

Related Posts
Total
0
Share