Futuro avião-tanque da FAB, primeiro KC-30 pousa no Brasil

Aeronave Airbus A330-200 foi adquirida da Azul Linhas Aéreas e será recebida pelo Esquadrão Gordo nesta terça-feira, 26
O FAB 2901, primeiro KC-30 da FAB

Já está de volta ao Brasil o Airbus A330-200 que será transformado no avião-tanque KC-30 (MRTT) pela Força Aérea Brasileira (FAB). O widebody, que voou pela Azul antes de ser vendido ao governo brasileiro, realizou um périplo pelo mundo para ser adaptado para uso militar antes de pousar no começo da manhã no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

A aeronave havia passado pela Jordânia e Irlanda, onde recebeu a pintura da FAB, antes de voar para os Estados Unidos para ser oficialmente entregue pela Azul. De Victorville, na Califórnia, o A330 decolou logo após a meia-noite, pousando no Brasil às 7h, horário local.

Segundo a Força Aérea, o futuro KC-30 seguirá para a Base Aérea do Galeão, onde será incorporado ao Esquadrão Gordo, que também irá operar a segunda aeronave do tipo, parte de um acordo de venda no valor de US$ 80 milhões fechado com a Azul.

O primeiro KC-30 recebeu a matrícula FAB 2901, que substituiu o registro PR-AIS, até então utilizado em seu período civil. Apesar das marcações militares, o A330 preserva ainda várias características de aeronave de passageiros. A transformação para o padrão MRTT (Multi-Role Tanker Transport), ainda deverá ser contratada junto à Airbus por valores ainda não conhecidos.

A FAB pretende contar com os dois KC-30 como principais vetores de reabastecimento aéreo a partir de 2024.

Total
5
Shares
0 0 votes
Article Rating
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco José Sousa
Francisco José Sousa
24 dias atrás

Essas notícias não deveriam circular, a quem interessa?
Há necessidade dessa informação ao mundo ?!

Previous Post

Embraer retira pedidos de jatos E190-E2 e E195-E2 da Congo Airways

Next Post

Novo turboélice Kodiac 900 quer ser pedra no sapato do Cessna Caravan

Related Posts
Total
5
Share