Air France-KLM anuncia plano de adquirir 50 widebodies Airbus A350

Grupo anunciou ampliação do acordo que incluirá as variantes A350-900 e A350-1000. Primeiras aeronaves chegarão a partir de 2026 para o lugar dos A330 e Boeing 777
Grupo Air France-KLM
Grupo Air France-KLM

A Air France-KLM anunciou nesta segunda-feira (25) que planeja expandir um acordo com a Airbus para adquirir 50 widebodies A350, além de 40 opções de compra.

O rumor já circulava há algum tempo e foi confirmado pelo jornal francês Le Tribune horas antes do anúncio do grupo.

Segundo o comunicado, serão recebidos tanto o A350-900 quanto o A350-1000, este inédito no grupo. O acordo, no entanto, não estabelece quantidades nem quais empresas receberão as aeronaves, o que será feito de forma “evolutiva”.

“Esta nova encomenda será um passo importante na renovação da frota do Grupo. O Airbus A350 é uma aeronave de última geração com excelente histórico na Air France, onde rapidamente se tornou um favorito entre passageiros e tripulantes. desde a sua entrada em serviço em 2019”, disse Benjamin Smith, CEO da Air France-KLM.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O pedido será adicionado a um contrato existente com a Airbus e que tem 41 aeronaves confirmadas, 22 das quais entregues, todas para a Air France.

Somando os cargueiros A350F encomendados, o grupo Air France-KLM será o maior operador do widebody no mundo, com 99 aeronaves.

As entregas ocorrerão entre 2026 e 2030 e servirão como substituição dos antigos widebodies A330 e Boeing 777.

A KLM deveria ter recebido alguns A350 no passado, mas os trocou por mais Boeing 787 (AF-KLM)

A350 volta aos planos da KLM

A Boeing também concorria pelo pedido com os modelos 787 e 777X. A KLM tem sido uma fiel cliente da fabricante dos EUA, mas em 2021 encomendou jatos A320neo para substituir seus Boeing 737.

Entre os argumentos apontados a favor do A350 estão sua capacidade de passageiros e também autonomia maiores.

Os A350 irão substituir os widebodies mais antigos do grupo como o Boeing 777 (Rafael Luiz Canossa)

Há atualmente 26 A330 e 92 777 na frota das duas transportadoras, além de 33 787 Dreamliners.

A KLM deveria ter operado o A350 tempos atrás, mas em um arranjo com a Air France, acabou repassando sua encomenda para a parceira, em troca de mais unidades do Dreamliner.

O anúncio da encomenda do A350 ocorre dias após o grupo Air France-KLM estabelecer uma parceria com a Airbus para realizar serviços de manutenção especializado no widebody.

Total
0
Shares
Previous Post

Aeroporto de Congonhas, em SP, será assumido por operadora privada em 17 de outubro

Next Post

Companhia aérea Scoot adere ao programa de suporte da Embraer

Related Posts
Total
0
Share