Air France planeja compra de até 50 jatos E2 da Embraer, segundo jornal

Aeronaves do modelo E190-E2 seriam destinadas a subsidiária regional Hop!; investimento pode chegar a US$ 3 bilhões
Divisão de voos regionais da Air France, a Hop! opera atualmente com 35 aeronaves da Embraer (Divulgação)

De acordo com informações do jornal francês Les Echos, o grupo Air France planeja adquirir de 35 a 50 jatos regionais E190-E2 da Embraer para renovar a frota da subsidiária regional Hop!. O investimento, segundo a publicação, pode alcançar a cifra de até US$ 3 bilhões.

Na semana passada, a Hop! confirmou a desativação de sua frota de 14 jatos Bombardier CRJ-1000 e que passaria a operar somente com os Embraer E170 e E190. A empresa regional francesa conta com 34 aeronaves da fabricante brasileira (15 modelos E170 e 19 E190).

A publicação aponta que a companhia aérea francesa e representantes da Embraer já iniciaram as discussões sobre o possível acordo, que pode ser efetivado até o fim do terceiro trimestre deste ano. Nenhuma das partes, no entanto, confirmou a informação. Questionada pelo jornal, um porta-voz da empresa francesa comentou que “o grupo Air France está constantemente estudando as necessidades de frota de suas empresas”.

VEJA TAMBÉM

A possível compra de jatos E190-E2 vai ao encontro dos compromissos ambientais do grupo Air France-KLM, que planeja reduzir drasticamente o consumo de combustível e emissões CO2 de suas frotas até 2035. Ao trocar os modelos E1 da Hop! pelos novos E2 a economia com querosene pode chegar a 17%, segundo o jornal francês.

Se for confirmado, o pedido de até 50 aeronaves para a Hop! pode ser a maior encomenda de jatos E2 recebida pela Embraer até o momento e também um importante avanço no backlog da fabricante, que só conseguiu entregar 44 aeronaves comerciais em 2020 e 48 em 2021, contra 89 modelos enviados aos clientes em 2019, antes da pandemia da Covid-19.

A Air France tornou-se a nova operadora do Airbus A220 em 2021, aeronave que rivalizar com a família E2, da Embraer. Mas mesmo o A220-100, sua menor versão, possui uma capacidade muito maior do que o E190-E2.

A Hop! desativou seus 14 jatos CRJ-1000 na seamna passada (Laurent Errera)

Total
0
Shares
Previous Post

Boeing 737-800 da China Eastern Airlines cai no sul do país

Next Post
Míssil MICLA BR

Em recuperação judicial, Avibras é responsável por projeto de míssil para o Gripen

Related Posts
Total
0
Share