Air France planeja compra de até 50 jatos E2 da Embraer, segundo jornal

Aeronaves do modelo E190-E2 seriam destinadas a subsidiária regional Hop!; investimento pode chegar a US$ 3 bilhões

Divisão de voos regionais da Air France, a Hop! opera atualmente com 35 aeronaves da Embraer (Divulgação)

De acordo com informações do jornal francês Les Echos, o grupo Air France planeja adquirir de 35 a 50 jatos regionais E190-E2 da Embraer para renovar a frota da subsidiária regional Hop!. O investimento, segundo a publicação, pode alcançar a cifra de até US$ 3 bilhões.

Na semana passada, a Hop! confirmou a desativação de sua frota de 14 jatos Bombardier CRJ-1000 e que passaria a operar somente com os Embraer E170 e E190. A empresa regional francesa conta com 34 aeronaves da fabricante brasileira (15 modelos E170 e 19 E190).

A publicação aponta que a companhia aérea francesa e representantes da Embraer já iniciaram as discussões sobre o possível acordo, que pode ser efetivado até o fim do terceiro trimestre deste ano. Nenhuma das partes, no entanto, confirmou a informação. Questionada pelo jornal, um porta-voz da empresa francesa comentou que “o grupo Air France está constantemente estudando as necessidades de frota de suas empresas”.

VEJA TAMBÉM

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

A possível compra de jatos E190-E2 vai ao encontro dos compromissos ambientais do grupo Air France-KLM, que planeja reduzir drasticamente o consumo de combustível e emissões CO2 de suas frotas até 2035. Ao trocar os modelos E1 da Hop! pelos novos E2 a economia com querosene pode chegar a 17%, segundo o jornal francês.

Se for confirmado, o pedido de até 50 aeronaves para a Hop! pode ser a maior encomenda de jatos E2 recebida pela Embraer até o momento e também um importante avanço no backlog da fabricante, que só conseguiu entregar 44 aeronaves comerciais em 2020 e 48 em 2021, contra 89 modelos enviados aos clientes em 2019, antes da pandemia da Covid-19.

A Air France tornou-se a nova operadora do Airbus A220 em 2021, aeronave que rivalizar com a família E2, da Embraer. Mas mesmo o A220-100, sua menor versão, possui uma capacidade muito maior do que o E190-E2.

A Hop! desativou seus 14 jatos CRJ-1000 na seamna passada (Laurent Errera)