Air Nostrum e CityJet criam gigante de aviação regional na Europa

Companhias espanhola e irlandesa anunciaram a formação da Strategic Alliance of Regional Airlines (SARA), holding que conta com 74 aeronaves e almeja chegar a 100 unidades no futuro
A CityJet já teve uma frota eclética com aviões BAe 146 e o russo SSJ100

As companhias aéreas Air Nostrum (Espanha) e CityJet (Irlanda) anunciaram nesta terça-feira (17) a criação da Strategic Alliance of Regional Airlines (SARA), holding que controlará a operação de nove empresas, incluindo as duas transportadoras.

Segundo o grupo, que passa a ser comandado por Carlos Bertomeu, também CEO da Air Nostrum, a SARA terá 80% das ações com Air Investment Valencia (AIV), que controla a transportadora espanhola, e o restante com os acionistas da CityJet.

A união das empresas foi anunciada originalmente em 2018, mas acabou postergada em meio à Covid-19 e a mudança da situação financeira de ambas.

Por conta disso, uma fusão acabou descartada, mas as duas companhias aéreas acreditam que poderão estabelecer várias sinergias operacionais.

Executivos das duas empresas celebram a união (CJ)

O grupo passa a contar com uma frota de 74 aeronaves, formada em sua maioria por jatos CRJ1000, sendo 45 jatos na Air Nostrum, 26 na CityJet e três na Hibernian.

Além da Air Nostrum,da CityJet e Hibernian, o SARA também é formado pela subsidiária dinamarquesa CityJet A/S e também companhias de manutenção, centro de treinamento de tripulantes e suporte, serviços corporativos e broker comercial.

A Air Nostrum atua sobretudo como operadora regional da Iberia enquanto a CityJet presta serviços para a SAS, Lufthansa e Brussels Airlines. A meta do grupo é chegar a 100 aeronaves nos próximos anos.

CRJ-1000 da Air Nostrum: companhia regional espanhola chegou a pensar a ter voos domésticos no Brasil (Alan Wilson)

A CityJet chegou a anunciar em 2021 que iria acrescentar à sua frota aeronaves da Embraer, mas o plano não foi adiante. A empresa aérea chegou a voar com os jatos russos Sukhoi SSJ100 por algum tempo.

Já a Air Nostrum chegou a mostrar interesse em abrir uma filial no Brasil em 2020, conforme a própria ANAC revelou an época.

“Esperamos que a SARA se expanda por toda a Europa, reforçando a nossa colaboração com as principais companhias aéreas europeias, levando-nos a crescer até cem aeronaves regionais nos próximos três anos”, disse Miguel Ángel Falcón, Diretor Geral da SARA e Vice-Presidente da Air Nostrum.

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