CityJet vai operar jatos E190 e E195 em 2022

Companhia aérea focada em ‘wet lease’ possui uma frota exclusiva de CRJ900 e se prepara para receber cinco E-Jets
A CityJet já teve uma frota eclética com aviões BAe 146 e o russo SSJ100

Fundada em 1993 para oferecer serviços entre o Aeroporto London City e Dublin, a CityJet já foi parceira da Virgin Atlantic e da Air France. Atualmente, a empresa possui um contrato com a SAS realizando voos para a companhia aérea escandinava com jatos CRJ900.

Nesta semana, o CEO da empresa, Pat Byrne, revelou em entrevista ao CH-Aviation que a CityJet adicionará jatos E190 e E195 à sua frota em 2022.

Segundo ele, há uma escassez de aeronaves CRJ900, produzidas pela Bombardier e que por isso os aviões da Embraer se mostraram uma opção atraente para o chamado serviço ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance, and Insurance).

Inicialmente, serão cinco E-Jets cujo os termos do acordo não foram revelados por Byrne. Eles se juntarão aos 20 CRJ900 operados atualmente e que podem ganhar a companhia de turboélices também.

A CityJet analisa operar os modelos ATR72 e Dash 8-400, mas o estudo ainda é preliminar.

O interesse da CityJet pelos E-Jets coincide com relatos da Scandinavian Airlines a respeito do interesse pela aeronave da Embraer. Não está claro, contudo, se as duas companhias aéreas pretendem estabelecer um acordo nesse sentido.

A CityJet possui 20 CRJ900 e vai receber cinco E-Jets em 2022

Operadora do SSJ100

A CityJet já teve em sua frota diversas aeronaves regionais, sobretudo o quadrimotor BAe 146/Avro RJ85. A empresa recebeu em 2016 sete jatos russos Sukhoi SuperJet 100, mas em 2019 os devolveu ao arrendador por falta de peças de reposição.

A CityJet já contou com várias aeronaves como o BAe 146 e o SSJ100

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