Airbus A320 é o avião mais presente em aeroportos no mundo todo

Jatos Embraer E190/E195 estão na quarta colocação das aeronaves que atendem mais destinos
A Azul iniciou seus voos comerciais com o A320neo em dezembro de 2016 (Airbus)
Um A320neo, jato que tem se popularizado no Brasil, pode pagar até R$ 850 mil em impostos por ano (Airbus)
Além da Azul, o A320neo também foi encomendado pela Avianca e Latam Airlines (Airbus)
O Airbus A320 é o avião mais utilizado no Brasil; o modelo voa com Latam, Azul e Avianca (Airbus)

O Airbus A320 é o “dono” dos aeroportos do mundo todo. Segundo pesquisa da consultoria OAG Schedules Analyser, o jato comercial europeu serve regularmente 1.323 terminais aéreos nos cinco continentes, à frente do Boeing 737-800, presente em 1.224 pontos. O estudo publicado nesta semana contabilizou os resultados da aviação mundial até agosto de 2016.

O A320 – incluindo a nova geração A320neo – e o 737-800 são as únicas aeronaves do mercado que operam atualmente em mais de 1.000 aeroportos. Na terceira colocação está o A319, da Airbus, presente em 944 terminais pelo mundo. Em quarto lugar vem reunidos os jatos E190 e E195, da Embraer, atuando em 723 aeroportos neste ano.

A lista do cinco melhores colocados é completada pelo turbo-hélice ATR 72, operando a partir de 713 aeroportos. Até a 12º colocação, o ranking é dominado por aeronaves comerciais de médio porte, como é o caso dos Embraer E170 e E175, contabilizados em conjunto, na décima posição, com 422 aeroportos, e a série ERJ 135, 140 e 145, na posição seguinte, presentes em 421 pontos.

O jato comercial widebody (fuselagem larga) melhor colocado na lista é o Airbus A330, em 13º, presente em 361 terminais pelo planeta em 2016. Outro “gigante” bem ranqueado é o Boeing 767, na 15º colocação, atendendo 318 aeroportos.

Já o Boeing 787 Dreamliner, uma das aeronaves mais recentes do mercado, aparece em 19º, atuando em 219 aeroportos neste ano. O Airbus A350, outro jato recém-introduzido, ficou na última posição do ranking elaborado pela consultoria, cobrindo 36 destinos.

A lista da OAG também evidencia o mau momento das aeronaves comerciais quadrimotores. Nesse campo, o melhor colocado é o Airbus A340, atualmente trabalhando em 149 aeroportos. Já o Boeing 747 pousou em 100 aeroportos pelo mundo em 2016, enquanto o A380, o maior avião de passageiros do mundo, atendeu 55 destinos.

Aviões que atendem mais aeroportos no mundo:

1 – Airbus A320 (A320neo) – 1.323
2- Boeing 737-800 – 1.224
3- Airbus A319 – 944
4- Embraer E190/E195 – 723
5- ATR 72 – 713
6- Boeing 737-700 – 646
7- Airbus A321 – 626
8- Bombardier CRJ 100/200 – 539
9- Bombardier Q400 – 454
10- Embraer E170/E175 – 422
11- Embraer ERJ 135/140/145 – 421
12- Bombardier CRJ 900 – 420
13- Airbus A330 – 361
14- Boeing 737-900 – 329
15- Boeing 767 – 318
16- Boeing 757 – 283
17- Boeing 777 – 259
18- Bombardier CRJ 700 – 251
19- Boeing 787 – 219
20- Airbus A340 – 149
21- Sukhoi Superjet – 101
22- Boeing 747 – 100
23- Airbus A318 – 77
24- Airbus A380 – 55
25- Airbus A350 – 36

Veja mais: Nova regras na aviação brasileira causam desconfianças

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  1. NÃO GOSTO DE AVIÕES. PASSAGENS CARAS.DESCONFORTÁVEL, PERIGOSO, ALÉM DE CHATO E NOJENTO. TODO MUNDO RESPIRANDO, SOLTANDO PUM E POR LONGOS PERÍODOS. AQUILO É UMA CULTURA DE VÍRUS E BACTÉRIAS ALÉM DE UM VETOR TERRÍVEL DE TODAS AS MOLÉSTIAS GRAVES E INFECCIOSAS DO MUNDO. PARA COMPLETAR O DRAMA, DIFICILMENTE SE ESCAPA DOS DESASTRES AÉREOS E AINDA, É MUITO DIFÍCIL O RECONHECIMENTO DOS CORPOS. QUEM MORRE EM DESASTRE AÉREO NÃO TEM DIREITO AO PURGATÓRIO, JÁ VAI DA VIDA PARA O INFERNO, POIS SEMPRE SE MORRE CARBONIZADO. TÉTRICO. PREFIRO ANDAR NUM JEGUEZINHO AQUI NO MEU SECO E ADORÁVEL CEARÁ.

  2. Pesquisa tendenciosa!
    Se o A-320 tem todas as suas versões contabilizadas, por que o B-737 tem apenas a versão 800?
    Todo mundo sabe que o B-737 é, de longe, o mais vendido/utilizado no mundo!

  3. Thiago, Tuiago…
    E nossa Embraer em quarto lugar afora outros modelos também na lista? Esqueceu dos bugres voadores Thiago?

  4. O ranking talvez nao seja preciso, pois agrega todas as versões do A320 na primeira colocação, ao passo que as versões do 737 estão separadas (800, 700 e 900). É necessário agregar também os 737. Provavelmente há terminais atendidos por 737-700 e 737-900 que não estejam incluídos no total do 737-800.

  5. Mal momento dos quadrimotores? Tamanho de pista, terminal e viabilidade logistica somente em grandes hubs nao contam??? Gosto muito da Airway e gostei muito da materia, mas essa ultima parte nao precisava ser colocada desse jeito.

  6. com todo respeito ao avião da airbus mas o avião boeing parece que é mais seguro e mais fácil de ser pilotado pois usa uma tecnologia básica para um avião grande pois a airbus usa tecnologia demais para pouca coisa e isto faz o piloto ser réfem da máquina e isto é muito perigoso quando se faz viagens intercontinentais do tipo américa,europa,ásia e africa.

  7. Na realidade são 2199 modelos Boeing 737.

    Em relação à Embraer, a maioria dos brasileiros não têm noção da importância dessa empresa no cenário mundial da aviação, os aviões Embraer estão entre os mais utilizados na aviação regional, tanto nos EUA quanto na Europa, inclusive o antigo EMB120 Brasília que ainda é muito utilizado nos EUA.
    Se existe algo para se ter orgulho do Brasil esse “algo” se chama Embraer.

  8. Boeing 737 aparece nesta lista, em três versões separadas e o Airbus A 320 em uma única. Foi erro de redação ou intencional?

  9. Moro na Europa, o espaço aéreo mais movimentado do mundo. Viajo com frequência de aviao. Aqui se tem um leque de opçoes de Cias Aéreas, conforto e preços além de outras facilidades . Com certeza relativamente o Airbus é a aeronave mais vista nos terminais dos grandes aeroportos. Pessoalmente gosto do Airbus pela ergonomia (o Europeu é muito bom neste quisito, basta ver os automóveis) e tecnologia. O Boeing, também é tao seguro quanto o Airbus. A concepção “militar” do Boeing traz nele o conforto de “J ee p ” da década de 40. Quem viaja bastante pode confirmar esta pesquisa. O Brasil nao é referencia pelo seu paupérrimo movimento. Olhem o site Flightware e vejam como é o espaço aéreo de cada continente.

  10. A320 compete com o 737-800… Se tivesse que combinar as versões -600, -700 e -900, teria que juntar seus concorrentes da linha A320, respectivamente A318, A319 e A321…

    Tá tudo certo, Airbus vende mais há um tempo. Além de usar menos pista que os Boeing.
    Eu prefiro Boeing, não me importo com quantidade de aeroporto!

  11. Me desculpe mas a reportagem tem 2 erros graves. 1o a Azul não usa o A-320, mas o A-330. Nem tem o A-320. 2o O avião da foto é o E-190, não o A-320.

  12. Rubem,
    Voce deve ser bom em alguma coisa mas em identificar modelo de avião realmente não é uma de suas especialidades. Eu nunca vi nos hangares da Embraer esse modelo da foto nem em SJC nem em GP, acho que nem cabe lá dentro. kkkk

  13. @Rubem e @Thiago Vinholes: É um A320new sim. A Azul começou a operar os A320new. Prefiro mais a configuração de assentos 2-2 dos Embraer…

  14. É cada comentariozinho bobo que se vê aqui em em qualquer outra matéria da internet,as pessoas só sabem reclamar,ninguém reconhece o trabalho de quem posta,se acham tão ruim assim não leiam,não visitem o site e usem o seu tempo pra fazer uma coisa melhor,já que esta não presta ora bolas!

  15. E outra coisa inútil é esta briga idiota de fãs de airbus x fãs de boeing,coloquem uma coisa nessas suas cabecinhas de vento: tanto faz o fabricante,uma aeronave antes de ser colocada em operação,ates mesmo de ir a uma linha de montagem é testada,trabalhada,pesquisada,passa por muitas etapas,todas elas são muito seguras,o que faz a diferença é o cuidado da empresa que a possui. Pegue o avião que vc considera mais seguro no mundo e comece a usá-lo sem fazer a manutenção correta e verá o que acontecerá,não é questão de modelo ou fabricante,mas de manutenção adequada.

  16. E ao senhor rubem,entendido de aeronaves só uma dica: já faz algum tempo que a azul está operando o A320 novo,inclusive fiz uma viagem pra joão pessoa nele,sendo assim o único grande erro da reportagem é o seu comentário.

  17. Voei recentemente em 757s (757-200 e 757-300), a configuração do 300 com sanitários no meio é bastante interessante, não fica aquele corredor imenso em que tem que ir até o fundo. Sem contar que o assento imediatamente após o banheiro tem bastante espaço. Bem confortáveis, mas como já deixaram de ser fabricados há algum tempo não há porque trazê-los pra cá.

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