Cargueiro da Aerosur se acidenta após a decolagem

Boeing 727 tentou decolar do aeroporto de Gérman Orlan, na cidade de Puerto Carreño, capital da província de Vichada, mas ultrapassou a cabeceira da pista
Momento em que o Boeing 727 ultrapassa os limites da pista antes de decolar
Momento em que o Boeing 727 ultrapassa os limites da pista antes de decolar

Mais um acidente grave com um avião de grande porte ocorreu nesta terça-feira na Colômbia, desta vez um cargueiro. O que mais impressiona neste caso é que havia moradores na cabeceira da pista filmando a decolagem da aeronave e acabaram flagrando o momento em que o Boeing 727-200 da companhia Aerosucre ultrapassa os limites da pista.

Apesar disso, o jato conseguiu decolar algumas centenas de metros depois, mas sofreu danos significativos e poucos minutos depois caiu numa região próxima. O aeroporto da cidade possui uma única pista com 1.800 metros de extensão, um pouco inferior a pista principal de Congonhas, em São Paulo.

O Boeing 727-200, de prefixo HK-4544, foi fabricado em 1975 para a companhia Air Jamaica, que o operou até 1997 quando foi convertido para carga, tendo passado por várias empresas depois disso, até chegar a Aerosucre em 2008.

Velocidade de decisão

Como em todos os acidentes aéreos, será feita uma investigação para entender os motivos do acidente, porém, é possível observar que um avião raramente ultrapassa os limites da pista exceto por uma falha mecânica num dado momento crucial ou por uma falha humana como, por exemplo, um erro no peso de decolagem ou mesmo na distribuição da carga no compartimento.

Numa decolagem normal, a tripulação tem em mãos os momentos de checagem se tudo corre bem a fim de seguir com o voo ou abortá-lo. Esses momentos são delimitados por termos como V1, VR e V2, entre outros. A V1 é a velocidade de decisão, ou seja, “é a velocidade máxima em que é possível abortar com segurança e a mínima em que o piloto pode continuar a decolagem em caso de uma falha em um dos motores”, explica um texto da Airbus. A Vr, por sua vez, é a velocidade de rotação. Em outras palavras, o momento em que o piloto começa a levantar o avião – nesse caso isso ocorreu já fora dos limites da pista. A V2 ocorre quando o aparelho está voando a uma altitude mínima previamente calculada.

Veja também: Saiba qual avião o time da Chapecoense voava no dia do acidente

Por alguma razão ainda não esclarecida, o 727 da Aerosucre seguiu o procedimento de decolagem mesmo após não ter cumprido alguns desses passos. Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda.

Total
0
Shares
0 0 votes
Article Rating
59 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ademir Backes
5 anos atrás

Vitimas? Feridos?
Algo aconteceu com pessoas que assistiam??
Faltaram muitas informações.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Mas e ai, algum sobrevivente? Qtos morreram, etc? Reportagem fraca!

katia malagodi
katia malagodi
5 anos atrás

Me desculpem se eu estiver errada, mas o texto cita a V1 como havendo possibilidade de frenagem e eu sempre li e vi a respeito que a V1 é a velocidade em que a aeronave já não pode mais abortar a decolagem, tendo em sequência que efetuar a rotação.

Silvio Macedo
5 anos atrás

Deus é o todo poderoso que nos ama. E com este acidente podemos aprender que muitas vidas poderão ser salvas. Não basta construir aviões cada vez maiores e mais potentes. Tem que se pensar também e principalmente investir na construção de pistas de acordo com o tamanho deles.

Orlando
Orlando
5 anos atrás

Flaps?

Frederico
Frederico
5 anos atrás

Aerosucre = avião boliviano.
Nãao conseguiu decolar ? Peso excessivo…..

Marcos
Marcos
5 anos atrás

Que matéria mais chula. Falou tanto, deu tantos detalhes técnicos sobre v1,vr e v2 mas, o principal que é a tripulação não se falou nada. Ah, me esqueci, não haviam jogadores a bordo apenas meros pilotos.

hanheta
hanheta
5 anos atrás

Vocês são burros ou não sabem ler?

“Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda”.

Daniel
5 anos atrás

Mas tem gente chata nesse mundo!! a informação está clara na matéria: 5 dos 6 tripulantes morreram na queda. Logo, temos 1 sobrevivente! (precisa desenhar?). Como assim aconteceu algo com quem assistia?? Já viu o ditado “o que tem a ver o c.. com as calças?”. Pelo amor… leia direito e para de falar m…

Ivan
Ivan
5 anos atrás

” Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda.” Tá escrito no texto… quer que desenha?

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Câmera na mão da maioria da papulação mundial ainda é como na mão de macacos, os caras não sabem nem fazer uma simples filmagem

Dirther
Dirther
5 anos atrás

O povo não sabe ler? Falam que a reportagem é fraca mas o que eles perguntaram está no texto.

Sergio
Sergio
5 anos atrás

Pessoal não lê a notícia completa e fica fazendo perguntas bobas…

“Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda.”

Juan
Juan
5 anos atrás

No último parágrafo diz: “cinco dos seis tripulantes morreram na queda”.

Fernando
Fernando
5 anos atrás

Se observarem no final do vídeo mostra um tripulante sendo resgatado. Porém sem vida e degolado.

Roberto
Roberto
5 anos atrás

Nem chegou a decolar. Excesso de peso,flaps posicionados erroneamente?
Só uma investigação poder apontar as causas. Curiosamente parece ser mais uma companhia de uma única aeronave como a que matou os jogadores da Chapecoense.

Oswaldo
Oswaldo
5 anos atrás

Silvio Macedo, para ser elevado à categoria de besta quadrada, é necessário que você morra e nasça de novo. Tente da próxima vez, vir pelo menos como jumento, ele é bem mais esperto que você e esse seu deus doido.

Danieç
Danieç
5 anos atrás

Noticiaram o básico para que entendêssemos o que aconteceu e, nada mais seria necessário, além disso.

RICARDO
RICARDO
5 anos atrás

IMPRESSIONANTE TER GENTE FALANDO QUE “ESTE ACIDENTE NOS ENSINA QUE VIDAS PODEM SER SALVAS.” BOTA TUA MÃE OU TUA FILHA LÁ NO MEIO DO ACIDENTE, PRA VER SE TU GOSTAS OU VAIS FALAR EM “DEUS!”

Ivan Lopes
Ivan Lopes
5 anos atrás

Acho que ao invés de ficarmos aqui discutindo a qualidade da noticia, deveríamos externar nossas condolências assim como os colombianos fizeram com tanta dignidade quando houve o acidente com a chape…menos arrogância e mais tolerância! Meus sentimentos aos familiares da tribulação.

Alexandre
Alexandre
5 anos atrás

Pessoal só lê o que interessa…..no matéria fala dos 6 tripulantes e que um esta vivo ainda, no resgate havia dois vivos…mas um morreu no hospital.

Marcos
5 anos atrás

Sempre que cai um aviao falam primeiro dos passageiros e xom muita , muita sorte falam dá tripacao ridículo…… Sem comentarios.

Jonas@hotmail.com
5 anos atrás

Seus burros, os senhores nem lêem a matéria.
No texto diz, “5 dos 6 tripulantes morreram!”
Não sei como sobreviveu…

juliana
juliana
5 anos atrás

gente vamos ler a reportagem por inteiro!?
a reportagem deixou bem claro q eram 6 tripulantes, sendo q 5 morreram…. dúvidas??

Jair
Jair
5 anos atrás

O Povo não esta lendo..

“Por alguma razão ainda não esclarecida, o 727 da Aerosucre seguiu o procedimento de decolagem mesmo após não ter cumprido alguns desses passos. Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda.”

Nino
Nino
5 anos atrás

Achei a matéria curta mais boa sim…ela abordou detalhes técnicos de decolagem, carga e disse que 5 dos 6 tripulantes morreram, obviamente nenhuma vítima em solo, pois se tratava de uma zona desabitada.

Fabiano
5 anos atrás

Gente, ta escrito na reportagem, 5 dos 6 tripulantes morreram

Paulo
Paulo
5 anos atrás

“Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda”. As pessoas não leem até o final e ficam criticando a matéria. E ainda tem um dizendo que se fossem jogadores a reportagem teria sido diferente. Fala sério!

Jose Jorge Pea
Jose Jorge Pea
5 anos atrás

Bom é narração do vídeo, “marica”! O avión botó una llanta!

alexandre
5 anos atrás

O aviao caiu agora e ja tem gente querendo que o reporter de os motivos, relate o que ha na caixa preta … Dificil …

Eu
Eu
5 anos atrás

A questão é que a maioria da população brasileira é BURRA e IGNORANTE assim como é o PT.
Cambada de ANALFABETOS que não sabem ler e interpretar a reportagem.

Antonio Carlos
Antonio Carlos
5 anos atrás

Esse profundor está esquisito…

Michel
Michel
5 anos atrás

Triste e preocupante. “Aeronaves” dessa qualidade como esta voando talvez até sobre nossas cabecas sem sabermos. A pergunta é: existe um controle de trafego no continente americano que leva em consideração o “estado” das aeronaves. Nao é preciso responder. Na Europa(CE) todos os equipamentos sao fiscalizados se estao dentro das normas de manutencao. As que nao estao, sao probidas de voar no espaco aereo europeu. Uma das maiores restricoes estao em empresas do continente africano

Simone
Simone
5 anos atrás

Matéria bem feita, exceto pela falta de edição de imagens ao final da matéria não é necessário mostrar resgate de corpos…

Itamar
5 anos atrás

Que trajedia muito triste ver isso , n vou dar minha opinião , excesso de peso , ou problemas nos flapes ou reversores ..

Roberto
Roberto
5 anos atrás

Marica…vou po tu na janta piolho

Casio oliver
Casio oliver
5 anos atrás

Além de não saber ler, dar palpite em uma coisa que não entende, é complicado, o 727 é um avião velho, era parecido com o sucatinha da presidência da republica, muitos foram transformados em cargueiros, dependendo da turbina, não pode pisar em solo europeu ou americano, por causa do barulho da turbina, e gasta bem mais combustível. Portanto não foi o avião por ser novo e nem provavelmente a pista. Se não sabe, pesquisa, não fala merda. Meus sentimentos a tripulação.

Renata Del soldato
Renata Del soldato
5 anos atrás

É inacreditável como as pessoas filmam mal!!! O avião está caindo e apontam a câmera para baixo!!!!!!! Caraca!!!!

Gilberto Santos
5 anos atrás

Prezada Sra. Malagodi,

A velocidade que não pode mais acontecer a abortagem chama V2. Temos que aventar também a idade da aeronave e as condições da sua manutenção.

Márcia
Márcia
5 anos atrás

Logo acima do video tem a informação que 5 dos 6 tripulantes morreram.

Antonio
Antonio
5 anos atrás

A pista tem 1700 m é o suficiente. Excesso de carga.

antonio carlos de lara campos prado
antonio carlos de lara campos prado
5 anos atrás

A informação de que Congonhas tem uma pista maior do que 1800 metros está errada. Congonhas tem cerca de 1600 metros de pista. Nela os 727 nem podiam decolar lotados, sob pena de cair no Jabaquara

emerson
emerson
5 anos atrás

Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda.
Isso é suficiente para esclarecer as dúvidas, mas estava na última linha. Antes de criticarem, leiam tudo.

ALEX
ALEX
5 anos atrás

pra quem duvida de deus, saiba vc não tem nada dentro de vc, deus é o maior. dobra a sua língua pra falar de deus..

PUDIM DE CAÇAHAÇA
5 anos atrás

Por favor, esclareçam-me, entre mortos e feridos, quantos e salvaram?

PABLO
PABLO
5 anos atrás

Então nos dias de hoje uma reportagem tem que ser simples, com todas informações diretas, e um LEIA MAIS… TENHO QUE DESENHAR?

Jose Alves
Jose Alves
5 anos atrás

Este é o nível educacional dos brasileiros, sequer sabem interpretar
um texto.

P
P
5 anos atrás

Gente três coisas:
1 – Aprendam a ler a noticia inteira ao invés de até só até aonde vocês querem, e outra se vocês querem a noticia tão a fundo assim assinem esses canais de noticias internacionais;
2 – Não se pode criticar a filmagem porque é obvio que ninguém espera que aconteça um acidente justo com o avião que está sendo filmado;
3 – Pelo amor de deus, esse video é do youtube não desse site e eles avisaram que o final era forte se você assistiu até o final e não gostou a culpa é sua, você podia muito bem ter parado na parte que o avião caiu.
Seriamente, a (falta de) inteligencia humana a cada dia me impressiona.

Thiago Vinholes
Editor
5 anos atrás
Reply to  P

AMÉM!

Thiago Vinholes
Editor
5 anos atrás
Reply to  Jose Alves

É assustador!

Previous Post
A Azul iniciou seus voos comerciais com o A320neo em dezembro de 2016 (Airbus)

Airbus A320 é o avião mais presente em aeroportos no mundo todo

Next Post
O jato desenvolvido pela Boeing e Saab disputa um contrato de US$ 11 bilhões nos EUA (Boeing)

Boeing T-X realiza primeiro voo

Related Posts