Cargueiro da Aerosur se acidenta após a decolagem

Boeing 727 tentou decolar do aeroporto de Gérman Orlan, na cidade de Puerto Carreño, capital da província de Vichada, mas ultrapassou a cabeceira da pista
Momento em que o Boeing 727 ultrapassa os limites da pista antes de decolar
Momento em que o Boeing 727 ultrapassa os limites da pista antes de decolar

Mais um acidente grave com um avião de grande porte ocorreu nesta terça-feira na Colômbia, desta vez um cargueiro. O que mais impressiona neste caso é que havia moradores na cabeceira da pista filmando a decolagem da aeronave e acabaram flagrando o momento em que o Boeing 727-200 da companhia Aerosucre ultrapassa os limites da pista.

Apesar disso, o jato conseguiu decolar algumas centenas de metros depois, mas sofreu danos significativos e poucos minutos depois caiu numa região próxima. O aeroporto da cidade possui uma única pista com 1.800 metros de extensão, um pouco inferior a pista principal de Congonhas, em São Paulo.

O Boeing 727-200, de prefixo HK-4544, foi fabricado em 1975 para a companhia Air Jamaica, que o operou até 1997 quando foi convertido para carga, tendo passado por várias empresas depois disso, até chegar a Aerosucre em 2008.

Velocidade de decisão

Como em todos os acidentes aéreos, será feita uma investigação para entender os motivos do acidente, porém, é possível observar que um avião raramente ultrapassa os limites da pista exceto por uma falha mecânica num dado momento crucial ou por uma falha humana como, por exemplo, um erro no peso de decolagem ou mesmo na distribuição da carga no compartimento.

Numa decolagem normal, a tripulação tem em mãos os momentos de checagem se tudo corre bem a fim de seguir com o voo ou abortá-lo. Esses momentos são delimitados por termos como V1, VR e V2, entre outros. A V1 é a velocidade de decisão, ou seja, “é a velocidade máxima em que é possível abortar com segurança e a mínima em que o piloto pode continuar a decolagem em caso de uma falha em um dos motores”, explica um texto da Airbus. A Vr, por sua vez, é a velocidade de rotação. Em outras palavras, o momento em que o piloto começa a levantar o avião – nesse caso isso ocorreu já fora dos limites da pista. A V2 ocorre quando o aparelho está voando a uma altitude mínima previamente calculada.

Veja também: Saiba qual avião o time da Chapecoense voava no dia do acidente

Por alguma razão ainda não esclarecida, o 727 da Aerosucre seguiu o procedimento de decolagem mesmo após não ter cumprido alguns desses passos. Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda.

Total
0
Shares
59 comments
  1. Me desculpem se eu estiver errada, mas o texto cita a V1 como havendo possibilidade de frenagem e eu sempre li e vi a respeito que a V1 é a velocidade em que a aeronave já não pode mais abortar a decolagem, tendo em sequência que efetuar a rotação.

  2. Deus é o todo poderoso que nos ama. E com este acidente podemos aprender que muitas vidas poderão ser salvas. Não basta construir aviões cada vez maiores e mais potentes. Tem que se pensar também e principalmente investir na construção de pistas de acordo com o tamanho deles.

  3. Que matéria mais chula. Falou tanto, deu tantos detalhes técnicos sobre v1,vr e v2 mas, o principal que é a tripulação não se falou nada. Ah, me esqueci, não haviam jogadores a bordo apenas meros pilotos.

  4. Vocês são burros ou não sabem ler?

    “Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda”.

  5. Mas tem gente chata nesse mundo!! a informação está clara na matéria: 5 dos 6 tripulantes morreram na queda. Logo, temos 1 sobrevivente! (precisa desenhar?). Como assim aconteceu algo com quem assistia?? Já viu o ditado “o que tem a ver o c.. com as calças?”. Pelo amor… leia direito e para de falar m…

  6. ” Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda.” Tá escrito no texto… quer que desenha?

  7. Câmera na mão da maioria da papulação mundial ainda é como na mão de macacos, os caras não sabem nem fazer uma simples filmagem

  8. Pessoal não lê a notícia completa e fica fazendo perguntas bobas…

    “Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda.”

  9. Nem chegou a decolar. Excesso de peso,flaps posicionados erroneamente?
    Só uma investigação poder apontar as causas. Curiosamente parece ser mais uma companhia de uma única aeronave como a que matou os jogadores da Chapecoense.

  10. Silvio Macedo, para ser elevado à categoria de besta quadrada, é necessário que você morra e nasça de novo. Tente da próxima vez, vir pelo menos como jumento, ele é bem mais esperto que você e esse seu deus doido.

  11. IMPRESSIONANTE TER GENTE FALANDO QUE “ESTE ACIDENTE NOS ENSINA QUE VIDAS PODEM SER SALVAS.” BOTA TUA MÃE OU TUA FILHA LÁ NO MEIO DO ACIDENTE, PRA VER SE TU GOSTAS OU VAIS FALAR EM “DEUS!”

  12. Acho que ao invés de ficarmos aqui discutindo a qualidade da noticia, deveríamos externar nossas condolências assim como os colombianos fizeram com tanta dignidade quando houve o acidente com a chape…menos arrogância e mais tolerância! Meus sentimentos aos familiares da tribulação.

  13. Pessoal só lê o que interessa…..no matéria fala dos 6 tripulantes e que um esta vivo ainda, no resgate havia dois vivos…mas um morreu no hospital.

  14. gente vamos ler a reportagem por inteiro!?
    a reportagem deixou bem claro q eram 6 tripulantes, sendo q 5 morreram…. dúvidas??

  15. O Povo não esta lendo..

    “Por alguma razão ainda não esclarecida, o 727 da Aerosucre seguiu o procedimento de decolagem mesmo após não ter cumprido alguns desses passos. Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda.”

  16. Achei a matéria curta mais boa sim…ela abordou detalhes técnicos de decolagem, carga e disse que 5 dos 6 tripulantes morreram, obviamente nenhuma vítima em solo, pois se tratava de uma zona desabitada.

  17. “Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda”. As pessoas não leem até o final e ficam criticando a matéria. E ainda tem um dizendo que se fossem jogadores a reportagem teria sido diferente. Fala sério!

  18. O aviao caiu agora e ja tem gente querendo que o reporter de os motivos, relate o que ha na caixa preta … Dificil …

  19. A questão é que a maioria da população brasileira é BURRA e IGNORANTE assim como é o PT.
    Cambada de ANALFABETOS que não sabem ler e interpretar a reportagem.

  20. Triste e preocupante. “Aeronaves” dessa qualidade como esta voando talvez até sobre nossas cabecas sem sabermos. A pergunta é: existe um controle de trafego no continente americano que leva em consideração o “estado” das aeronaves. Nao é preciso responder. Na Europa(CE) todos os equipamentos sao fiscalizados se estao dentro das normas de manutencao. As que nao estao, sao probidas de voar no espaco aereo europeu. Uma das maiores restricoes estao em empresas do continente africano

  21. Matéria bem feita, exceto pela falta de edição de imagens ao final da matéria não é necessário mostrar resgate de corpos…

  22. Além de não saber ler, dar palpite em uma coisa que não entende, é complicado, o 727 é um avião velho, era parecido com o sucatinha da presidência da republica, muitos foram transformados em cargueiros, dependendo da turbina, não pode pisar em solo europeu ou americano, por causa do barulho da turbina, e gasta bem mais combustível. Portanto não foi o avião por ser novo e nem provavelmente a pista. Se não sabe, pesquisa, não fala merda. Meus sentimentos a tripulação.

  23. É inacreditável como as pessoas filmam mal!!! O avião está caindo e apontam a câmera para baixo!!!!!!! Caraca!!!!

  24. A informação de que Congonhas tem uma pista maior do que 1800 metros está errada. Congonhas tem cerca de 1600 metros de pista. Nela os 727 nem podiam decolar lotados, sob pena de cair no Jabaquara

  25. Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda.
    Isso é suficiente para esclarecer as dúvidas, mas estava na última linha. Antes de criticarem, leiam tudo.

  26. pra quem duvida de deus, saiba vc não tem nada dentro de vc, deus é o maior. dobra a sua língua pra falar de deus..

  27. Então nos dias de hoje uma reportagem tem que ser simples, com todas informações diretas, e um LEIA MAIS… TENHO QUE DESENHAR?

  28. Gente três coisas:
    1 – Aprendam a ler a noticia inteira ao invés de até só até aonde vocês querem, e outra se vocês querem a noticia tão a fundo assim assinem esses canais de noticias internacionais;
    2 – Não se pode criticar a filmagem porque é obvio que ninguém espera que aconteça um acidente justo com o avião que está sendo filmado;
    3 – Pelo amor de deus, esse video é do youtube não desse site e eles avisaram que o final era forte se você assistiu até o final e não gostou a culpa é sua, você podia muito bem ter parado na parte que o avião caiu.
    Seriamente, a (falta de) inteligencia humana a cada dia me impressiona.

  29. Palpites: peso excessivo, configuração incorreta na decolagem ou falha no(s) motor(es).

    Parece que ao pegar na cerca, um dos motores engoliu parte da cerca e dá um “flash” em um motor.

  30. Quem comenta não sabe ler não?!?!?!?! “Segundo a imprensa local, cinco dos seis tripulantes morreram na queda.”

    Sobre o acidente: peso excessivo.

  31. Me impressionou a rapinagem de celulares filmando! Esse é o inferno da Internet onde as pessoas buscam mais “likes” do que serem uteis em um acidente trágico como esse!

  32. Antes de falar que os outros não leram a reportagem, que tal considerar que a matéria foi em algum momento atualizada com mais informações?

    Ou vcs acham REALMENTE acham ser coincidência que as primeiras pessoas que postaram aqui não se deram ao trabalho de lê-la por inteiro?

    Mais fácil criticar os outros do que tentar se colocar no lugar deles…

  33. Provavelmente abusaram no peso ou ouve deslocamento da carga, num momento parece fogo saindo do motor e por ultimo, o gordinho sendo atendido, que sorte heim cabron?

  34. Impressionante como o avião passa perto dos que estavam assistindo sua partida, não sei como não pegou nenhum. Deve ter sido desesperador para o piloto a sensação de que estava prestes a morrer, assim como naquele terrível acidente no Afeganistão algum tempo atrás, quando a carga se desprendeu e o avião não sustentou sua subida. Não deve ter sido fácil.

  35. Sobre a Aerosucre, ao contrário do que foi dito acima:

    1. Não, não é uma empresa de uma aeronave apenas. Aliás, não era, mas agora passou a ser, já que eles também possuem um 737-200F além do acidentado ontem;

    2. A mesma empresa já havia perdido, em Novembro de 2006, ou seja, 10 anos atrás, uma aeronave idêntica a esta, quando atingiu uma antena pouco antes do pouso – 03 tripulantes mais 02 passageiros morreram neste acidente.

Comments are closed.

Previous Post
A Azul iniciou seus voos comerciais com o A320neo em dezembro de 2016 (Airbus)

Airbus A320 é o avião mais presente em aeroportos no mundo todo

Next Post
O jato desenvolvido pela Boeing e Saab disputa um contrato de US$ 11 bilhões nos EUA (Boeing)

Boeing T-X realiza primeiro voo

Related Posts
Total
0
Share