Airbus A330-200 da Air France tinha 18 870 horas

Airbus A330-200 da Air France

Utilizado por várias companhias aéreas em voos de longo alcance e demanda de passageiros mediana, o A330-200, da Airbus, fez sucesso a ponto de motivar a reação da Boeing com o modelo 787.

A versão -200 tem maior alcance e menor capacidade de transporte que o A330-300, o modelo inaugural. A TAM foi a primeira empresa aérea a utilizar o o A330-200 entre o Brasil e o exterior.

A aeronave do acidente do voo AF-447, prefixo F-GZCP e número de série 660, voou pela primeira vez em 25 de fevereiro de 2005 e foi entregue para a Air France em 18 de abril do mesmo ano, portanto tinha pouco mais de quatro anos de uso. Antes do voo entre o Rio de Janeiro e Paris, o A330-200 acumulava 18 870 horas em cerca de 2 500 voos.

A rota anterior do F-GZCP havia sido entre Bangalore e Paris, no dia 31 de maio. Após esse voo, o avião da Air France seguiu para o Rio de Janeiro.

Existem hoje 341 unidades do A330-200 em operação no mundo, de um total de 343 aparelhos construídos. O total de encomendas da aeronave é de 557 exemplares.

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