Airbus alerta clientes sobre longas esperas por entregas do A321XLR

Segundo reportagem da Bloomberg, atrasos nas entregas do A321XLR podem ocorrer devido aos problemas de produção nas fábricas da Airbus e a demora na certificação da aeronave
O protótipo do A321XLR: jato é projetado para voos de até 8.700 km (Airbus)

Um dos jatos comerciais mais esperados no mercado, o Airbus A321XLR pode demorar mais do que o esperado para ser entregue aos clientes que o encomendaram. Segundo reportagem da Bloomberg, o fabricante europeu está alertando os compradores da aeronave de que eles enfrentarão esperas mais longas para receber o novo avião em suas frotas.

Fontes com conhecimento do assunto relataram à publicação de que os atrasos nas entregas da aeronave de longo alcance aos operadores poderão variar em questão de meses. No Brasil, o A321XLR está nos planos da LATAM Airlines Brasil, que encomendou cinco exemplares por meio de leasing.

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Airbus A321XLR infográfico
Rotas que o A321XLR é capaz de executar sem a necessidade de escalas (Airbus)

De acordo com a reportagem, essa demora ocorrerá devido aos problemas de produção nas fábricas da Airbus e a verificação regulatória do novo tanque de combustível central que dá ao A321XLR um alcance de voo transatlântico de 8.700 km, o suficiente para viajar com sobras de São Paulo para Nova York ou até Madri.

Anunciado durante o Paris Air Show de 2019, o A321XLR tinha uma meta ousada de estreia, prevista para este ano. No entanto, em 2022 a Airbus reprogramou a introdução da variante do A321neo para meados de 2024, quando os órgãos regulares de aviação dos EUA e da Europa investigaram um possível risco de incêndio relacionado ao tanque de combustível adicional instalado na aeronave. Desde o lançamento do projeto, mais de 500 unidades do jato foram encomendas.

O primeiro protótipo do A321XLR fez o voo inaugural em 15 de junho de 2022 (Airbus)

Com capacidade para mais 12.000 kg de combustível, o tanque de combustível extra do A321XLR é instalado próximo da caixa de asas da aeronave e diretamente sob os pés dos passageiros na cabine. Porém, conforme cita a publicação, esse detalhe não preocupa os compradores da aeronave. Em vez disso, eles temem que a revisão regulatória possa atrasar a entrada em serviço do avião até o final de 2024 ou início de 2025, relataram fontes.

Em encontro com investidores em Washington nesta semana, o CEO da Airbus, Guillaume Faury, declarou que a entrada em serviço do A321XLR “ainda está no caminho certo” para estrear no segundo trimestre de 2024, mantendo a posição informada pela fabricante durante a divulgação do resultado de 2022 no mês passado.

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