![A Airbus alcançou a marca de 10 mil aeronaves fabricadas em 46 anos (Airbus)](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2016/10/A350-900_SIA_10000th_Airbus_02-960x640.jpg)
A Airbus celebrou nesta sexta-feira (14) a entrega de sua aeronave número 10.000, um jato A350-900 para a companhia Singapore Airlines (SIA). O evento foi realizado na fábrica do grupo em Toulouse, na França, e contou com a presença do presidente da fabricante, Tom Enders, e CEO da companhia áerea de Cingapura, Goh Choon Phong.
A aeronave recebedida pela Singapore é o sexto A350-900 adquirido pela empresa, de um total de 67 modelos encomendados. O modelo comemorativo saiu da fábrica da Airbus com um logotipo especial, referente a marca alcançada. Segundo a empresa asiática, o aparelho vai voar na rota entre Cingapura e São Francisco, nos Estados Unidos, até o final deste mês.
“Estamos especialmente orgulhosos de celebrar este marco com a Singapore Airlines, um dos nossos clientes mais longos e um verdadeiro parceiro. Hoje, o grupo SIA opera aeronaves de toda a nossa linha de produtos e com os mais altos níveis de excelência técnica”, celebrou o presidente do grupo Airbus. A SIA é cliente da Airbus desde 1979.
Consórcio europeu
A Airbus foi fundada em 1970 por iniciativa dos governos da Alemanha, França e Reino Unido – a Espanha se juntou ao grupo no ano seguinte. O primeiro avião da empresa foi o A300, um jato wide-body de médio alcance, introduzido pela Air France, em 1974.
No início dos anos 1970, a aviação comercial era dominada por empresas dos EUA, principalmente a Boeing, além de McDonnell Douglas e Lockheed Martin, que ainda fabricavam aeronaves comerciais.
![O modelo comemorativo ganhou um logotipo especial referente a marca alcançada (Airbus)](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2016/10/A350-900_SIA_10000th_Airbus_01-960x640.jpg)
Curiosamente, os primeiros acionistas do consórcio europeu foram fabricantes do mesmo continente que posteriormente faliram ou foram superados pela Airbus em poucos anos. Eram eles a Aérospatiale, Deutsche Aerospace, Hawker Sidderley e a Fokker.
Inicialmente trabalhando somente no setor dos widebody (jatos de fuselagem larga) com o A300 e A310, introduzido em 1983, a Airbus passou a ganhar notoriedade quando passou a fabricar aeronaves menores, de apenas um corredor (os “narrowbody”, corpo estreito), com o lançamento da família A320, em 1987, hoje o avião comercial a jato mais vendido do mundo.
![O A300 foi o primeiro avião da Airbus e a Air France, o primeiro cliente da fabricante (Airbus)](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2016/10/A300B2_first_deli_to_AFR_1974-01-960x640.jpg)
Com o crescimento sustentado pelas vendas do A320, a Airbus investiu em novas aeronaves de grande porte e longo alcance no início da década de 1990. A fabricante encerrou as linhas de montagem dos modelos A300 e A310 e iniciou em seguida, em 1993, a produção em série do quadrimotor A340 (descontinuado em 2011), e, no ano seguinte, do bimotor A330.
Na década seguinte, em 2005, a Airbus impressionou o mundo quando decolou pela primeira vez o gigante A380, que tomou do Boeing 747 o posto de maior avião de passageiros do mundo, capaz de transportar até 868 ocupantes, embora nenhuma empresa tenha escolhido essa configuração de cabine, composta apenas por assentos de classe econômica.
![Os principais destaques das aeronaves Airbus ao longo dos anos (clique para ampliar)](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2016/10/airbus-familia-infografico-362x640.jpg)
A aeronave mais recente da Airbus é o jato de grande porte A350 XWB, considerado um dos mais modernos da atualidade. O aparelho entrou em operação em 2015 e vem sendo um dos aviões comerciais de longo curso mais encomendados pelas companhias, com mais de 800 pedidos – até o final de setembro a fabricante já havia entregado 41 jatos A350.
Aviões eletrônicos
Boa parte da fama dos aviões da Airbus vem de seus comandos de voo computadorizados, sistema conhecido como “fly-by-wire” (controle de voo por cabo elétrico). Esse recurso substitui os comandos mecânicos, realizados por cabos de aço e sistemas hidráulicos. Nos aviões do fabricante europeu, as superfícies de controle são movimentadas por atuadores elétricos, o que permite automatizar uma série de funções da aeronave.
Além dos comandos fly-by-wire, a Airbus também encontrou novas formas de reduzir o peso de seus aviões. O A350, por exemplo, possui uma série de componentes construídos com fibra de carbono, material tão resistente quanto o metal, porém muito mais leve. Essa solução reduz o consumo de combustível em cerca de 25% comparado aos jatos da geração anterior e, consequentemente, aumenta o alcance da aeronave na mesma proporção.
A fabricante trabalha atualmente na próxima geração do A330, chamado A330neo, com a primeira entrega programada para o final de 2017. Recentemente, a Airbus iniciou as entregas dos primeiros A320neo, a nova geração da família A320, equipado com recursos especiais para reduzir o consumo de combustível, como os sharklets, dispositivos aerodinâmicos nas postas das asas.
E a Airbus ainda tem muitos aviões para fabricar. A empresa tem pedidos para mais de 6.700 aeronaves, encomendadas por cerca de 400 companhias aéreas do mundo todo.
![O A380 é o maior avião de passageiros do mundo, mas seu mercado anda em baixa (Airbus)](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2016/07/Airbus_A380_01-960x640.jpg)
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