Airbus programa voo inaugural do A330neo para setembro

Jato com motores reformulados será 14% mais eficiente em consumo de combustível
O A330neo foi apresentado no primeiro semestre, ainda sem motores (Airbus)
O A330neo foi apresentado no primeiro semestre, ainda sem motores (Airbus)
O A330neo já está pronto, só faltam os motores da Rolls-Royce... (Airbus)
O A330neo já está pronto, só faltam chegar os motores da Rolls-Royce… (Airbus)

Em meio a uma série de novos aviões em desenvolvimento, a Airbus está atrasada apenas em um projeto, o do A330neo. Mas a culpa não é dela. O primeiro protótipo da aeronave já está pronto, mas não se pode dizer o mesmo de seus motores, o Rolls-Royce Trent 7000, até este momento em fase de testes com o fabricante. E o lançamento do novo jato ainda vai levar alguns meses.

Em entrevista ao Flight Global, Didier Evrard, vice-presidente executivo da Airbus, confirmou o primeiro voo do A330neo para “o final do verão” na Europa, em setembro. Pela previsão inicial, o avião já deveria está voando neste momento para ser entregue ao primeiro operador no final deste ano. Com o atraso, a estreia da aeronave foi empurrada para março de 2018.

O executico revelou que a Airbus vai receber os primeiros motores do A330neo ainda neste primeiro semestre e logo em seguida serão iniciados os testes em solo.

Mais econômico

Comparado ao modelo atual, a nova geração do A330neo será 14% mais eficiente em consumo de combustível. Além do motores mais avançados, o jato também terá a ajuda de novos winglets nas pontas das asas, dispositivos que ajudam a reduzir o arrasto aerodinâmico.

Ao consumir menos combustível, o A330neo poderá voar por maiores distâncias. De acordo com a Airbus, o modelo “neo” (acrônico para “New Engine Option” – “Nova Opção de Motor”) pode voar por mais 740 km em relação ao A330 atual. A autonomia do novo A330-900, substituto do A330-300, será de 12.130 km, com peso máximo de 242 toneladas. O modelo 800, que vai ocupar o posto do A330-200, poderá realizar voos de até 13.900 km.

O A330-900 mantém o mesmo comprimento do modelo equivalente atual, com 63,6 metros. As asas, por outro lado, ganharam quase quatro metros de extensão, e a envergadura da aeronave foi a 64 metros.

Com motores reformulados e novos winglets, o A330neo será 14% mais eficiente em consumo de combustível (Airbus)
Com motores reformulados e novos winglets, o A330neo será 14% mais eficiente em consumo de combustível (Airbus)

A capacidade de passageiros do A330neo não vai mudar: o modelo 900 é oferecido na configuração típica com 287 assentos em três ou duas classes, ou até 440 poltronas na cabine de alta densidade, raramente escolhida pelas empresas. Já o A330-800 poderá transportar de 257 a 406 passageiros.

Apesar do atraso do desenvolvimento, a Airbus já recebeu 210 encomendas pelo A330neo, o equivale a três anos e meio de produção da aeronave. O primeiro operador do novo jato será a companhia TAP, de Portugal.

Veja mais: Concorrente chinês do A320 e 737, Comac C919 está pronto para voar

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