Airbus realiza voo do A380 com combustível 100% sustentável

Primeira aeronave de produção em série, que será transformada em laboratório voador para propulsão de hidrogênio, realizou voo com um dos motores alimentado por resíduos de óleo de cozinha
O A380 número de série 1 realizou o primeiro voo usando combustível sustentável (Airbus)

A Airbus realizou o primeiro voo com um A380 utilizando combustível de aviação 100% sustentável (SAF na sigla em inglês) na sexta-feira, 25, em Toulouse, na França.

A aeronave escolhida para a experiência foi o A380 “MSN 1”, o primeiro a ser produzido em série, que ficou no ar por três horas com um dos motores alimentado por um combustível baseado em resíduos de gordura e óleo de cozinha usado. Nesta terça-feira, 29 de março, o A380 voltará a voar para testes de decolagem e pouso com SAF.

A Airbus já havia realizado voos com 100% de SAF utilizando um A350-900 em março de 2021 e também um A319neo em outubro do ano passado. Segundo a companhia, todas as suas aeronaves são certificadas para voar com uma mistura de até 50% de combustível de aviação sustentável. A meta é obter a aprovação para uso de SAF pleno até o final da década.

O A380 MSN 1 foi escolhido pela Airbus como base para iniciativas sustentáveis. A imensa aeronave será usada como “laboratório voador” para o sistema de propulsão a hidrogênio que a empresa está desenvolvendo.

Batizado de Demonstrador ZEROe, o jato de quatro motores será equipado com um quinto motor turbofan adaptado para usar hidrogênio líquido e que será instalado num suporte na parte traseira da fuselagem.

Concepção artística do “laboratório voador” baseado no Airbus A380 (Airbus)

 

Total
26
Shares
Previous Post

Esquadrão Gordo da FAB incorpora dois KC-390

Next Post
Lockheed Martin F-35A

Canadá seleciona o Lockheed Martin F-35 como “caça preferido”

Related Posts