American Airlines encomenda 20 jatos supersônicos Overture da Boom

Jato supersônico comercial da Boom soma 130 pedidos; outros clientes são a Japan Airlines e a United Airlines
O Overture deve entrar em serviço em 2029 (Boom)

A maior companhia aérea do mundo, a American Airlines também quer ser uma das mais rápidas no setor. A empresa confirmou nesta terça-feira (16) a assinatura de um acordo com a Boom Supersonic para comprar até 20 jatos supersônicos Overture, com opção para mais 40 unidades.

Em comunicado, a companhia dos EUA revelou que pagou um depósito não reembolsável para a Boom pelas 20 aeronaves iniciais. O valor da negociação não foi divulgado.

A American Airlines é a terceira empresa aérea que reserva o Overture, que também interessa à Japan Airlines e a United Airlines. Ao todo, entre encomendas e opções de compra, a carteira de pedidos da Boom soma 130 aeronaves. Outro potencial cliente é o Departamento de Defesa dos EUA, que já consultou a fabricante sobre a possibilidade de criar um “Air Force One” supersônico, para transporte presidencial.

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“Olhando para o futuro, as viagens supersônicas serão uma parte importante de nossa capacidade de atender nossos clientes”, disse Derek Kerr, diretor financeiro da American. “Estamos empolgados com a forma como a Boom moldará o futuro das viagens tanto para nossa empresa quanto para nossos clientes.”

O Overture com ‘roupagem’ do Air Force One (Boom)

O Overture é projetado para transportar de 65 a 80 passageiros e voar a Mach 1,7 (2.099 km/h), quase duas vezes a velocidade do som, com um alcance de 7.871 km (4.250 milhas náuticas). De acordo com a Boom, o avião com essas características poderá servir em mais de 600 rotas ao redor do mundo, cumprindo os trechos em menos da metade do tempo que os jatos subsônicos atuais.

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“Acreditamos que o Overture pode ajudar a American a aprofundar sua vantagem competitiva em rede, fidelidade e preferência geral de companhias aéreas por meio dos benefícios de mudança de paradigma de reduzir os tempos de viagem pela metade”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic.

A versão mais recente do projeto Overture incluiu a concepção com quatro motores, tal como era o Concorde (Boom)

A despeito do interesse de grandes companhias aéreas, o Overture ainda está longe de estrear no mercado. Em julho deste ano, a Boom apresentou um novo design de produção da aeronave, alterando a concepção trimotor para quadrimotor, e anunciou que o avião seria apresentado em 2025. Já a estreia comercial do “novo Concorde” é programada para 2029.

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