Antigo Tupolev Tu-214 aparece com pintura da estatal russa UAC

Jato comercial fabricado em 2009 estava armazenado desde 2017 depois de voar com a Transaero e a Red Wings
O Tu-214 com a pintura corporativa da UAC (UAC)

A United Aircraft Corporation (UAC), estatal que controla as mais importantes fabricantes aeroespaciais da Rússia, recolocou em voo um antigo Tupolev Tu-214.

O jato de 184 assentos estava armazenado na cidade de Kazan até 22 de setembro, quando voltou a voar. No dia seguinte a aeronave de passageiros foi levada para Ulyanovsk, onde recebeu a nova pintura corporativa da UAC.

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A aeronave de registro RA-64518 foi fabricada em 2009  e voou até 2015 com a Transaero, companhia aérea que encerrou suas atividade naquele ano. Após um breve intervalo, o Tu-214 voltou a voar, mas com a companhia aérea Red Wings até 2017.

De volta à produção

O Tu-214 é uma versão aprimorada do Tu-204, um jato de corredor único semelhante ao Boeing 757 e o Airbus A321neo. Ele utiliza os motores antigos turbofans PS-90A e pode voar 3.340 km.

Entre as diferenças para o Tu-204 está a existência de uma terceira porta de passageiros à frente da raiz da asa esquerda e o peso máximo de decolagem ligeiramente maior.

Aeronave foi fabricada em 2009 e estava parada há seis anos (UAC)

Ainda como reflexo dos tempos do comunismo, cujo governo dividia as atribuições da indústria entre várias unidades, o Tu-214 foi produzido em Kazan pela empresa KAPO enquanto o Tu-204 foi fabricado pela Aviastar.

O governo russo decidiu retomar a produção do Tu-214 após as sanções do Ocidente motivadas pela invasão à Ucrânia.

O plano é fabricar ao menos 70 jatos para suprir a demanda das companhias aéreas russas enquanto o mais moderno e capaz Yakovlev MC-21 não atinge uma razão de produção mais alta.

O Tu-214 pode levar cerca de 200 passageiros mas consome muito combustível (UAC)

 

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  1. Poddem falar oq quiser, mas a Rússia hj (fora os EUA), é o único país que consegue produzir 100% uma aeronave utilizando apenas componentes nacionais.

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