Rússia inicia produção de 20 jatos Tu-214 para substituir aviões do Ocidente

CEO do grupo UAC confirmou a produção das aeronaves da era soviética para suprir necessidades de companhias aéreas locais, que não podem mais contar com modelos da Airbus e Boeing
O Tu-214 é uma aeronave com porte e desempenho semelhantes ao do Boeing 757 (UAC)

O grupo estatal United Aircraft Corporation (UAC), controlador dos principais fabricantes aeroespaciais da Rússia, lançou na última semana a produção de 20 jatos Tupolev Tu-214, aeronave comercial de um corredor projetada ainda nos tempos da antiga União Soviética.

Falando à agência de notícias russa TASS, controlada pelo Kremlin, Yuri Slyusar, CEO do UAC, comentou que as aeronaves produzidas localmente vão substituir modelos da Airbus e Boeing em serviço com empresas do país. “Já iniciamos a produção de vinte aviões Tu-214”, disse o executivo, acrescentando que a produção do Tu-214 é planejada para suprir a necessidade do mercado aéreo russo por “vários anos”.

Slyusar ainda ressaltou que a fabricante pretende aumentar a taxa de produção do jato comercial de longo alcance Ilyushin Il-96 e do cargueiro Il-76. Ambos os aviões também são projetos que remontam dos tempos da União Soviética.

A decisão de reviver programas de aeronaves domésticas é uma reposta de Moscou aos impactos das sanções internacionais impostas ao país devido a invasão da Ucrânia, iniciada em fevereiro deste ano. Os embargos contra Rússia estão afetando severamente o setor aéreo do país, que está impedido de receber aeronaves dos principais fabricantes ocidentais, como a Airbus e Boeing. O bloqueio também impede as companhias aéreas russas de importarem peças de reposição e acessar serviços de suporte técnico.

O emprego de aeronaves antigas também é uma solução “tapa buraco” enquanto os novos jatos comerciais russos Irkut MC-21 e a versão do Sukhoi SSJ100 com conteúdo 100% nacional não são finalizados.

Tupolev Tu-214

Bimotor de médio porte, o Tu-214 (desenvolvido a partir do Tu-204) é uma aeronave comercial que atualmente não tem concorrentes. O avião que mais se aproxima de suas características é o Boeing 757, que deixou de ser produzido em 2004. Apesar de ser o único representante de sua classe ainda em produção, o jato comercial mais recente da Tupolev é raridade nos céus.

A Air Koryo, da Coreia do Norte, é um dos raros operadores do Tu-204 (Fedor Leukhin)
A Air Koryo, da Coreia do Norte, é um dos raros operadores do Tu-204/214 (Fedor Leukhin)

Existem atualmente cerca de 30 Tu-204/214 em operação por companhias de apenas três países: Rússia, Egito e Coreia do Norte. As aeronaves são utilizadas em rotas domésticas e internacionais e também estão presentes no segmento de carga.

O primeiro Tu-204 voou em 1989 e os primeiros modelos estrearam na aviação comercial em 1995. Segundo dados do fabricante, a aeronave tem capacidade para transportar 210 passageiros e realizar voos de até 5.800 km, performance ligeiramente abaixo do 757.

Como todo avião comercial fabricado na Rússia, o jato de passageiros da Tupolev nunca emplacou no Ocidente. Em uma tentativa de mudar essa atuação, a fabricante desenvolveu uma versão equipada com motores Rolls-Royce, no intuito de facilitar o trabalho de equipes de manutenção que já trabalhavam com esse fornecedor em jatos da Airbus e Boeing. Mas não deu certo.

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