Argentina comprou quatro aeronaves P-3 Orion da Noruega, diz site

Aeronaves de patrulha naval devem ser incorporadas pela Marinha da Argentina a partir de outubro
P-3 norueguês: força aérea do país escandinavo aposentou o modelo neste ano (Divulgação)

A Argentina está prestes a receber um importante reforço militar em suas forças armadas. Segundo o website Breaking Defense, o governo do país concluiu no fim de agosto um acordo para comprar quatro aeronaves de patrulha marítima Lockheed P-3 Orion de segunda mão da Força Aérea Real Norueguesa.

De acordo com a página, as aeronaves avaliadas em US$ 67 milhões serão destinadas à Armada Argentina (Marinha da Argentina) e os dois primeiros aparelhos podem ser entregues já em outubro. O site relata que os aviões são três modelos P-3C configurados para missões de vigilância marítima e o quarto aparelho é um P-3N, para operações de busca e salvamento. O Ministério da Defesa argentina ou outros meio oficiais ainda não confirmaram a aquisição.

O interesse de Buenos Aires nos P-3 excedentes da Noruega já era conhecido a algum tempo. No mês passado, por exemplo, o Departamento de Estado dos Estados Unidos pediu urgência a Câmara dos Deputados e ao Senado em Washington para autorizar a venda das aeronaves norueguesas para a Argentina. No mesmo mês, a liberação foi concedida – junto com a autorização para os argentinos comprarem até 38 caças F-16 da Dinamarca.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A Noruega retirou seu último P-3 de serviço em junho deste ano. No lugar dos antigos turboélices baseado no avião comercial L-188 Electra II, a força aérea do país escandinavo incorporou o jato P-8 Poseison, que usa a plataforma do Boeing 737-800 NG.

O P-3 Orion pode carregar armamentos em suportes nas asas ou no porão central (FAB)
P-3 Orion da FAB: aeronave possui recursos para caçar submarinos (FAB)

Embora tenham sido retirados da frota ativa, os P-3C/N da Noruega estão relativamente atualizados. Conforme relata a página, essas aeronaves passaram por processos de revitalização e modernização entre os anos de 2009 e 2016, antes de Oslo decidir pela compra dos P-8.

A Armada Argentina é um dos três operadores do P-3 Orion na América Latina – os outros são a Força Aérea Brasileira e a Marinha do Chile. As quatro aeronaves do tipo disponíveis na Argentina, da série P-3B adquiridas em 1997, porém, estão há muitos anos operando com limitações devido à dificuldade em mantê-las com a manutenção em dia.

Total
0
Shares
Previous Post

Jato chinês C919 da COMAC supera a marca de 1.000 pedidos

Next Post

Seria esse o potencial novo avião presidencial de Lula?

Related Posts
Total
0
Share