Ponte aérea Rio-São Paulo já teve avião “inquebrável” e champanhe

Ligação aérea mais importante do país hoje está bem distante dos seus tempos áureos
Electra: símbolo do auge da ponte aérea Rio-São Paulo
Electra: símbolo do auge da ponte aérea Rio-São Paulo

Bastava a chamada para embarque acabar e os funcionários abrirem os portões para uma competição digna de atletismo começar: passageiros saíam em disparada pelas pistas de Congonhas e Santos Dumont em busca dos melhores lugares no Electra, o mais famoso avião que operou na Ponte Aérea Rio-São Paulo.

É verdade, nem todos corriam, mas havia quem disputasse um lugar no conhecido lounge, uma espécie de saleta no fundo do turboélice que era o local ideal para executivos viajarem em fim de expediente na volta para sua cidade de origem.

Hoje, a ligação entre as duas mais importantes cidades do Brasil não lembra nem de longe esse período tão peculiar. Se por um lado não existia ainda o assento marcado na rota, por outro os passageiros desfrutavam de um serviço de bordo elogiado com direito a itens sofisticados como champanhe e uísque – bem diferente das barrinhas de cereais e água dos voos atuais.

Foi a época do Electra II, um turboélice quadrimotor de som inconfundível que dominou a ponte durante 16 anos até ser aposentado em 1992.

De competição a reserva de mercado

Os voos entre o Rio de Janeiro e São Paulo começaram nos primórdios da aviação comercial brasileira, e se intensificaram após a Segunda Guerra, quando a oferta de aviões era grande e barata.

De uma cobertura de voo um tanto caótica, a ligação se transformou na conhecida ‘Ponte Aérea’ apenas em 1959, de forma improvisada quando os gerentes das companhias Varig, Vasp e Cruzeiro decidiram coordenar seus voos entre os aeroportos de forma a não se sobreporem e perderem passageiros para a companhia aérea mais agressiva da época, a Real Aerovias.

Congonhas na década de 60: ponte aérea era feita com vários tipos de aviões
Congonhas na década de 60: ponte aérea era feita com vários tipos de aviões

Informalmente, as três companhias deixaram de exigir endossos nas passagens e, com isso, ficou fácil para o passageiro embarcar em qualquer um dos voos delas. Não demorou para que a direção de Varig, Vasp e Cruzeiro adotassem a prática de forma oficial.

O termo ‘Ponte aérea’ teria surgido de ninguém menos que Rubem Berta, na época presidente da Varig, e fazia menção aos voos de suprimentos dos países de Ocidente para manter Berlim, na Alemanha, capaz de sobreviver ao bloqueio comunista.

Com a incorporação da Real pela Varig, aos poucos, o serviço foi ganhando mais padrão, sobretudo quando a Panair e a Sadia (futura Transbrasil) entraram para o pool de empresas.

Despedida do Electra da Varig

No início, os voos eram realizados por uma variedade enorme de aviões, de modelos a pistão de pequeno porte e grande porte a turboélices de origens diversas. Aos poucos, no entanto, a Ponte Aérea foi se consolidando, dominada pela Varig, que em 1975 assumiu a Cruzeiro (dez antes já havia levado de brinde a Panair).

Nesse mesmo ano, o DAC decidiu obrigar o uso de turboélices no trecho, o que limitou o serviço ao Electra e ao ‘Samurai’, um aparelho de origem japonesa. Meses depois, um acidente com esse avião antecipou sua aposentadoria na ponte e o Electra, que havia estreado no trecho em 1962, passava a ser o único avião usado na rota.

Electra era capaz de levar 90 passageiros com conforto para os padrões da época
Electra era capaz de levar 90 passageiros com conforto para os padrões da época

Demanda em alta

Na década 70, amparada no apoio do governo militar, a Varig mantinha uma reserva de mercado, sobretudo nos voos internacionais, proibidos a qualquer outra companhia. Com a ponte-aérea, a situação era próxima disso. Com a junção de outras empresas, a companhia do Rio Grande do Sul chegou a acumular 71% dos voos entre o Rio e São Paulo – Vasp e Transbrasil dividiam o resto.

Os aviões Electra, que chegaram a uma frota de 14 aeronaves, também eram da Varig enquanto a estrutura de atendimento e outros serviços divididos proporcionalmente entre os três membros do clube.

A idade avançada e o crescimento dos voos no país começaram a pesar no avião, desenhado pela companhia americana Lockheed, mais conhecida pelas aeronaves militares. Na década de 80, a Boeing tentou provar que uma nova versão do jato 737 era capaz de operar no Santos Dumont, cuja pista de apenas 1.300 metros era considerada curta demais para ele.

A mudança era mais pleiteada pela Vasp e Transbrasil, que também pressionavam pela revisão dos voos. A Varig, no entanto, relutou até onde pôde, mas no início da década de 1990, graças a uma nova tecnologia de pavimentação de pistas, tanto Santos Dumont passou a ter condições de operar jatos com segurança – Congonhas, com pista maior, já o fazia há muitos anos.

A aposentadoria em 1992, quando o Electra deu lugar ao Boeing 737-300
A aposentadoria em 1992, quando o Electra deu lugar ao Boeing 737-300

Antes disso, a então empresa regional TAM iniciava uma ofensiva que culminaria com a quebra das três grandes companhias nacionais. Em 1989, ela iniciou um serviço alternativo ao pool, batizado de Super Ponte, com turboélices Fokker F-27. Apesar de mais lentos e desconfortáveis, eles ofereciam um serviço de bordo caprichado e possibilidade de reserva de assento.

Em 1992, a era do Electra se encerrou. Vasp e Varig passaram a voar com aviões Boeing 737-300, seguidas pela Transbrasil mais tarde. A TAM (seguida pela Rio-Sul) deslocou o Fokker 100, então um jato moderno e fácil de operar, para competir no trecho.

A volta da competitividade elevou o serviço, mas vitimou as companhias mais antigas, cujas gestões eram mais engessadas e lentas. Com o tempo, Vasp, Transbrasil e, por último, a Varig deram adeus ao “filé mignon” do mercado de aviação brasileiro. Em seu lugar, a TAM e a novata Gol assumiram o protagonismo da rota mais movimentada do país, mas em vez do charme, hoje quem voa entre o Rio de Janeiro e São Paulo já não corre pela pista nem tem uma experiência tão única que virou tema de músicas e muitas histórias.

Veja mais: Aviões diferentes que não vingaram

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luiz
6 anos atrás

nossa voltei pro tempo esse avião nunca caiu ( acidente areo)era muito bom de viajar nele

Edgard
Edgard
6 anos atrás

Meu primeiro voo foi em um Electra. Quando dava partida sacudia inteirinho! No pouso, no Santos Dumont, ele dava uma freada impressionante no final da pista. Saudades!

luiz bellozi
luiz bellozi
6 anos atrás

FOI A PRIMEIRA VEZ QUE VOEI. ESTAVA EM SAO PAULO E FUI AO RIO PELA PONTE AEREA NUM ELECTRA QUADRIMOTOR. FOI UMA VIAGEM MEDROSA E AO MESMO TEMPO FANTÁSTICA. MINEIRO, QUE SÓ ANDAVA DE TREM VOANDO NUM ELECTRA. INESQUECÍVEL.
PENA QUE ESSE GLAMOUR NÃO EXISTE MAIS EM FUNÇAO DA MODERNIDADE. ACREDITO EU QUE O AVIAO NAO ERA ECONÔMICO.
LUIZ.

Tulio
Tulio
6 anos atrás
Carlos Alberto Di Rienzo
Carlos Alberto Di Rienzo
6 anos atrás

O Texto fala em 14 unidades, mas a legenda da foto fala em 15. Qual é o correto?

JULIO ANGELO
JULIO ANGELO
6 anos atrás

Uma vez quando de volta do Rio a bordo de um Electra chovia muito e o avião balançava muito, foi quando passou a comissária com o carrinho de bebidas. Eu perguntei: “se esse avião cair todas essa garrafas vão se quebrar ? Elas respondeu que sim. Foi quando eu falei então me dê um copo desse Campari até boca.” Tomei tudo, chapei e nem vi o pouso em Congonhas.

André
André
6 anos atrás

Rio-Sul não operou F-100 e sim F-50. A Rio-Sul optou pelo 737-500 por motivos operacionais já que a Varig já utilizava modelos 737.

Joao Carlos Santos
Joao Carlos Santos
6 anos atrás

Não cheguei a voar nos electras, mas vi muitos no aeroporto de congonhas. A única ressalva sobre a matéria, é que na verdade a PANAIR foi entregue pelos militares a VARIG, principalmente porque era dirigida por também um militar, o Brig. Ruben Berta.

Anderson Santos
Anderson Santos
6 anos atrás

Lembro da primeira vez que voei na Ponte-aerea a trabalho, via Electra: sentado na janela proximo as asas, olhando para fora.

Olhando atentamente, dava para ver “as asas batendo como se fosse um passaro” – as asas tinham um leve movimento proprio, subindo e descendo ao sabor das correntes de ar – coisa que nunca notei em jatos.

Confesso que deu um pouco de receio, mas a viagem foi tranquila sem maiores problemas.

E assistindo Mad Men, da saudade do tempo que a aviao comercial tratava os passageiros de forma excepcional.

valdemar folster
valdemar folster
6 anos atrás

O Electra era muito confiável e seguro, voei muito nêle, era outra época
aquela salinha no fundo era o máximo….tempos saudosos hoje muita burocracia o que interessa é lucro, quem sabe a Azul descobre tb esse caminho…ponte aérea barata, mais voos mais lucros….quem vai agradecer são os usuários..

Guilherme
Guilherme
6 anos atrás

Artigo peca em alguns pontos…

Quem iniciou a “Ponte Aérea” foi a VASP, e não VARIG e Rubem Berta… Outro ponto: “mas no início da década de 1990, graças a uma nova tecnologia de pavimentação de pistas, tanto Santos Dumont quanto Congonhas passaram a ter condições de operar jatos.” – ERRADO! CGH opera jatos desde a década de 60! 727, BAC 111 e até mesmo o A300 da VASP e Cruzeiro operaram por lá na década de 80! Aiaiaiai….

Tetsuo Shimura
Tetsuo Shimura
6 anos atrás

Eu voei muitas vezes na ponte aérea SP/RJ pelos fantásticos Electras da Varig e realmente naqueles tempos após abertura da porta de embarque era uma corrida e os “boarding pass” eram entregues nos pés das escadas e também gostava de ocupar a cauda do avião pois os assentos formavam um semi circulo daquele espaço o que permitia aos passageiros esticarem as pernas. Se, eu não estiver enganado, o único acidente envolvendo um Electra foi em Santos Dumont quando o piloto não conseguiu frear ou decolar e caiu meio embicado no mar. Realmente foi um avião seguro e confortável. Em minha opinião, para voos de curta duração um copo d’água e barrinha de cerais é mais que suficiente desde que, estas limitações também signifiquem preços de passagens mais condizentes.

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

que saudade!…eu era moleque e curtia escapar pra “salinha” que tinha lá no fundo, no meio do vôo…Retificando a legenda de uma das fotos…”90 passageiros com conforto para os padrões da época”…sem dúvida havia mais espaço e conforto nele do que nos aviões atuais….só era mais…velhinho.

Nino
Nino
6 anos atrás

E já foi muito tarde!!! Os estrangeiros quando vinha ao Brasil, morriam de medo dele!
A propaganda diz que eles foram descansar, voando na África?

delma gomes da silva
delma gomes da silva
6 anos atrás

Saudades daquele tempo hoje o que vemos é somente exploração e o serviço é um lixo, tempo bom nao volta mais

Amadeu Guerra
Amadeu Guerra
6 anos atrás

Grande Electra.

José Carlos
José Carlos
6 anos atrás

Não se falou nada sobre o destino dos outros 13, ou 14, Electras. Alguém sabe dizer o que foi feito deles? Ainda estão em operação? Em museus? Sucateados?

Andre Figundio
Andre Figundio
6 anos atrás

Ótima matéria!

PEREIRA
6 anos atrás

Também foi minha primeira viagem, nossa que medo. Não curti nada…bebi tanto que tive que ser acordado quando cheguei no Rio.

Osmar Cardoso
Osmar Cardoso
6 anos atrás

O Electra tem uma “participação especial” no filme 007 contra o Foguete da Morte. Em um determinado momento ele é filmado como se fosse parte do filme. Assisti este episódio no TELECINE CULT e vendo esta reportagem não pude deixar de comentar.

Velhos tempos!!

Ricardo Inocencio
Ricardo Inocencio
6 anos atrás

Vale lembrar que o tais “tempos charmosos da aviação”, só permitiam que uma pequena e abastada parcela da população pudesse usufruir desse tipo de transporte.

Daniel
Daniel
6 anos atrás

Belas imagens!! Sou uma pessoa muito saudosista e foram bons tempos até o final dos anos 90. Agora…????

Daniel
Daniel
6 anos atrás

Belas imagens!! Sou uma pessoa muito saudosista e foram bons tempos até o final dos anos 90. Moro em Guarulhos, do lado do aeroporto e via muito essas belas aeronaves. Tempos em que realmente me trás muitas saudades em tudo.

RICARDO LUIZ MACHTANS
RICARDO LUIZ MACHTANS
6 anos atrás

QUE SAUDADE DO ELECTRA II DA VARIG, EU NÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE VIAJAR NESSE AVIÃO, MAS SEMPRE EU IA NO AEROPORTO DE CONGONHAS DE SÃO PAULO , PARA VÊ-LO, ACHA MUITO BONITO O AVIÃO

Sylvio Pereira
Sylvio Pereira
6 anos atrás

O texto me fez recordar boas lembranças. Porém a frase “a então empresa regional TAM iniciava uma ofensiva que culminaria com a quebra das três grandes companhias nacionais” é uma grande mentira. A TAM não fez nenhuma ofensiva contra as outras empresas nem “quebrou” ninguém. Ela foi o que restou após as 3 outras quebrarem (ou serem desmanteladas pelo Canhedo) e acabou sobrando o mercado pra ela… Mais ou menos como a Gol vem fazendo agora em relação à própria TAM. E aqueles focker eram uma carroça!!! A TAM só melhorou com a chegada dor airbus

Oliver.Jac
Oliver.Jac
6 anos atrás

A VARIG só empregava aeromoça que fosse gaúcha. Tinha o melhor serviço de bordo de todas, tanto em vôo doméstico, como em internacionais. Hoje a Gol, voando para Natal, lhe oferece um copo de água e só, mas vêem com a maquininha de passa débito-crédito e um uma batata rufles custa 15 reais…é hilariante. A Alitália, voando de Paris-Roma lhe oferece um biscoitinho de 1,99 e um suco de l,00 reais…kkkkkkkk, Já a TAP, voando de São Paulo-Lisboa oferece um spaghetti e um vinho português de “tirar o chapéu”, pena que é só um cálice, mas tudo delicioso.

joao nepomuceno neto
joao nepomuceno neto
6 anos atrás

no final da década de oitenta eu morava em São Paulo e trabalhava no Rio de Janeiro, muitas vezes pegava os onibus da Cometa na segunda e na volta para casa eu quase sempre ia nos Electras. Como disse o Tetsuo no texto acima os melhores lugares sem dúvida eram os do fundo do avião, em sempre corria para pegá-los.
Muitas saudades.
P.S. hoje não ando mais de avião, esses monstros cheios de tecnologia vivem caindo.

Mailech Klaiman
Mailech Klaiman
6 anos atrás

Nossa, pelo menos duas vezes por semana, eu usava o Electra para o meu trabalho. Ía de sampa para o Rio e voltava no mesmo dia. Um avião forte, resistente, confiável. Eu gostava também dos Viscount da VASP, que me davaM também muita segurança
Ah, que saudades da Varig…….suas viagens internacionais eram excelentes………service ótimo, pontual, aviões com boa manutenção! Pena muito grande que ela acabou sendo comprada pela Gol. Ficou completamente descaracterizada.

SUBURBANO
6 anos atrás

Essa matéria, até me emocionou.
Viajei bastante na ponte, e o avião que mais voei, foi o Electra. O bicho era forte. Quando chovia, em alguns, entrava água pelo teto, a porta batia e parecia que ia abrir, e lá no fundo tinha aquele assento que nós chamávamos de “cozinha”, parecia um sofazão, ali se fazia amizades, bebíamos todas, era uma festa incrível.
VOAR DE ELECTRA ÉRA UM PRAZER, E A TRIPULAÇÃO ENTRAVA NO CLIMA, TINHA ALGUMAS AEROMOÇAS QUE BRINDAVAM COM A TURMA DA “COZINHA” , alguns Comandantes vinham nos “visitar”
NUNCA MAIS A AVIAÇÃO VAI TER UM EQUIPAMENTO E UM TRECHO QUE DAVA TANTO PRAZER DE VOAR.
VALEU A LEMBRANÇA.

RAUL KURY
RAUL KURY
6 anos atrás

Saudades do Eletra, era tudo muito simples, fumava-se a bordo, a saleta redonda na cauda era disputada e quando acontecia de viajar com a Rogéria, Hebe, era uma comédia bordo…..
Good Times….
Mas aí vieram as mudanças e a TAM inaugurou a ponte SP-Rio, estive em seu primeiro voo e foi hilário o comandante Rolim, a bordo oferecendo uma taça de champanhe a todos passageiros ás 8 da manhã…..rs, apesar de serem as irritantes aeronaves F-100, logo substituídas.
E hoje, depois desses anos todos, continuo a voar essa rota tão particular e rápida.

Jean
Jean
6 anos atrás

Interessante matéria, estarão todos estes equipamentos ainda voando?Pois sei que foram para o continente Africano, lembro-me muito bem do barulho que eles faziam, ao se aproximar do apto da minha tia no RJ ali no morro da viúva no Flamengo, eu corria para a janela para ver ele passar, eu achava o máximo!!!! Nunca voei nos Electras, mas eram sim muito seguros, deixou saudade como as antigas companhias aéreas, gostaria mesmo que todas estivessem aí, mais ofertas, mais emprego, mais interessante de se ver nos aeroportos.

Sergio Mello
Sergio Mello
6 anos atrás

Que saudades !!!. Fiz varias viagens a trabalho e outras tantas ao lado do meu amor, hoje esposa querida.

Valdecir Batista da Silva
Valdecir Batista da Silva
6 anos atrás

Electra quantas vezes fiz São Paulo Rio X Rio São Paulo o maior problema era ir no banheiro la do fundo chacoalhava pra caramba e mesmo nas poltronas quando reverberava a vibrção das helices tremia tudo não se conseguia ne conversar com o vizinho de poltrona ,mesmo assim tenho muita saudades daquele tempo.o passageiro era mais respeitado apezar de ter que correr para embarcar acho que pensavamos que ele ia embora e nos deixar.

Fernando S. Filho
Fernando S. Filho
6 anos atrás

NUNCA MAIS SE VERÁ OUTRO AVIÃO TÃO SEGURO COMO ESSE. ANTES DELE, PARA QUEM LEMBRA, O VOLKSWAGEM AÉREO ERA O DC-3 FABRICADO PELA DOUGLAS. NÃO DAVA PANE E NÃO CAÍA NEM QUE O PILOTO QUISESSE.

Haroldo
6 anos atrás

Eram seguros e voavam só com dois motores ! Meu pai fez uma viagem do Rio para Fortaleza em 1964 e próximo a Bahia pararam 02 motores. O pitoresco da história é que ao comunicar a emergência, à medida que paravam os motores, o piloto esqueceu de desligar o fone da cabine e todos a bordo ouviram a conversa, foi complicado. O Avião pousou de emergência em Caravelas no interior da Bahia, estourou um pneu, mas deu tudo certo.

Flávio
Flávio
6 anos atrás

Charmoso, eficiente, seguro… Também curtia viajar no lounge.
Saudades…

Eduardo
Eduardo
6 anos atrás

De fato, foi a melhor época para se viajar de avião. As aeronaves eram barulhentas, mas em contra-partida, havia conforto nas poltronas e um serviço de bordo digno de elogios, mesmo em pequenas distâncias.
Antes voar era sinônimos de glamour e luxo, sendo ao contrário de hoje, aonde os aviões mas parecem: “ônibus voadores”.

Neto Golias
Neto Golias
6 anos atrás

´só quem já viajou em um Electra sabe da sensação que é voar em um avião deste … sabia-se das condições do voo só ouvindo seus motores para os bons motoristas de carro e que sabem escutar o motor quando dirigem entendem o que eu digo … foi uma aeronave espetacular …

Bergamin
Bergamin
6 anos atrás

Os números realmente são impressionantes!
O Electra fazia em média cerca de sessenta operações diárias (início às 6:30 da manhã com término às 10:30 da noite. Duas operações a cada meia hora já que operava simultaneamente com decolagens do Santos Dumont no Rio e de Congonhas em São Paulo.
420 por semana; 1680 por mes; 20160 por ano; Vezes 30 que foram os anos operando na Ponte Aérea o que perfaz 604.800.
604 mil e 800 operações sob condições as mais variadas possíveis, com sol, com chuva, no verão, no inverno. Com tempo bom ou ruim lá ia o Electra para mais um vôo operando em dois dos aeroportos mais restritos do mundo, em área de altíssima densidade de tráfego aéreo e pistas perigosamente curtas.
O segredo de tamanho sucesso :
Uma aeronave de grande confiabilidade, o Electra, operada por uma empresa de de altíssimo gabarito, a VARIG, com pilotos, engenheiros de vôo, pessoal de apoio e logística e um departamento de engenharia e manutenção do mais alto nível.
O resultado…604 mil e 800 operações sem acidentes. São números realmente impressionantes!

Ruy Coutinho
Ruy Coutinho
6 anos atrás

Excelente publicação sobre a aviação civil brasileira. Gostaria de recebe-la com habitualidade.

Luiz
Luiz
6 anos atrás

Detalhe curioso da foto : passageiros lendo jornal ! Hoje, esta foto não seria mais possível em razão dos smartphones e tabletes. Naquela época os passageiros ainda podiam ler, além de O GLOBO, o JORNAL DO BRASIL.

Luiz
Luiz
6 anos atrás

O Electra caiu sim e muito. Foi banido dos céus dos Estaddos Unidos porque a vibração produzida pelas hélices (no caso uma ressonância…) quebrava a asa que se soltava em vôo.
Eles arrumaram um jeito de “discincronizar” as helices, (daí quele barulho característico dos Electras o “som inconfundível”), aumentaram a resistência das longarinas das asas e, nadaram pro Brasil. A reformulação do projeto resolveu o problema e, nos aceitamos.

Bruno Pereira
6 anos atrás

Nunca viajei no Electra.
Porém, diversas vezes fui passear no Aeroporto de Brasília para ver os aviões e pude admirar este formidável avião.
Com relação ao acidente no Santos Dumont citado pelo Tetsuo Shimura, não foi um Electra e sim um Samurai da VASP.
Li na época pelos jornais.

Ivan medeiros
Ivan medeiros
6 anos atrás

Voei muito esta aeronave elegante e principalmente silenciosa sem ruídos quase….Baby Pignatary tinha um devidamente decorado eu o conheci.mbelos tempos de uma aviação glamourosa que deixou saudades…

José Sebastião da Silveira Lobato

Acho que o Electra II da Varig assinalou os Anos Dourados da aviação civil no Brasil. Fiz muitas saudosas viagens nesses Electras, no Aeroporto da Pampulha, principalmente para o Rio. Era um luxo só; os passageiros, quase sempre, muito bem vestidos, e as mulheres, então, eram um deslumbre. Os serviços de bordo eram um requinte. Tempos e modos que, infelizmente, foram se para sempre. Não há como recordar-se deles sem sentir muita saudade. PS.: Sob o aspecto estritamente técnico, tenho uma vaga lembrança de que o nome “Electra” teria a ver com um avanço tecnológico consistente da utilização da eletricidade no acionamento de motores que eram responsáveis pela movimentação dos aerofólios de controle da aeronave. Mas, como não sei ao certo, seria ótimo que alguém entendido nos elucidasse a respeito. Obrigado.

Mauricio Fleury da Silveira
Mauricio Fleury da Silveira
6 anos atrás

Lembro-me de um dos últimos vôos do Electra na ponte RIo-SP. O Comandante chamava-se Comandante Topper. Até hoje guardo boas lembranças desse dia.

Alvanir Costa
Alvanir Costa
6 anos atrás

Como poderia esquecer, fui da 1ª turma de Tecnicos de Manutenção da VARIG, especializado nos Electras, Muitas saudades, trabalhei no corujão CGH. Aprendi muito com os mecanicos que lá trabalhavam…

Ricardo V. Sobral
Ricardo V. Sobral
6 anos atrás

Muito bom o texto , uma verdadeira viagem no tempo , para quem teve oportunidade de curtir os Electra na ponte- aérea , onde uma simples viagem entre RJ – SP tinha uma parcela de charme !

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