Argentina e Noruega assinam acordo para venda de quatro P-3 Orion

Aeronaves de patrulha marítima serão repassadas para a Marinha argentina após treinamento de tripulações nos EUA
Turboélices foram substituídos pelo Boeing P-8 Poseidon (RNAF)

Os governos da Argentina e da Noruega celebraram nesta semana o acordo de transferência de quatro turboélices P-3 Orion de patrulha marítima que serão operados pela Marinha argentina.

As aeronaves foram aposentadas recentemente após a Noruega receber os jatos Boeing P-8A Poseidon. A assinatura do acordo ocorreu no navio-museu fragata ARA “Presidente Sarmiento”, em Buenos Aires.

A aquisição das aeronaves foi aprovada pelo governo dos EUA dias atrás, juntamente com 24 caças F-16 pertencentes à Dinamarca. As aeronaves de combate, no entanto, ainda dependem da decisão do governo argentino na concorrência que inclui os caças JF-17 da China e Paquistão e HAL Tejas, da Índia.

A Noruega vai repassar quatro P-3 Orion para a Argentina (RNAF)

Os quatro P-3 substituirão os velhos P-3B Orion usados pela Argentina e que estão defasados. A versão P-3C, com três aviões, possui capacidade de patrulha marítima e guerra anti-submarina enquanto o único P-3N também é configurado para Busca e Salvamento (SAR).

Atualmente, as aeronaves estão nos EUA onde pilotos e mecânicos da Aviação Naval argentina estão passando por treinamento intensivo. Só então os quatro turboélices serão enviados para o país da América do Sul, o que é esperado entre o final deste ano e o começo de 2024.

O P-3 Orion é uma aeronave militar derivada do clássico Electra II, da aviação comercial (FAB)
O P-3 Orion é uma aeronave militar derivada do clássico Electra II, da aviação comercial (FAB)

A Força Aérea Real da Noruega operou o P-3 Orion por 57 anos ininterruptos, até junho, quando os últimos aviões do tipo foram retirados de serviço.

Em seu lugar, a Noruega adquiriu cinco Boeing P-8 Poseidon que já foram todos entregues.

O P-3 Orion, baseado no famoso turboélice de passageiros L-188A Electra II, da Lockheed, também é usado pela Força Aérea Brasileira, que tem três aeronaves em seu inventário.

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