O Airports Council International (ACI) World divulgou na semana passada o ranking de 10 aeroportos mais movimentados do mundo. Os dados são considerados preliminares, mas indicaram que o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta liderou com folga a lista, como tem ocorrido frequentemente.
Maior hub da Delta Airlines, Atlanta movimentou 93,7 milhões de passageiros em 2022, 20 milhões a mais que Dallas (hub da American), o 2º colocado.
Outros dois aeroportos dos EUA aparecem em seguida, Denver (69,3 milhões) e Chicago O’Hare (68,3 milhões). O 5º lugar coube ao Aeroporto de Dubai, com 66,1 milhões, e que é o líder em passageiros internacionais, já que não há voos domésticos nele.
A lista de 10 aeroportos traz Istambul como o mais movimentado da Europa, com 64,3 milhões de passageiros. Em seguida vem o Aeroporto de Heathrow, em Londres, que foi por muito tempo o 1º colocado na Europa.
O terminal aéreo britânico, no entanto, sofreu com o longo período de restrições sociais só encerrado em março de 2022. Desde então, Heathrow saltou de 54º para o 8º lugar, com 61,6 milhões de passageiros, alta de 218% em relação a 2021.
Em alta, o Aeroporto de Nova Delhi, na Índia, apareceu em 9º lugar, com 59,5 milhões de passageiros. Anteriormente, o terminal da capital do país havia ocupado o 17º e o 13º lugares.
Hong Kong, o maior em carga aérea
Por conta do tráfego predominantemente doméstico, os grandes aeroportos dos EUA não aparecem no ranking de movimento internacional.
Nessa lista, há sete aeroportos europeus, incluindo Amsterdam (52,5 milhões), Paris Charle De Gaulle (51,8 milhões) e Frankfurt (44,8 milhões). Os três outros ocupantes são asiáticos: além de Dubai, 1º no ranking, Doha (Qatar) e Singapura fecham o top 10.
No ranking de aeroportos com maior movimento de carga a lista é liderada pelo Aeroporto de Hong Kong, seguido de Memphis, Anchorage e Xangai. Não há qualquer terminal europeu entre os 10 mais.
“Os novos 10 aeroportos mais movimentados para o tráfego de passageiros refletem a resiliência do setor aeroportuário e da aviação e a vontade dos passageiros de viajar de avião. Enquanto os hubs aeroportuários dos EUA conseguiram se recuperar mais rapidamente devido ao seu forte mercado doméstico, agora estamos testemunhando hubs globais se juntando aos escalões superiores – incluindo Dubai, Istambul e o aeroporto de Heathrow em Londres”, explicou Luis Felipe de Oliveira, Diretor Geral Mundial da ACI.
Onde está o Brasil?
O maior aeroporto brasileiro, Guarulhos, em São Paulo, não aparece entre os 10 maiores em qualquer dos quesitos e isso não surpreende.
O terminal paulista ainda se recupera da retomada do tráfego de passageiros e carga e nem é mais o 1º colocado na América do Sul, posto assumido por El Dorado, em Bogotá (Colômbia).
Os mais recentes dados, no entanto, indicam que Guarulhos deve terminar 2023 próximo de 40 milhões de passageiros transportados. Em 2022, o total foi de 34,5 milhões, somando voos domésticos (23,6 milhões) e internacionais (10,8 milhões).
Em movimento de aeronaves, o total foi de 243 mil decolagens e pousos, equivalente a 57% dos números de Istanbul, o 10º maior aeroporto nesse quesito.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter