A TOKI Air iniciou voos regulares com o ATR 42-600 para o Aeroporto de Sado, restabelecendo o serviço regular de passageiros para a ilha japonesa pela primeira vez desde 2014.

Segundo o fabricante, a pista de 890 metros (2.920 pés) do aeroporto é a menor do mundo utilizada pelo ATR 42-600.

Inaugurado em 1959, o Aeroporto de Sado originalmente conectava a ilha a Niigata, até que os voos regulares foram encerrados em abril de 2014. Autoridades locais discutem há anos a ampliação da pista para 2.000 metros, com o objetivo de receber jatos regionais e abrir rotas para aeroportos como Tóquio Haneda e Osaka Itami, mas a proposta nunca avançou além da fase de planejamento.

Os preparativos para a chegada da TOKI Air começaram em 2022, quando o aeroporto passou por melhorias na pista, taxiways e terminal. A companhia aérea realizou posteriormente sessões em simulador, voos de familiarização para as tripulações e operações charter antes de iniciar os voos regulares.

Toki Air ATR 42-600
Toki Air ATR 42-600 | Toki Air

O ATR 42-600 é agora a maior aeronave comercial certificada para operar no Aeroporto de Sado. A operação chama atenção especialmente porque a ATR cancelou o desenvolvimento do ATR 42-600S, uma versão de decolagem e pouso curtos (STOL) que teria desempenho ainda maior em pistas muito curtas.

A retomada dos voos regulares garante à Ilha de Sado sua primeira ligação aérea regular em 12 anos e oferece uma alternativa ao serviço de balsas, que permaneceu como principal conexão da ilha com o Japão continental.

A ATR também destacou que a pista com sulcos do Aeroporto de Sado foi certificada para uso pelo ATR 42-600. A aeronave está aprovada para operações com vento cruzado de até 45 nós, uma capacidade importante para um aeroporto sujeito a condições meteorológicas frequentemente variáveis.