Avião com motor “flex” chega ao Brasil

Diamond DA-62, produzido na Áustria, pode ser abastecido com querosene ou diesel
Cada motor do DA62 gera 180 hp, com querosene ou diesel (Divulgação)
Cada motor do DA62 gera 180 hp, com querosene ou diesel (Divulgação)
Cada motor do DA62 gera 180 hp, com querosene ou diesel (Divulgação)
Cada motor do Diamond DA62 gera 180 hp, com querosene ou diesel (Divulgação)

O carro com motor bicombustível, o conhecido “flex”, todos conhecem. Mas já ouviu falar de um avião com essa tecnologia? A fabricante austríaca Diamond Aircraft Industries acaba de lançar no mercado brasileiro uma aeronave com motores que podem funcionar com querosene ou diesel. O primeiro modelo da empresa desse tipo no país, representada pela Aeromot, de Porto Alegre (RS), é o bimotor DA62, com espaço para até sete ocupantes.

“No início, a aeronave será homologada para voar no Brasil abastecida somente com querosene. O diesel mais indicado para essa aeronave é o do tipo S10. E ainda precisamos testar o avião com o diesel S10 nacional e obter a certificação”, contou Felipe Nardi, diretor de vendas da Aeromot, ao Airway.

Um DA62 de demonstração foi apresentado no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo (SP), nessa quinta-feira (24) e, segundo Nardi, o avião já pode ser encomendado. O modelo “básico” custa 920 mil euros (cerca de R$ 3,3 milhões). Com itens opcionais, como radar, ar condicionado e sistema de geração do oxigênio, o valor pode passar de € 1 milhão.

Como funciona?

Os propulsores usados no DA62 também foram desenvolvidos por um empresa da Áustria, a Austro. São motores de combustão interna (de 1,991 cm³ de cilindrada), quatro cilindros em linha e com turbocompressor. Segundo o fabricante, cada motor gera até 180 cavalos de potência.

Diferentemente de motores movidos a gasolina ou etanol, combustíveis que precisam de uma faísca (a vela de ignição) para entrar em combustão, a ignição do motor diesel acontece por compressão. Esse mesmo ciclo também funciona com o querosene, cuja queima ainda tem a vantagem de ser mais “limpa” que a do diesel. Este, por sua vez, tem a vantagem do preço mais baixo.

O DA62 tem velocidade máxima próxima dos 400 km/h (Divulgação)
O DA62 tem velocidade máxima próxima dos 400 km/h; alcance é de 2.300 km (Divulgação)

De acordo com a Diamond, o DA62 pode voar a velocidade máxima de 379 km/h (cruzeiro de 325 km/h) e alcança 20.000 pés de altitude (6.000 metros). De tanques cheios, a aeronave pode realizar viagens de 2.300 km ou então permanecer voando por até nove horas e meia.

A estrutura da fuselagem da aeronave é toda construída em fibra de carbono, material que ao mesmo tempo é leve e muito resistente. Vazio, o DA62 pesa 1.570 kg e pode decolar com peso máximo de 2.300 kg.

O avião fabricado na Áustria tem espaço para até sete ocupantes, contando os pilotos (Divulgação)
O avião fabricado na Áustria tem espaço para até sete ocupantes, contando os pilotos (Divulgação)

Mini avião executivo

Como explicou o diretor de vendas da Aeromat, o bimotor austríaco é uma aeronave que pode encontrar compradores no mercado nacional de aviação privada. “O público dele é o mesmo que compra aviões como o Baron. As principais regiões onde esses aviões voam são nas regiões centro e sul do Brasil”, afirmou Nardi, comparando o DA62 ao consagrado bimotor da Beechcraft, produzido desde 1961.

Apesar de pequeno, com apenas 9,19 metros de comprimento, o avião da Diamond tem espaço razoável na cabine. A parte traseira divide os passageiros em um banco para dois ocupantes, no fundo, e outro, no centro, com mais três assentos. Como o DA62 é uma aeronave “single pilot”, com habilitação para ser conduzida apenas por um piloto, o espaço do co-piloto pode ser cedido a mais um passageiro.

O avião austríaco também pode operar em pistas pequenas. Para decolar, são necessários 380 metros de pista e o pouso é realizado em 700 m.

Diamond no Brasil

A Aeromot também oferece toda linha de aeronaves da Diamond, que compreende além de modelos bimotores, monomotores e planadores motorizados. Oito aviões da marca já voam no Brasil (cinco modelos DA20 e outros três DA40), além do DA62 em demonstração. “Vamos realizar um tour com essa aeronave pelo Brasil”, anunciou o diretor de vendas.

O primeiro DA62 foi entregue em outubro de 2015 e, desde então, a fabricante já vendeu 25 unidades da aeronave, a maioria no mercado europeu, onde é homologado para voar com diesel ou querosene.

O monomotor DA20 é um dos aviões da Diamond que já voam no Brasil (Divulgação)
O monomotor DA20 é um dos aviões da Diamond que já voam no Brasil (Divulgação)

Nota do editor: Para quem não sabe, no Brasil já existia, pelo menos, um avião com motor a etanol: o Embraer Ipanema, de uso agrícola.

Veja mais: Airbus A350-1000 realiza primeiro voo

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Rubens
Rubens
4 anos atrás

Dois morores de 180hp, decolar com sete pessoas a bordo, mais tanques cheios em 380 metros… Será?

Fábio Otero
4 anos atrás

Só achei estranho a distância de pouso requerida ser quase o dobro da máxima de decolagem. Não seria o oposto?

Rafael
Rafael
4 anos atrás

faltou dizer da autonomia e consumo quando abastecido com os diferentes combustíveis…

pedro ricardo Nunes de Carvalho

esta aeronave esteve na LABACE de uns # ANOS atras

pedro ricardo Nunes de Carvalho

Sempre de olho não Fabinho ?? Hoje infeismente mais um colega nosso boliviano tentou voar mais do que o combustível nos tanques permitia…Abraços Ricardo Nunes

marcus
marcus
4 anos atrás

o DA62 pesa 1.570 kg abastecido ou é peso sem combustível?

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