Embraer apresenta nova geração do avião agrícola Ipanema 203

Aeronave mais longeva da Embraer, Ipanema 203 tem novos comandos e melhorias na asa que aumentam a área de pulverização de fertilizantes
O hooper do Ipanema 203 comporta 1.050 litros de agentes agrícolas (Embraer)
O hooper do Ipanema 203 comporta 1.050 litros de agentes agrícolas (Embraer)
O Embraer Ipanema detém 80% do mix de vendas da categoria agrícola
O Embraer Ipanema detém 80% do mix de vendas da categoria agrícola

A Embraer apresentou nesta semana a nova geração de seu avião agrícola, o Ipanema 203. A aeronave está exposta na 22º edição do Agrishow, feira dedicada ao agronegócio realizada em Ribeiro Preto (SP), de 27 de abril a 1 de maio. O novo avião da empresa brasileira realizou seu primeiro voo neste mês, em Botucatu (SP), onde fica a linha de montagem do aparelho.

Segundo o fabricante, o novo Ipanema possui melhorias que otimizam o seu trabalho no campo, que é a deposição de fertilizantes e defensivos agrícolas em voo rasante sobre plantações. As principais alterações foram o aumento da envergadura da asa, que ganhou mais 2 metros, e o hooper (compartimento com lançador que leva os agentes agrícolas) recebeu um incremento de 16% em seu volume. Com essas alterações, o avião aumentou em 20% sua faixa de deposição, permitindo trabalhar mais rápido cobrindo a mesma área.

O avião também tem novos winglets (ponta das asas) e uma nova alavanca de pedal, com ângulos mais suaves. De acordo com a Embraer, essas mudanças deram ao Ipanema maior controle e precisão nas manobras. O Ipanema 203 também possui a cabine mais alta em relação ao modelo anterior, característica que aumenta a visibilidade do piloto. As demais alterações são a introdução de um novo sistema de ar condicionado, cinto de segurança com airbag e assento com revestimento de couro.

O novo avião agrícola mantém a opção de motorização movida a etanol, que segundo a empresa responde por 80% das vendas do produto. Aeronave mais longeva da Embraer, o Ipanema é produzido a 43 anos e já soma mais de 1.360 unidades vendidas no mundo todo.

As principais culturas que utilizam esse tipo de avião são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, eucalipto, milho, soja e café. O Ipanema 203 também pode ser utilizado para espalhar sementes, combater vetores e larvas, no combate primário a incêndios e povoamento de rios. A Força Aérea Brasileira possui em sua frota quatro Ipanema, que servem como rebocadores de alvos em treinamentos de tiro.

O hooper do Ipanema 203 comporta 1.050 litros de agentes agrícolas
O hooper do Ipanema 203 comporta 1.050 litros de agentes agrícolas
Tabela Comparativa:
CaracterísticaIpanema 203Ipanema 202
Comprimento das asas13.30 m11.07 m
Envergadura da empenagem4.27 m3.66 m
Altura máxima2.43 m 2.22 m
Comprimento da aeronave8 m7.43 m
Diâmetro da hélice2.18 m2.13 m
Capacidade do hopper1.050 litros900 litros

 

Total
0
Shares
Previous Post
Saab Gripen NG

Piloto sueco explica detalhes do Gripen NG em português

Next Post
O War Thunder possui mais de 380 opções de aviões e o número continua crescendo

Game War Thunder revive o passado da aviação militar

Related Posts