Tecnologia que no futuro pode acabar com a dependência da aviação por combustíveis fósseis, o motor elétrico a hidrogênio ZA600 da ZeroAvia completou recentemente a campanha de provas inicial de 10 voos. O sistema desenvolvido pela startup multinacional é testado no Reino Unido com uma plataforma aérea baseada no bimotor alemão Dornier D228.
A ZeroAvia informou que, ao longo dos últimos seis meses, testou a aeronave equipada com um motor ZA600 (e outro turboélice convencional) em diferentes situações. Nesse período, o demonstrador alcançou 5.000 pés (1.524 metros) de altitude e realizou testes de resistência em temperaturas ambientes pouco acima de 0° Celsius até quase 30° C.
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Em todas as fases de testes, a geração de energia por células de hidrogênio e o sistema de propulsão elétrica “tiveram um desempenho igual ou superior as expectativas”, de acordo com a startup. Esses dois itens são os principais elementos do motor que não emite poluentes projetado pela ZeroAvia.
“As tecnologias de voo de emissão zero estão passando da promessa para a entrega e nossa incrível equipe está liderando o caminho com este programa de testes”, disse Val Miftakhov, diretor executivo da ZeroAvia.
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“Não precisamos impor aos passageiros escolhas pouco atraentes de pagar mais ou voar menos para oferecer viagens aéreas com consciência climática”, acrescentou o executivo, afirmando que a indústria poderia adotar o hidrogênio para reduzir rapidamente as emissões.
O programa de testes de 10 voos faz parte do Projeto HyFlyer II, que é parcialmente financiado pelo governo do Reino Unido por meio do Aerospace Technology Institute. O voo inaugural do demonstrador foi realizado em janeiro deste ano, após a ZeroAvia receber a aprovação da Administração de Aviação Civil do Reino Unido para decolar com o D228 adaptado.
Como funciona?
Os motores da ZeroAvia usam as chamadas células de hidrogênio para gerar eletricidade a partir de um processo químico, que aciona motores elétricos para girar as hélices. Sistemas elétricos desse tipo tem como “emissão” apenas vapor d’água e em temperaturas que permitem o gerenciamento do impacto do rastro.