A321XLR fica mais pesado e terá alcance menor, diz agência de notícias

Jato de ultra longo alcance da Airbus pode oferecer autonomia de 8.300 km, 400 a menos que o esperado, segundo a Reuters
Protótipo do A321XLR (Airbus)

O maior trunfo do A321XLR, a variante de ultra longo alcance do jato da Airbus, pode ser abalado por uma exigência de segurança. Segundo a Reuters, a fabricante teria concordado em ampliar o reforço da estrutura necessária para tornar o tanque central extra seguro.

O reforço estrutural, no entanto, teria adicionado até 800 kg ao peso da aeronave, cerca de 500 kg a mais do que o previsto inicialmente. Por conta disso, o alcance prometido, de 8.700 km (4.700 milhas náuticas) teria caído para algo como cerca de 8.300 km (4.500 milhas náuticas).

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Atualmente, a versão A321LR (Longo Alcance) é capaz de voar 4.000 milhas náuticas e assim assumir voos transoceânicos.

O A321XLR em montagem final (Airbus)

O A321XLR, por sua vez, atraiu vários clientes por seu potencial de substituto mais econômico em rotas onde atualmente só voam os pesados e caros widebodies.

As questões de segurança haviam sido levantadas pela Boeing inicialmente e envolvem um risco de incêndio e o tempo de evacuação já que o novo tanque central traseiro foi posicionado em área sensível da aeronave.

Segundo a Reuters, a Airbus concordou com a exigência feita pela EASA (European Union Aviation Safety Agency) e está desenvolvendo um novo tanque.

LATAM deve receber primeiro A321XLR em 2025 (Airbus)

Apesar disso, a Airbus afirmou que a mudança não terá impacto significativo no desempenho do A321XLR, em resposta à agência de notícias.

É esperado que o A321XLR seja certificado no segundo trimestre de 2024, entrando em serviço em seguida.

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