Avião gigante ‘Roc’ realiza primeiro voo com trens recolhidos

Aeronave de duas fuselagens da Stratolaunch é a de maior envergadura da história e está sendo preparada para o lançamento de veículos hipersônicos de testes
O “Roc” com os trens de pouso recolhidos (Stratolaunch)

A Stratolaunch, companhia fundada por Paul Allen, ex-sócio de Bill Gates na Microsoft, realizou na quinta-feira (24) o quarto voo do “Roc“, aeronave que é a maior do mundo em envergadura, com mais de 117 metros.

O voo do imenso avião de seis motores turbofans e duas fuselagens ocorreu no Aeroporto de Mojave, na Califórnia, e durou 1 hora e 43 minutos.

Embora tenha atingido uma altitude menor que a do terceiro voo – 15.000 pés contra 23.500 pés -, o Roc realizou pela primeira vez a retração e extensão do trem de pouso, uma etapa crucial para o desenvolvimento da aeronave.

“O voo bem-sucedido de hoje demonstra e valida as melhorias nos sistemas da aeronave transportadora e no desempenho geral do voo”, disse o Dr. Zachary Krevor, presidente e diretor de operações da Stratolaunch. “A retração e extensão completas do trem de pouso aproximam a aeronave transportadora do status operacional, um marco necessário para preparar a aeronave para a separação do Talon-A e os testes de voo hipersônico ainda este ano”.

Projeto de Burt Rutan, avião tem 117 metros de envergadura, duas fuselagens e seis motores (Stratolaunch)

Lançamento comercial em 2023

O avião concebido pelo famoso projetista Burt Rutan está sendo preparado para iniciar lançamentos comerciais de veículos hipersônicos. Segundo a Stratolaunch, o primeiro teste desse tipo ocorrerá ainda em 2022, a fim de que a aeronave possa prestar serviços a seus clientes em 2023.

O Roc fará o lançamento de teste do Talon-A, um veículo hipersônico não tripulado que poderá atingir velocidades de até Mach 5.

Trata-se de uma missão diferente da concebida por Allen, morto em 2018, e que pretendia transformar o Roc em lançador de foguetes em voo, técnica hoje utilizada por outras empresas, mas com jatos widebodies comerciais adaptados como o Boeing 747-400 da Virgin Orbit.

Após o falecimento de Paul Allen, a Stratolaunch realizou um único voo do Roc em abril de 2019 e cessou suas operações logo em seguida. Seis meses depois, a empresa foi adquirida pelo Cerberus Capital Management, que mudou o foco para servir como plataforma de lançamento de aeronaves hipersônicas, conceito que está em franco desenvolvimento.

O Roc será usado em lançamentos aéreos de veículos hipersônicos (Stratolaunch)

Total
12
Shares
Previous Post

Dona da British Airways e Iberia perto de fechar novo pedido de jatos

Next Post

Governo ucraniano afirma que o Antonov An-225 foi atingido pela Rússia

Related Posts