Avião que interessa à Força Aérea Brasileira, Cessna SkyCourier terá versão militar
Grupo Textron Aviation quer garantir o primeiro pedido do SkyCourier até o fim deste ano

Avião utilitário mais recente do mercado, o Cessna SkyCourier logo deve ganhar uma variante de uso militar. A afirmação partiu de Andrew Pall, diretor regional de vendas da Textron Aviation (grupo controlador da Cessna Aircraft) na Europa.
Em entrevista ao Flight Global, o executivo disse que a fabricante está avançando no desenvolvimento de vários kits de missão para o SkyCourier e que um modelo de demonstração será apresentado no próximo ano. Pall também ressaltou a confiança da empresa de que, até o fim deste ano, terá garantido o primeiro pedido de um cliente militar para a aeronave.
Na visão do diretor da Textron, o SkyCourier pode ser utilizado em diversas operações militares, incluindo voos de vigilância, evacuação aeromédica e patrulha marítima. Para cumprir essas atividades, o bimotor turboélice seria equipado com pontos de fixação nas asas, tanques de combustível adicionais, sensores de busca, entre outros sistemas.
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“Estamos muito avançados na engenharia e maturação [desses recursos] e eles serão incorporados em uma aeronave de demonstração”, disse Pall ao website. Ele ainda acrescentou que a empresa tem “discussões muito maduras com vários clientes” sobre a venda do avião na variante militar.

“O que realmente nos entusiasma sobre esta aeronave é que, sem os assentos internos, ela é uma peça de equipamento realmente maleável e reconfigurável que pode ser utilizada para múltiplas missões”, explicou o representante da companhia norte-americana.
Com capacidade para embarcar 19 passageiros ou até 2.721 kg de carga, o SkyCourier entrou em serviço no ano passado com a companhia cargueira FedEx – e o primeiro exemplar de passageiros foi entregue em maio deste ano à Western Aircraft, empresa regional do Havaí.
Avião interessa à Força Aérea Brasileira
O novo turboélice da Cessna está na mira da Força Aérea Brasileira (FAB). O SkyCourier foi citado como um dos projetos prioritários da Aeronáutica, em reunião realizada em 20 de janeiro deste ano entre o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Embora não tenham sido divulgados detalhes sobre a aplicação militar do C408 no Brasil, o avião da Cessna é apontado como uma opção para substituir os antigos Embraer C-95 Bandeirante da FAB.

Comparado ao Bandeirante, o SkyCourier é uma aeronave mais versátil, muito em função do trem de pouso fixo, enquanto o avião da Embraer possui o conjunto retrátil.
Recentemente, o novo avião da Cessna recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o que abre o caminho para as entregas da aeronave para cliente no Brasil.